O Vale dos Tambores

Por um desses pecados de “workaholic”, só agora estou ouvindo o “Vale dos Tambores”, do bandolinista Carlos Henrique Machado Campos, com os sons do Vale do Paraíba. Volto a falar mais dele. Mas é um som incrível.

Agora à noite estou saboreando melhor o CD. É marcante. Ouça essa Catira. Diferente de tudo quanto conheço de choro. Conseguiu juntar os elementos do choro, da música ibérica com os ritmos do interior (catira, calango, jongo), com uma qualidade de interpretação excelente.

Preciso saber mais desse CD. Deve ter vindo um release com ele, mas não achei.

Olha aí a maravilha do Youtube. Mas o povo é bom demais!

Clique aqui para ler mais sobre o projeto.

Dos leitores: o CD pode ser adquirido do próprio autor, pelo e-mail
[email protected].

Luis Nassif

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vai se apaixonar Nassif. É
    Vai se apaixonar Nassif. É uma obra completa. Um trabalho delicado, de muita sensibilidade artística. Já tinha lido sobre este trabalho em uma matéria escrita por Roberto Moura na ABI em que classifica dentre outros adjetivos, como “Obra Magnífica!”. São muitas músicas lindas num mesmo trabalho. Foi o melhor presente de natal que recebi nos últimos anos. Delicie-se.

  2. Nassif, ja tinha ouvido falar
    Nassif, ja tinha ouvido falar nesse CD, mas nunca tinha tido a oportunidade de escutar. Simplesmente magnifico!! Inovador porém com o refino dos chorões antigos. Parabens por ter mostrado esse trabalho!! Agora, alguém sabe me informar aonde consigo comprar esse cd??
    abração!!!

  3. Acompanho assiduamente o blog
    Acompanho assiduamente o blog e é muito gratificante a divulgação e reconhecimento dos trabalhos que realmente apresentam a cultura de nosso país.
    Os ritmos como a catira e o jongo comprovam ainda mais a força que vem do interior e principalmente, do Vale do Paraíba, muito bem apresentado pelo compositor.
    E concordo quando é brilhantemente comentado por Luis Nassif: “Mas o povo é bom demais.” Realmente…
    Afinal, esse trabalho é um retrato da história de todo um povo: O Povo Brasileiro!
    É um encanto! Recomendarei aos meus amigos.
    Parabéns pela indicação!
    Saudações

  4. Caro Nassif, fiquei encantado
    Caro Nassif, fiquei encantado com o que acabei e ouvir. Realmente um acho em termos de choro. Gostaria de saber onde encontrar o cd ou dvd desses grandes musicos. O Vale dos Tambores
    é magnifico.
    Um abraço Marco do Carmo – Belem-Pa.

  5. Na realidade torna-se
    Na realidade torna-se redundante comentar ou falar sobre o que constatamos de riqueza de ARTE E CULTURA, com a qual nos outorga essa verdadeira obra ímpar. Não se trata apenas de uma viagem musical, ou uma manutenção de estilo, trata-se de muito mais do que isso. Trata-se de uma história maravilhosa da arte negra principalmente, que ficou guardada nos armários empoeirados do “baronato”. Não reconhecer o valor dessa obra prima histórica, é o mesmo que virar o rosto para o que realmente é DIFERENCIADO. Voce Luis Nassif vai amar. Vai gostar e muito!

  6. Luis Nassif, tive
    Luis Nassif, tive oportunidade de assistir um Show ao vivo deles aqui em Brasília e realmente são fabulosos, no que fazes muito bem divulgar essa música extremamente rica que esses rapazes apresentam com tanto amor.
    De Parabéns o Conjunto e de Parabéns você pela bela divulgação.
    Shalom! Salam!
    Rivkah

  7. Será que vão estar nessa roda
    Será que vão estar nessa roda o Carlos Hernique Machado e essa turma da pesada? Se for, despenco daqui de Taubaté e vou lá conferir. O cara é alguma coisa! Sou do Rio e estou morando em Taubaté e ainda não tinha ouvido falar dele. Que coisa maravilhosa!! Essa catira parece um clássico.

  8. Tenho um orgulho imenso em
    Tenho um orgulho imenso em saber do sucesso de Carlos Henrique, nosso Baiano, em todos os sentidos. Todos os shows que assisto, a emoção é muito grande. A dedicação ao trabalho só pode dar nisso. Acompanhe o rapaz que ele vai muito além. Imagine quando vier o próximo CD!

  9. Que surpresa Nassif!
    Que surpresa Nassif!

    Estava eu na casa de um amigo, que é aposentado da Eletrobrás e veio ele com um desses relatórios anuais emitidos pela empresa. Não entendi nada e ele me pediu que desse uma olhada com calma, e lá estava na contra-capa o cd “Vale dos Tambores”. A capa me chamou muito a atenção e fui logo escutar. Que coisa linda! Quanta sensibilidade! Voltei, então, ao relatório da Eletrobrás em busca de mais informações sobre o trabalho e encontrei esse lindo texto, que faço questão de reproduzir aqui:

    “OS SONS QUE VÊM DO VALE DOS TAMBORES

    Entre os que ouviram as melodias dos CDs que acompanham este Relatório, há quem jure ter escutado o barulho das correntes arrastadas pelos negros escravos nas antigas fazendas de café do Vale do Paraíba, o ruído de índios fazendo festa nas barrancas do grande rio e a voz de brancos cantando toadas ao fim de um dia de trabalho na roça.
    A sensibilidade do bandolinista e pesquisador Carlos Henrique Machado, morador de Volta Redonda (RJ), viu naquela região, estrategicamente situada a meio caminho de Rio, São Paulo e Minas Gerais, as fontes da vitalidade da música popular brasileira. Ele saiu em resgate da história musical da região no projeto batizado de Vale dos Tambores, que a Eletrobrás teve a honra de patrocinar e lançar em 2005.
    São lundus, jongos, catiras, calangos, folias de reis, valsas, toadas e dobrados que inspiram as 35 composições inseridas nos dois CDs. A multiplicidade de ritmos de todas as cores ecoa na percussão e nas cordas de faixas como Canto dos Quilombos e Tambor de Crioula. Antigos ecos de uma sonoridade lusitana nos chegam através de melodias como a delicada Oração de Nossa Senhora de Lourdes. E personagens da região ganham vida em canções como Tambus para Manoel Congo, homenagem ao líder de uma rebelião de escravos na cidade fluminense de Paty do Alferes em 1838.
    Na capa do conjunto está a comovente foto de uma banda de música formada por escravos em Bananal, no Vale do Paraíba paulista, em 1870. Foram músicos como eles que iniciaram a mistura de sons que influenciaria grandes nomes da música brasileira oriundos daquela região, gente como os violonistas Baden Powell, Dilermando Reis e Rosinha de Valença; os flautistas Altamiro Carrilho e Patápio Silva e os sambistas Herivelto Martins, Mano Elói e Clementina de Jesus.
    O projeto Vale dos Tambores é um convite a todos os brasileiros para que conheçam as raízes musicais de nossa nacionalidade.”

    Abraços musicais!

  10. prezado nassif, ja tive a
    prezado nassif, ja tive a felicidade de ouvir esse grupo maravilhoso tocar no rio scenarium!! Realmente eles trazem elementos novos ao choro, como a influencia do jongo e das catiras, sem perder a esencia desse estilo!!Parabens ao Carlos Henrique e aos musicos por esse belo trabalho e a vc nassif, por fazer essa publicação!!abração!

  11. nassif, realmente demais!!!!
    nassif, realmente demais!!!! nota-se claramente nas musicas de carlos henrique a brasilidade autentica, marcada pela miscigenaçao entre as raças que compoem o nosso povo!!! nota 10!!! abraços

  12. Nassif…

    …Sou, como os
    Nassif…

    …Sou, como os músicos do Vale dos Tambores, do vale do Paraíba, mais precisamente de Volta Redonda.

    O surgimento desse trabalho, que eu também adquiri, é mais do que o aparecimento de um novo compositor ou de um novo trabalho instrumental. Como se pode ler no livro anexo à caixa, trata-se de uma clara proposta de uma nova teoria sobre o surgimento de dois dos mais importantes gêneros musicais de nosso país, o choro e o samba.

    Ainda falando sobre a importância deste trabalho, posso ressaltar que uma das suas mais claras conseqüências é a descentralização do foco cultural que está, não no eixo, mas nas duas extremidades do Rio e São Paulo.

    Eu, como claro fã deste trabalho e oriundo de uma região muito rica culturalmente, mas muito pobre de investimentos efetivos na área de cultura, fico muito feliz em ver que tais artistas estão rompendo a barreira do interior e, literalmente “metendo o pé na porta” pra brigar por uma história há muito esquecida. A história musical dos negros escravos do café.

    Parabéns Nassif, por divulgar este trabalho.

  13. Vinte clássicos inéditos de
    Vinte clássicos inéditos de uma vez só é demais. Concordo com você, que se trata de um dos maiores compositores da atualidade.

  14. Olha esta, Nassif. Valendo um
    Olha esta, Nassif. Valendo um commentário seu, eu espero, sobre as novas tecnologias e suas relações com o vetusto judiciário brasileiro:

    Tribunal em São Paulo ordena o fechamento do You Tube, por causa do vídeo da Cicarelli.

    É da Reuters.

    http://today.reuters.com/news/articleinvesting.aspx?view=CN&storyID=2007-01-04T133143Z_01_N04473895_RTRIDST_0_GOOGLE-BRAZIL.XML

    Brazil court orders YouTube shut on celeb sex video

    SAO PAULO, Brazil, Jan 4 (Reuters) – A Brazilian court ordered the popular video sharing service YouTube, a unit of Internet search provider Google Inc. (GOOG.O: Quote, Profile , Research), to be shut down until it removes a celebrity sex video from its site, a judicial clerk said on Thursday.

    ——————————
    Mais uma idiotice do judiciário brasileiro, que não entendeu o aspeccto colaborativo e descentralizado destas tecnologias.

    Em me lembro de uma sentença de uma juíza de Minas Gerais que disse que Spam era ok, porque não gerava custos para o recipiente (fala sério – custos enormes para servidores, sem falar no tempo).

  15. É Nassif,
    Dessa vez você
    É Nassif,
    Dessa vez você acertou em cheio, que moçada boa, de 1ª qualidade!!! Eu já tinha escutado alguma coisa sobre o músico e compositor Carlos Henrique em minhas passadas pela UNIRIO, numa delas até comprei seu “songbook”, que é uma obra prima, o CD tinha acabado. Mas ainda não tinha escutado essa catira, ao vivo, que primor!!! Obrigado por nos ceder essas prazerosas imagens e por disponibizar o e-mail do trabalho para adquirirmos o CD.
    Na mosca Nassif!!!!!

  16. Caro Nassif, meu nome é
    Caro Nassif, meu nome é Rodrigo tenho 25 anos e ambém já tive a oportunidade de comprar e escutar esse maravolhoso cd, fiquei apaixonado, e olha que nem sou, quer dizer, era amante de choro, mas esse trabalho do Carlos Henrique é fabuloso e o que me chama a atenção pra esse trabalho, não são só as músicas, mas todo o produto, até a embalagem, que em sua maioria é uma coisa que não nos chama a atenção, nesse trabalho, além das músicas, todo o restante do trabalho é maravilhoso. Obrigado por esse spaço e desde já quero parabenizar o trabalho do Carlos Henrique e seu grupo.

  17. Caro Nassif,
    parabéns pela
    Caro Nassif,
    parabéns pela divulgação do belíssimo trabalho do Carlos Henrique Machado intitulado Vale dos Tambores. Sou coordenadora do Projeto Cateretê nas Artes, promovido pela secretaria de cultura de Niterói. Esse projeto é voltado para a inclusão social de crianças e jovens de classe média baixa, utilizando como base a Arte Popular Brasileira. A nossa maior dificuldade é mostrar e conscientizar esses jovens sobre a importância de suas origens, costumes e tradições fazendo a inter-relação entre passado e presente, para a construção de cidadões críticos e conscientes da importância da cultura brasileira no panorama nacional e internacional.
    Nesse aspecto, quero ressaltar a importância da palestra do grupo Vale dos Tambores que contribuiu de forma significativa para a compreensão de valores que tanto queremos transmitir aos nossos alunos. Realmente, após tal realização, houve uma verdadeira transformação da mentalidade conceitual deles. Passaram a valorizar e a visualizar a cultura negra como ponto decisivo na construção do Brasil. Desta forma, conseguimos tirá-los um pouco da imposição cultural americana e européia.
    Por isso volto a enaltecer o trabalho do Vale dos Tambores que não se restringiu apenas em pesquisar as origens da música brasileira, mas também a preocupação social em transmiti-la a jovens de vários estados brasileiros. Parabéns Nassif e parabéns Carlos Henrique Machado!!!

  18. Agora você matou a pau Nassif
    Agora você matou a pau Nassif !!
    Eu tenho este bárbaro trabalho, é de tirar o chapéu! C. Henrique é desses craques que surgem de repente e nos enche de esperança de que o Brasil não acaba !!
    Sou meio avesso à “MUDERNIDADE” de plantão. Não sou chegado a modismos musicais
    e, mesmo adorando choro, Tenho algumas reservas a tal modernidade que se instalou no meio de alguns músicos desta nova safra do choro, com algumas releituras, (palavra da moda) equivocadas. Frequentador assíduo das rodas de Laranjeiras aos sábados, fui apresentado ao cd Vale dos Tambores pelo Luizinho, que tem uma barraquinha na feira que, além de uma deliciosa caipirinha, vende preciosidades musicais. De cara, fiquei encantado com a lata. Dentro os dois cds e o livro repusados em palha. Tudo feito com muito critério artístico. Não vacilei, comprei na hora. Já no carro fui ouvindo. Maravilhoso! Passei o sábado inteiro ouvindo e lendo o livro. Tudo é muito lindo! A pesquisa que ele fez é muito interessante e rica de detalhes. Agora, tenho as minhas preferências, a música “Tambor de Crioula” que ele fez em homenagem a Tânia Maria, de quem eu sou seguidor de longa data, é um negócio sem explicação. Como ele captou um encontro de Tânia com Rosinha de Valença. Fez lembrar os encontros de Sivuca com a Rosinha e aquele swing inconfundível de Tânia Maria. Logo em seguida vem uma de cortar o coração, “Cantiga”.

    Chamo a atenção para a seguinte questão neste trabalho, ele une uma linguagem contemporânea sem exageros com a nossa mais pura expressão do choro. Mergulhe de cabeça nestes cds Nassif, pois é uma viagem que vale a pena, e como!

  19. “Vale dos Tambores” é o
    “Vale dos Tambores” é o interior mostrando que de sua riquíssima história se faz música, e muito boa música.
    É hora do mundo voltar suas atenções para frutos novos desse e outros vales do Brasil, como os que Carlos Henrique e todos os músicos desse projeto cultivaram com maestria.
    Sou fã da primeira à última nota musical!
    Sucesso para eles!

  20. Sr. Nassif

    Sou professor de
    Sr. Nassif

    Sou professor de música e fiquei encantado com este maravilhoso trabalho. Li sua crônica sobre as cantigas e a réplica do autor do projeto Vale dos Tambores, Carlos Henrique. Trata-se a soma destas, uma aula de música brasileira de um instrumento que deveria ser matéria obrigatória para todos os alunos de música deste país.
    Obrigado aos dois, Carlos Henrique e Nassif por esta aula, mais do que de música, de brasilidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador