Os intelectuais engajados

Dentre todos os públicos, o mais apaixonado pela figura do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o grupo de intelectuais tucanos, entre os quais se destacam Boris Fausto, Leôncio Martins Rodrigues e Bolívar Lamounier.

Na apresentação que fiz, do meu próximo livro “Cabeça de Planilha”, no encontro do DNA (uma ONG que discute políticas públicas em um ambiente que vai de Gustavo Franco a João Paulo Stédile) uma socióloga insurgiu-se contra as críticas que fiz ao governo FHC.

É curioso como até cabeças teoricamente mais sofisticadas recorrem a clichês presentes em algumas das nossas revistas mais superficiais. Um deles é que quem critica FHC é a favor do fechamento econômico dos anos 80. Aceita-se esse pensamento bifásico na mídia, não de intelectuais presumivelmente sofisticados.

Quando Stédile -também presente à palestra—argumentou alguma coisa sobre a enorme transferência de poupança brasileira para o exterior, a professora apontou para seu celular e foi definitiva: “Se não fosse o governo Fernando Henrique, nem celular você teria para falar”.

Intelectuais engajados são extraordinariamente parecidos. Para os intelectuais tucanos FHC refundou o Brasil. Se não fosse ele, nem celular teríamos. Para os petistas, Lula só recebeu “herança maldita” e produziu, do nada, tudo de bom que surgiu depois.

Não existe nada de mais daninho do que as igrejinhas acadêmicas e o intelectual engajado.

——————————————————————————–
Intelectual independente é aquele que põe a cabeça para fora e dá a cara para bater principalmente quando enfrenta ventos contrários. Alguns dos porta-vozes mais estridentes da esquerda uspiana, como Paulo Arantes, sumiram do mapa quando, em vez de patrulheiros, se tornaram patrulhados. E deixaram o desgaste de empunhar a bandeira para Marilena Chauí, vítima de uma campanha sórdida, do mesmo porte das campanhas sórdidas produzidas por seus colegas contra pensadores independentes, quando os ventos sopravam a favor.

Marilena Chauí merece meus respeitos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora