Os spreads bancários

Por Marcos A.

Acho que seria interessante divulgar a página do Banco Central onde são relacionadas as taxas de crédito dos bancos brasileiros. Parece que é uma iniciativa para tentar abaixar o tal do spread bancário.

http://www.bcb.gov.br/?TXJUROS

Luis Nassif

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Divulgar taxa para baixar
    “Divulgar taxa para baixar juros???”: eh que o bc funciona aa base da magica.

    Parar de funcionar, ele para por querer mesmo, mas pra funcionar, so magica.

    Ninguem notou como ele esta tentando comprometer industrias brasileiras com 36 bilhoes?

    Pois eh golpe.

  2. O governo reclama tanto dos
    O governo reclama tanto dos juros dos bancos…o Banco do Brasil e a Caixa não deveriam ser os que oferecem os menores juros, ou próximo disso?

  3. Só pros simples mortais:
    Só pros simples mortais:

    O governo resolveu colocar na internet os juros cobrados de cada banco.E ainda ontem o JN entrevistou um micro empresário.

    Qual o intuito disso?

    Vamos pra prática:

    Perdi a conta de quantos estabelecimentos não aceitam cheques com menos de UM ano de conta.

    A burocracia pra abrir conta em um banco é assustadora.

    Se vc optar por um banco com juros menores, nada impede que no meio do caminho ele seja maior do que em outro banco.E vc faz o que? Troca de banco novamente?

    Vc já tentou encerrar uma conta bancária? As dificuldades são as mesmas que encerrar uma empresa.Ou até maiores.

    Vc já ganhou na loteria? Pode ser um prêmio de 1 000 reais.Vc só pode recebe-lo na Caixa Econômica Federal.Pode? No Brasil pode.Não só pode como é obrigatório.

    E sobre a CHANTAGEM BANCÁRIA? Tudo é ”oferecido”.Desde seguros,consórcios,”’planos” de qualquer coisa.sorteios,PLINS,cartões de crédito e até plano velório.Tudo uma chantagem tácita.Quer o empréstimo?Mas….

    Essas milongas com frases de efeito,mas que não tem efeito algum pro povo, já esgotou o repertório.

    Nassif foi feliz,em algum lugar escreveu, ao dizer:Lula tem um discurso pro público, mas não faz nada aonde deveria fazer( MAIS ou menos issso)

    E é bem isso.

    Ou vcs pensam que”” OBAMA tem um PEPINÃO nas mãos””,não foi uma frase elaborada?

    Lula, o orador perfeito de um país ignorante.E o povo gosta…..

    Depois dessa frase, seu índice de aprovação subiu pra 90 por cento.

    E se um dia Ele disser: Ih.. agora é FO.., sua aprovação irá pra 95 por cento.

    VIVA O BRASIL!!!

    É necessário que cada um fique na sua área.Eu comprava uísque em banca de jornal.Hoje são proibidos de vender.O mesmo pra remédios e tantos outros produtos.

    O que o governo deveria fazer, é taxar o máximo de juros permitido e tbm proibir a venda de outros produtos em sistema bancário.Porque o cliente se sente, e é, chantegeado a comprar coisas que não quer, pro funcionário atingir impostas ”’metas” pros funcuinários bancários.

  4. enfim o bc faz algo no micro.
    enfim o bc faz algo no micro. faltam outras ações.

    mas bancos oficias competem com a banca de sempre. antes tarde…

    os juros vão cair. com ou sem meireles.

  5. enfim o bc faz algo no micro.
    enfim o bc faz algo no micro. gestão de detalhes. faltam outras ações.

    mas bancos oficias competem com a banca de sempre. antes tarde…

    os juros vão cair. com ou sem meireles.

  6. Pelo contrário Marcos, é uma
    Pelo contrário Marcos, é uma boa idéia divulgar as taxas que cada banco cobra e da forma mais visível possível, para que caa um escolha o banco que praticar as melhores taxas. Então os bancos que cobram taxas ridículas como o carrefour (desde quando eles têm banco?) têm que se mexer para cobrar juros menores, caso contrário ficam sem clientes e nenhum banco que eu saiba sobrevive sem clientes.

    à menos que resolvam inventar agora que você é obrigado à ser cliente de banco tal, pois estamos no Brasil e não duvido de mais nada.

  7. Observação preliminar

    BB não
    Observação preliminar

    BB não aparece nenhuma vez entre os cinco mais baratos.

    Cef aparece duas vezes em 5o. lugar.

    Como é que fica o spread dos bancos públicos??????????

  8. Nassif,

    Vc viu que o
    Nassif,

    Vc viu que o spread para as operações de exportações aumentaram de 1,5% para 7,9%. Para verificar os dados é só entrar na página abaixo e baixar o arquivo ZIP.
    http://www.bcb.gov.br/?ECOIMPOM

    O Lula deveria cobrar do BB para voltar a cobrar a taxas anteriores, senão a crise vai ser feia.

  9. Lula previu que, ao acordar
    Lula previu que, ao acordar da cirurgia, Jose Alencar voltaria a gritar contra os juros altos. Alencar já deixou o tratamento intensivo e aguarda alta em apartamento comum. Homem coerente em suas idéias e de reconhecida coragem, ele tem mais um motivo para continuar contra a agiotagem alcaponica dos bancos e a cumplicidade do Copom. Ainda ontem, o Banco da Inglaterra reduziu a taxa de juros a 1 por cento ao ano – a menor desde que a instituição cuida do assunto. O Brasil continua sendo o campeão mundial dos juros estratosfericos e dos spreads escandalizantes (taxas de juros cobradas podem variar até 1.589% dependendo do banco-agiota financiador-google news)..m.s.jb.

  10. Gostaria que o Banco Central
    Gostaria que o Banco Central tivesse a coragem de publicar as taxas de administração sobre aplicações, sejam em CDB ou fundos de investimento.

    Aí sim, o BC estaria mexendo no baú dos bancos.

  11. É melhor ter acesso a essas
    É melhor ter acesso a essas informações do que não ter. Mas isso vai ajudar a baixar o spread? É só isso que o BC vai fazer? Será que nós apenas vamos ficar melhor informados de como os bancos arrancam nosso coro?

  12. Bah Daniel.
    Achas que a
    Bah Daniel.
    Achas que a política bancária é uma política de competição???
    De onde tirasse isso?
    Só para nossa ingenuidade moral achar que nosso capitalismo segue essas regras….

  13. Não me parece que a
    Não me parece que a divulgação comparativa dos spreads tenha como objetivo forçar a sua baixa. É uma informação importante, até então não disponível e será usada por quem o desejar. Os bancos, neste estapafurdio sistema capitalista vai continuar agindo como lhe é permitido por toda uma cuidadosa legislação e ainda vai rolar muita água (e muito sangue ?) antes de uma profunda modificação. Vamos continuar apontando a SELIC (ainda que alta) como a grande culpada, desfocando os escrochantes spreads produzindo lucro sem riqueza, concentrando, marginalizando, corrompendo, amordaçando…

    O que não entendo, favor ajudem, é a tentativa de oferecer, via consorcios, alternativas com menores juros. Como fica o seguro ? Isto é, como é que a balzac vai devolver sua plástica, caso torne-se inadiplente.

    Está também sendo anunciado (ou já em vigor) que os juros do crédito pessoal terá, além da parcela tradicional, que dependerá do valor e dos dias utilizados, uma outra que dependerá do limite do crédito, isto é, quanto maior o limite maior a parcela de juros debidatos (aquele valor quebrado, que ninguem confere) para o mesmo tamanho – valor e dias – utilizado. Portanto acautelem-se quem tem orgulhosamente um grande limite e utliza uma pequena parte em raras ocasiões…

  14. Aqui do Alto Xingu, os índios
    Aqui do Alto Xingu, os índios esclarecem que o Banco do Brasil S.A. não é uma empresa pública. Não é uma empresa estatal. É uma sociedade de economia mista de direito privado. Tem ações cotadas em bolsa de valores. O Tesouro possui pouco acima de metade das ações ordinárias, que representam 50% do capital total do banco. Isso quer dizer que quase 75% do capital total do banco está em mãos de investidores privados, que ali colocaram recursos visando um bom desempenho econômico-financeiro. Portanto, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o governo não pode interferir na gestão da instituição para forçá-la a realizar operações em condições contrárias aos interesses de TODOS os acionistas. Reza o Art. 153 da Lei das S.A. “O administrador da companhia deve empregar, no exercício de suas funções, o cuidado e diligência que todo homem ativo e probo costuma empregar na administração dos seus próprios negócios.” Diz o Art. 154: “O administrador deve exercer as atribuições que a lei e o estatuto lhe conferem para lograr os fins e no interesse da companhia, satisfeitas as exigências do bem público e da função social da empresa.” E seu parágrafo 1o. “O administrador eleito por grupo ou classe de acionistas tem, para com a companhia, os mesmos devferes que os demais, não podendo, ainda que para defesa dos interesses dos que o elegeram, faltar a esses deveres.” E acrescenta o parágrafo 2.: “É vedado ao administrador: a) praticar ato de liberdade à custa da companhia.” Resumindo, o Banco do Brasil S.A. não pode ser usado politicamente pelo governo e nem é obrigado a necessariamente praticar as menores taxas do mercado, onde, por sinal, está competindo, em igualdade de condições — descontadas as aquisições de bancos que o governo lhe empurrou pela goela — com outras instituições financeiras nacionais e estrangeiras.

  15. Só um detalhe, Nassif: o
    Só um detalhe, Nassif: o Bacen dispõe de outros meios, inclusive coercitivos, para lidar com o spread bancário. Mas não os usa. Motivo? Explica-se: o que talvez não tenha ficado claro é que o discurso de Henrique Meirelles sobre o spread, embora reflita a realidade (ou certos aspectos dela), teve outro objetivo: tirar da linha de tiro as discussões sobre a Selic, que vinham sendo encampadas, inclusive, pelo Ministério da Fazenda. Se a culpa pelos juros é atribuída exclusivamente aos bancos, quem vai prestar atenção nas reuniões do COPOM, ou nos percentuais do compulsório? E, de factóide em factóide, la nave va…

  16. Creio que quanto mais
    Creio que quanto mais informação do sistema for disponível melhor.

    As pessoas que tem acesso a internet vai saber aproveitar de alguma forma, e pode melhorar a discussão em torno dos juros cobrados no Brasil.

    Já está havendo uma cobrança efetiva dos juros cobrados pelso Bancos Públicos, se é verdade que le tem busca o melhor resultado no mercado, é verdade também que os bancos públicos podem correr mais riscos desde que o Governo dê um aval.

    Ao pedir spread ao Bancos Públicos, o goveno está dando aval para que se corra mais risco com a indimplência, pois a maioria dos grandes Bancos está prefeindo a segurança dos depósitos da sobra de caixa no Banco Central.

    Quando se tem dinheiro para emprestar, primeiro se empresta para o Governo e depois para as estatais, o que sobra vai para as grandes empresas instaladas no Brasil e para quem quem tem boas garantias, o que sobra vai para o Banco Central, quando na se quer correr risco com a inadimplência.

    Só para lembrar risco é da natureza do capitalismo, qualquer empresa primeiro tenta vender por encomenda, o que sobra busca mercados seguros.

    Quando a concorrência é grande se busca a incerteza de outros mercados, se produz sem garantia de um comprador baseados nas estatístticas.

  17. Da TV NHK do
    Da TV NHK do Japão
    http://www.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/news3.html

    NHK WORLD > Página principal em português > Últimas notícias em português
    Atualizado às 12:00, 7 de fevereiro(Hora do Japão)

    Despesas causadas por empréstimos não-recuperáveis prejudicam bancos japoneses
    Os quatro maiores bancos do Japão foram surpreendidos por um aumento acentuado nas despesas de quitação dos chamados empréstimos não-recuperáveis. De abril a dezembro os custos da quitação dos maus empréstimos aumentou em mais de 70 por cento em relação ao ano anterior.

    Houve um aumento acentuado nos empréstimos não-recuperáveis do Japão a medida que muitas companhias estão vendo seus negócios diminuírem ou mesmo pedindo falência devido à crise financeira global. O custo da quitação desses empréstimos junto com as precauções tomadas para lidar com possíveis falências ultrapassou 13 bilhões de dólares, aproximadamente, nos meses entre abril e dezembro de 2008.

    O Mitsubishi UFJ gastou cerca de 4 bilhões e 700 milhões de dólares, o Sumitomo Mitsui, cerca de 4 bilhões e 300 milhões, o Mizuho cerca de 2 bilhões e 500 milhões e o Resona Holdings cerca de 1 bilhão e 600 milhões de dólares.

  18. Muita ingenuidade imaginar
    Muita ingenuidade imaginar que o propósito maior do governo com a divulgação é forçar a baixa dos spraids. Elas serão, por ora, tão altas quanto esta legislação minuciosamente pensada e estabelecida as permite. E se continuara focando a (alta) taxa SELIC por estas descomunais exorbitâncias. A divulgação somente apresenta dados muito importantes para tomada de decisões para quem as precisa.

    O que não entendo, ajudem pls, é a utilização dos consórcios para oferecer alternativas mais baratas. Como fica o seguro do negócio, isto é, como a dondoca irá devolver a plástica se vier a tornar-se inadimplente.

    Mais esta: está sendo anunciado (ou já em vigor), que às taxas do credito pessoal será adicionada parcela que será diretamente proporcional ao limite concedido (taxa de reserva para financiamento, como se o dinheiro tivesse que ser imobilizado na instituição bancária para ser entregue ao cliente quando necessário). Portanto acautelem-se aqueles que ostentam orgulhosamente altos limites e utilizam parcimônia e eventualmente. Enfim, tudo embutido naqueles aparentemente pequenos débitos, não inteiros, que ninguém confere mesmo. Some-se tudo e veja o tamanho de uma nova fonte de lucro, sem produção de riqueza, e sim de concentração que, todos sabemos, geram miséria, desigualdades, desequilíbrios sociais, marginalidade, intolerância, trava o desenvolvimento social, científico, atrai para a gestão pública a marginalidade dos colarinhos brancos, revolta nos que produzem, torna ineficiente a máquina administrativa, impedem nossa inserção no grupo dos desenvolvidos, mantem o colonialismos, produz o PIG, alçam a posições máximas na maioria das instituições, elementos que sequer seriam cogitados a simples associados, etc enfim estabelecem este estado estapafúrdio

  19. Não é mais possível negociar
    Não é mais possível negociar taxas com os bancos? Existem pessoas que realmente acreditam que as taxas publicadas no BC são inegociáveis?

  20. Quem disse que o BC quer
    Quem disse que o BC quer baixar o spread? O BC só enxerga a inflação, e a relutância dos bancos a baixar os juros é uma mão na roda.

    Imagina o Carrefour financiando as compras do mês cobrando 1% de juros? Os caras do BC iriam colocar a SELIC na casa dos 50% aa.

    Não caiam nessa conversa do Meirelles tentando colocar o gato no telha dos bancos públicos.

    O BC é quem dá o tom dos juros, ao manter a SELIC alta ele diz aos bancos: não emprestem ao público, eu forneço um título com alto rendimento e sem risco nenhum.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador