O tempo econômico do câmbio

Na aba de ECONOMIA (clique aqui) a Coluna Econômica fala sobre o tempo econômico do câmbio, que começa a encurtar rapidamente.

Luis Nassif

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Creio que o Brasil hoje
    Creio que o Brasil hoje possui grandes instrumentos para garantir uma estabilidade cambial, mesmo se as condicões do mercado internacional ficarem desfavoráveis.

    Um importante componente do custo de produção e investimentos está forte processo de queda e com todas as condições para se acentuar ainda mais a sua queda, os Juros (de capital de juros e de investimentos).

    Creio que o importante agora é garantir a continuidade das quedas dos juros da selic e da expansão do crédito.

    Talvez esteja no crédito(para investimento e capital de giro)mais barato e não na valorização do dolar a melhor alternativa melhorar e resgatar a competitividade de nossas empresas.

  2. É Nassif,

    Tudo se repete e
    É Nassif,

    Tudo se repete e os governos parecem que gostam de fazer as mesma ga…das dos governos anteriores…é incrível!!! Parece mérito fazer uma – ou várias – besteiras já feitas e comprovadas…

  3. Vamos deixar o mercado e os
    Vamos deixar o mercado e os banqueiros em paz . O que parece (espero que isso não esteja acontecendo) é que o bc trabalha para eles e está fazendo um bom serviço ao destruir as indústrias e a classe média. Uma parte das pessoas que saem do BC já tem um emprego fixo em alguma instituição bancária (muito estranho isso, deveria ser proibido trabalhar para instituição bancária por um período de 3 anos). Pra frente Brasil com a marcha ré engatada e o dólar cada vez mais valorizado junto com os juros altos, os dois destruindo o país. E ainda dizem que a culpa é da constituição de 1988 que estabeleceu direitos sociais amplos. Como sempre, a culpa é dos aposentados, do aumento do salário minímo e dos funcionários públicos, como alguns dizem. Que absurdo. Redução dos juros em 0,75% pelas próximas 7 reuniões que acontecerão neste ano de 2007.

  4. Nassif
    Realmente o cambio
    Nassif
    Realmente o cambio mata.
    O BACEN ja chegou ao seu limite de procurar manter juros elevados e cambio desvalorizado .
    Manter um del credere no patamar atual e um cambio desvalorizado e quase chegar ao suicidio no curto prazo o que dizer no medio.
    Não há como crescer numa politica dessas. Pra que PAC.
    Imposto para produtos competitivos me faz lembrar a taxa de contribuição estabelecida para o café ate os anos 70. Não contribuiram para o aumento da eficiencia do setor – vide a concorrencia da Colombia e do Vietnã – e só depois do seu fim o Brasil voltou a ter competitividade internacional.
    O dolar tem que ter o preço que não mate a industria nacional. Não adianta voce taxar o alcool, a minerio de ferro, a soja, as carnes de boi e de frango querendo gerar um eventual superavit para proteger as atividades que estao sofrendo com o mercado de cambio.
    Taxar é para proteger o mercado interno caso exista uma valorização que altere a produçao para mercado interno em relação ao externo.
    Consequencia de uma eventual maior valorizaçao do dolar em relaçao ao real invertendo a relaçao atual.
    Cambio e juros neste patamar so privilegiam o rentista. Perdem o país e a a industria.

  5. Bruno, bem que tentei. Mas
    Bruno, bem que tentei. Mas espremendo, espremendo, só fica bagaço. Na verdade, nada falou de substantivo, nem para ser criticado.

  6. Nassif,
    Pensando na minha
    Nassif,
    Pensando na minha própria pergunta, tenho uma das possíveis respostas. É a “liturgia do cargo”, mas tal como é descrita na minha lembrança desta leitura e da minha interpretação, em Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa.
    Pelo que lembro, num certo momento Riobaldo tenta vender a alma ao diabo, vai até uma encruzilhada, se coloca a disposição do tinhoso, mas nada acontece. Bem depois, com a morte do chefe, se lembro bem pai de Diadorim, é ele que assume o comando do bando. Uma das primeiras atitudes dele como chefe, ocorre quando eles estão se deslocando na estrada e cruzam com um desconhecido. Mesmo se questionando sobre o que vai fazer, ele resolve que deve maltratar e submeter esta pessoa a humilhações, para que o bando o respeite, percebam que ele sabe da responsabilidade do cargo. No meu entendimento, neste momento ele vende a alma, não diria ao diabo, mas à liturgia.

  7. Acredito que a continuidade
    Acredito que a continuidade do Presidente do BC,Henrique Meireles,conforme a Folha garante ter ouvido isto de alguem muito próximo do LULA,está amarrada ao compromisso do pres.do BC,em alterar o seu staff,e passar a gerir o Banco Central,com os olhos voltados aos programas de desenvolvimento do Governo Federal.Veremos se a tese está certa na próxima reunião do COPOM,onde a maioria dos seus componentes serão “novos”e injetados de pressão que a sociedade está colocando em suas mãos,e exigindos mudanças rápidas,na condução da política cambial.

  8. Nassif,

    Será que estão
    Nassif,

    Será que estão esperando o Brasil
    fechar redondos 100 bi de dólares em
    reservas para fechar a porteira, amarrar o cachorro e fazer o pau cantar?

  9. Gostaria de saber quais as
    Gostaria de saber quais as soluções “aplicáveis” para ajustar o câmbio. Por enquanto, tenho lido muita crítica mais pouca solução.

  10. Só completando, quero dizer
    Só completando, quero dizer que sou absolutamente contra manter o juros nesse patamar quando o mundo inteiro pratica taxas mais civilizadas. Se o investidor é estrangeiro, essa remuneração provoca uma drenagem de recursos para o exterior obscena. Esse dinheiro deveria ficar aqui. Se o câmbio deve obedecer um equilibrio de mercado, incluindo-se o mercado internacional, os juros também deveriam. Deve-se é privilegiar a produção e não o financiamento de uma dívida pública indecente.

  11. Nassif, meu avô sempre me
    Nassif, meu avô sempre me disse que competência não se compra na padadaria (ou bar) da esquina.
    Sinceramente, achar que o Banco Central é um feudo dos banqueiros “vai levar espe país para o vinagre”. Levar não! jà estamos nele. Vai nos afogar no vinagre é melhor. Não sei porque tanta letargia em tirar este Henrique Meirelles do Banco Central. É porque é da turma do Zé Dirceu? Meu Deus! O país jamais entrou em tal estado de letargia ou falta de vontade em agir.

  12. É por isso que existem tão
    É por isso que existem tão poucos estadistas. Estadista é o sujeito que consegue romper com os limites impostos pelo status quo.

  13. Adauto, tem entrado dinheiro
    Adauto, tem entrado dinheiro como nunca nas Bolsas de Valores. No final do ano houve saída de recursos de multinacionais, aproveitando o câmbio apreciado para turbinar os balanços. Mas nos mercados futuros da BMF o movimento no câmbio saltou de US$ 1 para US$ 7 bi. Mesmo as exportações são alavancadas por operações financeiras, como antecipação de contratos de venda ou ACCs.

  14. Creio que se tem uma coisa
    Creio que se tem uma coisa que diminui o custo de produção é o aumento da escala de produção.

    As atuais condições macroeconômicas Brasileiras aliadas a uma forte queda dos juros da Selic poderiam incentivar a demanda e a estabilização dos preços estaria garantido pela pressão do atual preço do cambio.

  15. Agora que parece que a
    Agora que parece que a inflação esta controlada e os salários mais baixos estão em recuperação, inclusive possibilitando o surgimento de empreendimentos imobiliários para baixa renda.

    Poderiamos incrementar ainda mais o consumo com a construção de imoveis para moradias. Com do imóvel parcialmente mobiliado, fogão, geladeira, mesa, cama, armarios, etc(para os que podem gastar mais ar-condicionado,televisão, som etc). aproveitando os alongamento e os juros baixos do financiamento imobiliário.

  16. Nassif,
    Não tenho graduação
    Nassif,
    Não tenho graduação em economia, mas sou a favor de aumentar os impostos sobre materiais primários!
    Sendo o maior produtor de ferro, o Brasil não é um dos maiores produtores de aço. O incremento do imposto sobre a exportação desta commoditie não seria vantajoso? Ferro não nasce em árvores, certo?

  17. Nassif,
    A última bala é a
    Nassif,
    A última bala é a mudança da Diretoria do B.C., com certeza . Esse é o Rubicão de Lula. Se não o atravessar a tempo e hora será o desastre ou a bonança para o Brasil. E não adianta pedir desculpas como fez o FHC na última entrevista que lhe deu,
    Esperemos que Lula assuma a grandeza da esperança dos brasileiros depositada nas urnas. E acerte a mão na mudança da Diretoria do B.C. ou será limbo da história.
    Abs.

  18. Na minha opinião, a principal
    Na minha opinião, a principal causa do dólar depreciado é o excesso de entrada de capital estrangeiro. Penso que aplicar ao capital estrangeiro aplicado na renda fixa os mesmos impostos aplicados sobre o investidor brasileiro ajudaria muito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador