Os verdadeiros criminosos

Na aba de ECONOMIA (clique aqui) a Coluna Econômica fala sobre a responsabilidade penal de quem desmontou o modelo Febem.

Aproveite para participar do fórum de discussão sobre segurança pública.

Luis Nassif

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. alem desta política descrita
    alem desta política descrita desde os anos 80, recentemente na gestão de alexandre moraes a febem destuiu o que vinha aos poucos se reerguendo, caminhavamos para um lugar onde viamos sucesso, mesmo passando por alguns problemas internos, mas este cidadão com sua prepotencia, fazia o que lhe vinha na telha com mandos e desmandos , sem ao menos escutar profissionais, com conhecimente de causa, causando discordia entre aolescente x adolescente ou adolescente x funcionãrios, sei que minha opnião, é mais uma, mas sofri e sofro até hoje pelas consequencias oriundas deste pateta, que por sinal tem um curriculum invejavel, porem é um fantoche, poderia deixar aqui muitos relatos vividos, mas este me serviu como desbafo, sinto muito termos perdido um pouco que ja haviamos alcançado para o caos que hoje se instala la. 23/02/2007 10:27 hrs Marcos

  2. Correção:

    O Ministro de
    Correção:

    O Ministro de Desenvolvimento Agrário é que acha compreensível o descumprimento da lei. O Ministro da Justiça diz que sobre o caso do assassinado bárbaro de João Hélio “não adianta nem falar.”

  3. Primeiramente gostaria de
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo brilhante artigo. Afinal num pais em que, no censo comum, nada da certo, um artigo lembrando que já houveram pessoas de bem tentando trabalhar para melhorar de verdade, é um verdadeiro oasis nesse deserto de demagogia e corrupção que é o Brasil de hoje. A polêmica que você levanta é muito saudável, mas não é comum nesse pais árido em idéias novas, e avesso a discussões sérias e abertas sobre temas difíceis de serem tratados.
    Tenho observado que nessa histeria social resultante da violência em que vivemos, nenhum desses pilantras de brilhante estrela coloque a seguinte questão: Com crianças perdem suas esperanças e tornam-se feras assassinas como as que que mataram João Pedro ?
    Onde está a imprensa livre que não coloca essa questão ? Seria o medo de perder seus “paitrocínios”. Penso que já passa da hora da imprensa exercer de verdade sua liberdade !
    Só para lembrar, as aulas nas escolas estaduais do Rio de Janeiro começaram com falta de muitos professores. Onde está a indignação dessa sociedade, com a total degradação do ambiente escolar ?Se os professores fazem uma greve para obter melhores condições de trabalho e, é claro, salário também, muitas das vezes tomam até porrada da polícia, afinal num pais de corruptos, hoje os professores tornaram-se subversivos. E onde está a sociedade ? Está ai manipulada por essa quadrilha que em realidade nem sabe o que fazer, pois resolver esse tipo de porblema não é especialidade de políticos, eles tem coisas mais sérias e rentáveis a fazer ! Por isso acredito que estamos vendo apenas o início da colheita diabólica, fruto de anos de descaso com a educação !

  4. Nassif,

    Você tem razão.
    Nassif,

    Você tem razão. Quando acontece uma tragédia a “sociedade” sai feito barata tonta atrás dos culpados. A ver o nível da tonteira. Segundo a “sociedade”, os culpados pelo crime bárbaro de João Hélio, de 6 anos, foram:

    1. A política de juros altos do BC.
    2. O movimento catártico para vender jornais.
    3. A cidade do Rio de Janeiro
    4. A miséria brasileira.
    5. A violência.
    6. Os governantes dos últimos 26 anos – não ficou claro se os últimos 4 entram na conta.
    7. A indústria da venda de documentos de veículos com perda total.

    Bem, o leitor André Araújo, da “sociedade”, nos explica que são culpados por uma relação complexa, não linear, num contexto complexo onde há causas múltiplas, causas laterais e concausas. Tonto? Não. Baratíssimo.

    Na mesma linha de raciocínio, a “sociedade” acha que o naufrágio do Titanic foi obra do efeito estufa, este provocado pelo capitalismo selvagem, cuja origem é o Big Bang. Ou, como resumiu bem seu leitor João Filipe: “a culpa do esfaqueamento foi a Tramontina.” Faltou dizer que se ficássemos nos tempos da pedra lascada não haveria ferro, faca e portanto, não haveria crime.

    Luis Garcia, jornalista do Globo, membro da “sociedade”, adverte que se não forem criados presídios adequados para a turma do AK-47 , a “sociedade” ficamos algemados.

    O problema principal é muito contraponto e pouco eco que motive ação.

    Olha, enquanto a “sociedade” não colocar em primeiro lugar a defesa do funcionamento das instituições – estão aos frangalhos – e o simples cumprimento da lei, ela vai continuar feito barata tonta, pior: vai continuar refém dos bandidos.

    Mas por que se preocupar? O Ministro da Justiça, diz hoje, em entrevista a Folha de SP, que o descumprimento da lei é compreensível.

  5. A “segurança” pública no
    A “segurança” pública no Brasil é como acidente aéreo…Há uma cadeia de elos se juntando e funcionando perfeitamente para que tudo saia absolutamente errado…sucesso total!!!

    Segundo a visão de “quem ganha” com o caos, o que existe aqui é a poderosa “indústria da impunidade”…Ganha-se muito com ela…

    Muita corrupção, corporativismo e interesses conflitantes em todos os órgãos e instâncias…ministros, magistrados, políticos em geral, polícia, sistema penitenciário, organizações de classe…

    A bandidagem? É a mão de obra barata dessa bilionária indústria…Ganha-se para prender, soltar, manter preso, prender outra vez, manter solto…

    Não somos um país atrasado por acaso…É um trabalho árduo e contínuo…Não é só burrice ou incompetência…

  6. Espero que essa politização
    Espero que essa politização não ocorra no Ministério da Educação, onde há hoje um técnico sério e preocupado com o país, que é o Fernando Haddad; e corre-se o risco de colocar a Marta, que poderia ser aproveitada em outras pastas, mas não essa, pelo amor de Deus.

  7. Conforme comentários sobre a
    Conforme comentários sobre a Febem, sabemos que o responsável pelo desmonte foi o tão falado e tido como o “honesto” governador Mário Covas e pelo que vemos acredito eu, que antes de homenagear qualquer um, temos que aguardar o que realmente a pessoa realizou prol da cidade e da população e pelo que vemos não é só a Febem, é só vermos o caso do metrô. Lamento que o jornalista que faz esses comentários não de nome aos responsáveis e temos que aceitar que fulano foi um bom administrador. Vejamos a qualidade do ensino no estado de São Paulo, piorou e muito.

  8. Nassif,
    Entendo que os
    Nassif,
    Entendo que os obstáculos de gestão (falta de integração operacional e de dados, motivação, investimentos, etc.) são evidentemente importantes, mas superáveis, em maior ou menor prazos.
    Preocupa-me acima de tudo a corrupção policial, que considero de solução extremamente difícil. Não sei se voce leu os relatos em livros do MVBill. Se não, recomendo vivamente que o faça; são impressionantes, porque absolutamente realistas.
    Acho inclusive que este tema merece um “mergulho” nas causas e possíveis soluções. Não gostaria de se candidatar para fazer isto? Tenho certeza que voce o faria com muita competência.

  9. As Febens, no mínimo,
    As Febens, no mínimo, deveriam ser escolas modelo em tempo integral. Não precisa de pedagogia especial, só o óbvio, e com ensino profissionalizante, se posível pago pelas famílias que deveriam ser as responsáveis por esses menores, e não a sociedade como um todo.

  10. Na Febem de São Paulo,
    Na Febem de São Paulo, sobretudo durante a vigência do SOS criança, várias alternativas foram tentadas mas com as gestões do PSDB todas foram demolidas. Isso eu vivenciei pessoalmente

  11. Brilhante como sempre!
    Olá
    Brilhante como sempre!
    Olá Nassif. Tenho lido sempre que posso sua coluna. De uma maneira geral suas interpelações tratam o assunto na raiz do problema. Porém na política (isto aprendi na própria pele) o que os olhos podem ver é o que vale, isto é, as obras públicas sempre devem ser grandes e estarem aos olhos do povo propriamente dito para que sejam admiradas. Parece-me, se não estou errado isto foi dito pelo Maluf. Tratar a Febem com responsabilidade e ressolver estes problemas que voce muito bem colocou não dão votos. Certa vez quando fui diretor do serviço funerário de Curitiba vindo que vinha da iniciativa privada quiz imputar a este serviço público uma rotina dinâmica como no setor que trabalhava. Fiz segundo funcionários públicos que lá trabalhavam mais que os dois diretores anteriores (08 anos) em apenas dois anos. Despachava com rapidez. Nada se acumulava em minha mesa. De um setor dito “máfia de funerárias” fucei em quase tudo. Estava incomodando muita gente grande deste setor que só pensa em ganhar dinheiro neste momento de desgraça de familiares nocauteados.
    De que adiantou hoje vivo no ostracismo coma pecha de ladrão. Fizeram de tudo para me fritar. Até que conseguiram atingindo outra pessoa do meu setor que por tabela me atingiu sem nada ser provado.
    Acredito Nassif que se deveria se fazer é o que voce bem disse naquela outra coluna em que desabafou ‘ vou mudar do Brasil” quando se referiu a reeleição do Lula que inclusive concordo também.
    Geonisio 41 3266 9373

  12. Caro Nassif,como foi o
    Caro Nassif,como foi o carnaval?
    Gostaria de lhe indicar um filme do diretor Sérgio Bianchi chamado “Quanto vale ou é por quilo”,que aborda uma parte dos problemas colocados.
    Numa locadora perto você…
    Grande abraço

  13. Também outras propostas foram
    Também outras propostas foram desmontadas ao longo dos últimos anos. Por exemplo, a escola em tempo integral, foi-se. O que foi feito com os efeitos da Chacina da Candelária? Nada. Aliás, o atual prefeito conseguiu desmontar o que ele mesmo montou naquela época. A rede de atendimento. É muito mais fácil endemonizar esta ou aquela pessoa e não olhar com profundidade para o genocídio que estamos metido há muitos anos.

  14. Nos anos 80… quer comparar
    Nos anos 80… quer comparar 20 anos atrás com essa zorra agora?
    Para com isso!!!! hj qualquer garoto mata sem ter passado uma vez pelas casas de menores infratores, vide o menor do caso João Helio, virgem em crimes, hj mesmo no Rio um de 13 matou um chines durante um assalto só por que achou que o Chines riu…
    Cadê escolas e emprego pra garotada? por que não condicionar a bolsa familia a crianças MATRICULADAS EM BOAS ESCOLAS COM BONS PROFESSORES? assim meu sr não vamos chegar a lugar algum! Só pra ter uma idéia do que é educar, a Estação 1ª Mangueira só admite crianças frequentando os desfiles se tiverem notas boas e frequencias nas escolas comuns… tem programas proficionalizantes esportes pro seus jovens, cadê a parte do gov federal nisso?

  15. A palavra segurança já é por
    A palavra segurança já é por si muito significativa. O ato da Segurança pressupõe um misto de integridade, justiça e autoridade. Conhecimento e entendimento. Liberdade no ir e vir e no pensar. E no criar. Outro pilar para a verdadeira segurança é a lealdade. Honradez. Outro muito importante chama-se estrutura psicossocial.Temos que levar em conta que as nossas “raízes” não contribuem muito, não penderam muito pra esse lado. Nunca fomos muito exigidos para conquistar. A idéia que passamos a nós mesmos é de um relaxamento leniente quanto a segurança.
    Seria um absurdo as medidas de segurança utilizadas em Israel(dentro de) ou nos EUA; até mesmo na Espanha e na Inglaterra. Embora nossas estatísticas sejam incomparáveis.
    Os patamares de integridade, justiça, autoridade, honradez, lealdade e a estrutura psicossocial são lamentáveis por responsabilidade exclusiva nossa.
    Pode parecer um tratado de ideário, porém a segurança pretende atingir um alvo sempre móvel(de acordo com a realidade e atualidade). Não se fornece ou compra-se ou dá-se segurança. Conquista-se!
    Veja bem. Dos anos 70 para os 80, foram alijados da segurança nacional aqueles a quem depositamos as mazelas do autoritarismo. Seria como alijar nos EUA parte do FBI, CIA, sistemas de informações paralelos e o prudente preparo da própria sociedade para o porvir. Alijar o Mossad em Israel! Pode parecer ficção, porém…o que temos hoje é uma sociedade confiada e desinformada, núcleos de segurança isolados, um “boom” significativo de jovens desocupados, emigração de cérebros jovens, índice zero de imigração,descontrole demográfico X provisão de renda reduzida, ceticismo quanto ao futuro, leis caducas para a realidade atual, governantes desfocados e sem visão, infraestrutura sofrível e corrupta (Justiça,instrução de pessoal, carros, penitenciárias, delegacias,etc) .
    Ah!Sim, ia me esquecendo. Como se não bastasse nossas mentes vulneráveis e expostas a tudo que entra(e permanece coladinho na cabecinha) tem ainda aqueles brilhantes cursos audiovisuais de violência e perversão expostos nos diversos canais nas diversas programações( de maneira predominante sobre outros programas)! RESULTADO PROJETADO:: ?????EXPLOSIVO??? Qual será o resultado: Stress ou alívio? Medo ou tranquilidade? Transtorno ou constância? Pânico ou equilíbrio? Guerra urbana ou paz? Tragédias ou felicidade?
    Estamos falando de homens(gênero). Não devemos tratá-los ou estruturá-los primeiramente com sistemas, mas sim com princípios. Os sistemas se corrompem e se viciam, os princípios nunca. Sistemas + princípios sólidos = base firme!

  16. Corrupção, tudo corrupção,
    Corrupção, tudo corrupção, todo cargo de confiança é um simples e eficiente gerador de recursos para os partidos políticos e os políticos. Pena de morte para estes desgraçados.

  17. Ainda vejo a falta de tres
    Ainda vejo a falta de tres coisas. Melhorar o perfil psicologico dos policiais, pois alguns são truculentos e despreparados emocionalmente para o poder. Criar um banco de dados de DNA. Um banco de dados de armas que seria obrigatorio para o fabricante antes do envio da arma ao comprador. Parece coisa de CSI, não? E daí, vivemos no seculo da informação, que é uma coleção de dados. Por que não usar em nossas investigações?

  18. TUDO SE RESUME NUM VELHO
    TUDO SE RESUME NUM VELHO DITADO : EM QUALQUER AÇÃO, BOA OU MÁ, NÃO SE PREOCUPAR COM QUEM FEZ, MAS COM AQUELES QUE PERMITIRAM QUE FOSSE FEITA.

  19. Bom dia Caro Luiz Nassif,
    Bom dia Caro Luiz Nassif, concordo com que você diz sobre a antiga FEBEM de São Paulo, mas agora esta sendo diferente o novo projeto o chamado Fundação CASA é a nova cara, e o novo jeito de cuidar dos adolescentes esquecidos pela sociedade!

  20. No estado de São Paulo foram
    No estado de São Paulo foram os governos do PSDB os irresponsáveis que deixaram a situação da segurança pública um caos. Para que se vislumbre alguma saída é preciso cobrar do presidente eleito(PHA) pela imprensa paulista, Sr. José Serra o que ele está fazendo nessa área. Os governadores do PSDB precisam ser cobrados pela imprensa naquilo que é de sua competência. Apenas para corroborar a assertiva acima, segundo a imprensa paulista o responsável pela cratera do metrô foi o presidente do mesmo. Isso é um absurdo. Acorda São Paulo.

  21. De todas as propostas do Dr.
    De todas as propostas do Dr. Luis Eduardo Soares essa é a única que não faz sentido, alías se contrapoe a sua idéia de desconstitucionalizar a segurança publica. è necessário desconstiticionalizar para que Estyados e Municípios se organizem livremente e possam criar suas novas polícias. O modelo Militarizado das PMs só serviu ao regime militar , não tem inteligencia nem flexibilidade para combater crimes com motivaçoes economicas, ao contrario acabam cooptados, os policiaias, pelo crime.
    Uma só policia judiciária da união e outra para estados gigantes é de um contra-censo absurdo.
    Os USA tem várias agencias federais, DEA , ATF, FBI, IRS, DHS etc.. para fazer frente as múltiplas faces de organizaçoes criminosas economicamente estruturadas.
    É mentira a tal integração e o infoseg é criação de mais de 10 anos, com raras atualizaçoes.

  22. caro Nassif, deveríamos ter
    caro Nassif, deveríamos ter neste país somente duas policias, a Federal e a Estadual, Nassif não sei se o Funrejus que se recolhe em cartórios seria para o aparelhamento tecnológico ou para outras finalidades, o Sr. poderia comentar sobre o assunto, obrigado,

  23. Acho que tem mais alguns
    Acho que tem mais alguns pontos importantes que detonaram a segurança publica, abaixo:
    1-Destruição da familia, tanto defendido pela midia Global;
    2-Definir idade minima para putabilidade de alguem, independente de sua capacidade de compreenção.
    3-Punições extremamente leves para crimnosos contra a pessoa humana, e lei severissimas contra criminosos contra o fisco e sistema financeiro (bancos);
    4-Baixissimo crescimento economico e legislação trabalhista tuteladora e inflexivel, que resulta em altos indices de desemprego;
    5-Clamorização dos criminosos nos meios de comunicação;
    6-Falta de conhecimento da história, por parte dos legisladores e operadores da justiça;
    7-Imbecilização da midia;
    8-Criminalização e impossibilidade do porte e posse de armas por cidadãos honestos;
    9-Afronta as leis por parte dos movimentos sociais;
    10-Justiça lenta e grande quantidade de juizes corruptos.

  24. Nassif,

    Você tem razão.
    Nassif,

    Você tem razão. Quando acontece uma tragédia a “sociedade” sai feito barata tonta atrás dos culpados. A ver o nível da tonteira. Segundo a “sociedade”, os culpados pelo crime bárbaro de João Hélio, de 6 anos, foram:

    1. A política de juros altos do BC.
    2. O movimento catártico para vender jornais.
    3. A cidade do Rio de Janeiro
    4. A miséria brasileira.
    5. A violência.
    6. Os governantes dos últimos 26 anos – não ficou claro se os últimos 4 entram na conta.
    7. A indústria da venda de documentos de veículos com perda total.

    Bem, o leitor André Araújo, da “sociedade”, nos explica que são culpados por uma relação complexa, não linear, num contexto complexo onde há causas múltiplas, causas laterais e concausas. Tonto? Não. Baratíssimo.

    Na mesma linha de raciocínio, a “sociedade” acha que o naufrágio do Titanic foi obra do efeito estufa, este provocado pelo capitalismo selvagem, cuja origem é o Big Bang. Ou, como resumiu bem seu leitor João Filipe: “a culpa do esfaqueamento foi a Tramontina.” Faltou dizer que se ficássemos nos tempos da pedra lascada não haveria ferro, faca e portanto, não haveria crime.

    Luis Garcia, jornalista do Globo, membro da “sociedade”, adverte que se não forem criados presídios adequados para a turma do AK-47 , a “sociedade” ficamos algemados.

    O problema principal é muito contraponto e pouco eco que motive ação.

    Olha, enquanto a “sociedade” não colocar em primeiro lugar a defesa do funcionamento das instituições – estão aos frangalhos – e o simples cumprimento da lei, ela vai continuar feito barata tonta, pior: vai continuar refém dos bandidos.

    Mas por que se preocupar? O Ministro da Justiça, diz hoje, em entrevista a Folha de SP, que o descumprimento da lei é compreensível.

  25. Concordo inteiramente com o
    Concordo inteiramente com o Nassif, acho que não devemos criticar sem motivos, mas todo o tempo em que o PSDB governou o Estado de são Paulo, principalmente na era Alckimim, o que se verificou foi o desmonte da FEBEM, sem colocar outra instituição responsavel pelos menores em seu lugar. Resultado, não temos mais febem, mas também não temos qualquer coisa para substituí-la. O descaso e a incompetência foi enorme e é necessário divulgar de quem é a responsabilidade por esse caos.

  26. Pois é nassif, o mais
    Pois é nassif, o mais revoltante disso tudo é que as antigas Escolas, hoje ficam abandonadas, com funcionarios ociosos. como te disse antes fui interno e hoje em dia quando levo minha mulher , meus filhos e amigos para conhecer onde fui criado, ficam mais revoltados do que eu, pois percebem que meios o Estado tem não usa por incopetencia ou maldade.

  27. Muito bem posto. Nesses
    Muito bem posto. Nesses tempos em que estão querendo diminuir a maioridade penal, é preciso apontar o verdadeiro problema: nossa sociedade marginaliza suas crianças.

  28. QUANTO MAIS VEJO OS
    QUANTO MAIS VEJO OS NOTIÇIARIOS MAIS ENOJADA FICO.NÃO É POSSIVEL UM (INFELIZ)QUE SE DIZ ESTAR PRESO COISA Q NÃO ACREDITO POIS PRESOS ESTAMOS NOS,LIGAR DE UMA PENITENÇIARIA PRA CASA DAS PESSOAS E FAZER AMEAÇAS DE SEQUESTROS E ATÉ FAZENDO PESSOAS PAGAREM COM A VIDA COMO O CASO DAQUELA IDOSA CÁRDIACA,SERA Q NÃO BASTA NOS ESTARMOS CADA VEZ MAIS (ENJAULADOS ENCURRALADOS AGORA QUEREM NOS MATAR ATÉ DENTRO DAS NOSSAS JAULAS?QUE PAÍS É ESTE??NÃO SE JUGA O MENOR Q MATA COM CRUELDADE DE ACORDO COM O CRIME,PARA NÃO SE ENCHER AS PENITENÇIARIAS,MAIS PODE ENCHER OS “‘SEMITERIOS COM NOSSOS FILHOS?QUANDO ELES SAEM A NOITE MUITOS PAÍS NÃO DORME A NOITE CONHEÇO CASO DE UMA MÃE QUE CHORA NA FRENTE DOS AMIGOS DO FILHO PRA Q ELE NÃO SAIA A NOITE,VEJAM O DESESPERO EM Q CHEGAMOS.NÃO ADIANTA FICAR COM LENGA LENGA Q O GOVERNO NÃO FEZ ISTO OU AQUILO,DO GEITO EM Q ESTA A ATITUDE DE NOSSOS GOVERNATES TEM Q SER IMEDIATA ATÉ PQ NÃO TEM RECURSOS COMO ELES MESMOS DIZEM PRA SE RESOLVER TUDO ISTO DA NOITE PRO DIA ,E ENQUANTO ISTONÃO SE RESOLVE ESPERAREMOS NÓS E NOSSOS FILHOS NA LINHA DE TIRO?SOU POBRE TAMBEM ,MEU FILHO DÁ UM DURO DANADO PRA PODER ESTUDAR,ELE QUEM PAGA SUA ESCOLA ,NO FINAL DO MÊS NÃO SOBRA NADA E NEM POR ISTO SAI MATANDO OS OUTROS E ROUBANDO,AGORA É JUSTO VC ENSINA SEU FILHO Q ELE NÃO PODE MATAR ROUBAR USAR DROGAS Q ELE TEM Q SER HONESTO,O CRIME NÃO COMPENSA,AI VEM UM UM MONSTRO DESTE E POR CAUSA MUITAS VEZES DE UM TENIS,CELULAR,BONÊ,TIRA A VIDA DE UMA PESSOA,SE ISTO AQUI VIROU UMA BADERNA NÃO ESQUEÇAM DE AVISAR A TODOS QUE AI CADA UM SE DEFENDERA DA MANEIRA QUE LHES CONVÉM.ISTO AQUI JÁ VIROU TERRA DE NINGUEM FAZ TEMPO E SE HOJE NÃO SE TOMAR UMA ATITUDE NÃO TEREMOS O AMANHÃ PARA RECLAMAR.

  29. Quando vemos esse tipo de
    Quando vemos esse tipo de noticia: RIO DE JANEIRO – O ex-inspetor da Policial Civil Félix dos Santos Tostes foi morto na tarde desta quinta-feira, de acordo com a assessoria da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Tostes foi afastado do cargo acusado de envolvimento com milícias que atuam nas favelas da cidade. E esse tipo de pessoa ter sido assessor no gabinete do ex-chefe da Polícia Civil vemos que não são os chamados “bate pau” da polícia o único problema, membros do alto escalão policial também estão envolvidos no mundo do crime, a reforma deve ser muito maior do que simplesmente um comunicado interno ou edital de informação, esses policiais não tem conhecimento de todo o recursos porque seus líderes não querem que tenham.

  30. Embora discorde totalmente
    Embora discorde totalmente das políticas externas conservadorasdos americanos, e de certo autoritarismo do Estado, para que se siga padrões ajustados de comportamento, admiro muitos aspectos desse país e, por ter sido estudante de intercâmbio quando adolescente, criei raízes “ianques” profundas em minha própria formação.

    Não há polícia mais eficiente que a americana, mas há um detalhe, quando se diz aqui que a divisão das Polícias Miltar e Civil é causa da insegurança, o alvo está impreciso, digo por quê:

    O segredo do sistema nacional de segurança americano é justamente criar inúmeras agências e inúmeros departamentos policiais especializados, inclusive os pequenos xerifes de condado, são muito especializados em sua alçada, além de serem membros conhecidos da comunidade e também eleitos em sufrágio municipal.

    Mas, a grandessíssima diferença está justamente nas escalas de comando, e na integração entre todos os comandos. Eles seguem um sistema nacional que vai parar na mesa do Gabinete do Presidente da República, quando necessário, em poucos segundos, e o Presidente fala com o policial, no final da linha, em uma operação, ao vivo, se necessário. Quer dizer, o nível de integração e de cooperação é enorme, gigantesco, embora não seja total, também explico por quê.

    Não tem ninguém melhor do que a própria polícia para vigiar a polícia, em qualquer nível, desde o policiamento de trânsito até os Secretários de Segurança e Chefes de Polícia. É a própria polícia que se vigia, porém, uns vigiam os outros, dentro de cada unidade e também através de sistemas de concorrência de metas e produtividade e de corregedorias extremamente atuantes. Além disso, o Gabinete do Promotor, também eleito, está sempre trabalhando em conjunto com a polícia. Então, é um sistema muito, muito bom, principalmente para países como os Estados Unidos e o Brasil. Neste caso, os dois países têm perfil semelhante e o Brasil precisa seguir em grande parte o modelo americano.

    Outra grande diferença é o salário e as condições de trabalho. CAbe aqui uma perguntinha que todo policial acredito gostaria de fazer às autoridades brasileiras: onde está o dinheiro para pagar melhor aos policiais? Ele existe, mas está sendo usado para outros fins. Cabe à sociedade brasileira e aos governantes cobrar o retorno desses recursos para o salário dos policiais e também dos professores.

  31. O título está maravilhoso:
    O título está maravilhoso: “Os verdadeiros criminosos”. Pois é, quase ninguém fala das causas só dos efeitos… Aos adolescentes, educação e oportunidade; aos verdadeiros criminosos, PAREDÓN, PAREDÓN, PAREDÓN!

    Um abraço, Nassif!

  32. Nassif,

    Não sei bem o que
    Nassif,

    Não sei bem o que ainda falta para que se ponha em prática medidas efetivas para começar a amenizar esta situação de insegurança. Todos os debates, todos os fóruns, todos os estudos já foram feitos e todos os problemas já foram diagnosticados. Permito-me, no entanto, dar meu pitaco:
    Nessas discussões NUNCA ficou bem claro que os responsáveis por essa deterioração da segurança SEMPRE foi e é dos governadores.
    Assim, se outras medidas, por motivos políticos, são difíceis de serem implementadas, imagino que se podia começar pela transformação dos depósitos de presos em presídios.
    Como NUNCA os governadores têm sido responsabilizados pelo caos existente e que se espera sempre do governo federal uma ação efetiva na área de segurança, minha opinião é a seguinte:
    Federalizar, temporariamente, os depósitos de presos, sobretudo aqueles mais problemáticos, e transformá-los em prisão. Como?

    1) Criando uma força tarefa para rever todos os processos e liberar os condenados que já cumpriram suas penas;
    2) Contratar pessoal, via concurso, e treiná-lo para, em pouco tempo, assumir a administração dos presídios, em substituição aos existentes, incluindo aí diretores, agentes de segurança, etc.;
    3) Implantar disciplina rígida nos presídios mas dispensando tratamento humano aos condenados;
    4) Colocar em disponibilidade todos os funcionários que hoje atuam nos depósitos de presos, aproveitando somente os que não respondem a inquérito ou estejam sendo investigados mas em prisões diversas daquelas em que eles atuam.
    5) Etc., etc.

    Fácil, não?. Se fosse, acredito que já teria sido implementado.

    Mas não é possível continuar como estamos. As prisões sendo apenas um local seguro para que marginais possam continuar delinqüindo.
    Com disciplina nas prisões, que seria percebida pelos candidatos a marginais, a violência não seria banalizada. Eles avaliariam o custo/beneficio antes de praticar qualquer crime.

  33. A Febem paulista mudou de
    A Febem paulista mudou de nome. Agora é a Fundação CASA – Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente. Medida, em si, inócua e irrelevante. Enquanto isso, as mudanças qualitativas efetivamente necessárias não são implementadas.

  34. O jornalista Rui Fabiano
    O jornalista Rui Fabiano enviou para o Noblat um texto visionário de um grande poeta da PMB -Paulo Cesar Pinheiro. Escrito há 16 anos, antecipa, como um espelho profético, a nossa dura realidade – a GUERRA CIVIL NÃO DECLARADA.

    O dia em que o morro descer e não for carnaval
    Ninguém vai ficar pra assistir o desfile final
    Na entrada, a rajada de fogos, pra quem nunca viu,
    Vai ser de escopeta, metralha, granada e fuzil
    (É a guerra civil…)
    O dia em que o morro descer e não for carnaval
    Não vai nem dar tempo de ter o ensaio geral
    E cada uma ala da escola será uma quadrilha
    A evolução já vai ser de guerrilha
    Que a alegoria é um tremendo arsenal
    O tema do enredo vai ser a Cidade Partida
    No dia em que o couro comer na avenida
    Se o morro descer e não for carnaval.
    O povo virá de cortiço, alagado e favela
    Mostrando a miséria sobre a passarela
    Sem a fantasia que sai no jornal.
    Vai ser uma única escola, uma só bateria
    Quem vai ser jurado? Ninguém gostaria
    Que desfile assim, não vai ter nada igual.
    Não tem órgão oficial, nem Governo, nem Liga
    Nem autoridade que compre essa briga
    Ninguém sabe a força desse pessoal.
    Melhor é o Poder devolver pra esse povo a alegria
    Senão todo mundo vai sambar no dia
    Em que o morro descer e não for carnaval.

  35. Continuando no “paralelo
    Continuando no “paralelo americano”, com todas as devidas ressalvas, mas também com todas as similaridades:

    Lá existem problemas seríssimos com adolescentes, tanto quanto aqui, ainda que não seja tão “material”, mas relativamente é material também, contudo, os esforços positivos e abnegados dos americanos, a filantropia, o trabalho voluntário, as instituições sociais, conseguiram fazer um trabalho “vencedor”, além de uma atitude mais consciente da polícia atual, embora esteja longe de ser perfeita.

    Outro dado: aqui no Brasil é preciso segmentar muito bem e urgentemente as instituições correcionais. Isto ajudaria muito o cumprimento das penas, por causa das extremas diferenças sociais, que muitas vezes servem para livrar da pena os mais privilegiados, “coitadinhos”.

    O caso é que no sistema americano não tem conversa. A polícia prende todo mundo, sem exceção, até ela mesma. Até vice-presidente já foi preso lá. Saiu da linha, vai rapidamente cumprir a pena ou ser absolvido, a não ser nos casos que de vez em quando “escapam”, mas esses acabam virando livro e filme, e a justiça tarda, mas não falha, de um jeito ou de outro.

    O caso não é exatamente punir, nem julgar a explicaçào e a justificação dos crimes, mas evitar os crimes. Para isso é preciso ser rigoroso com a lei, senão não há sociedade que agüente. Vide a nossa.

  36. Pergunta besta: por que há
    Pergunta besta: por que há corrupção no Brasil?

    Os corruptos são miseráveis? Os corruptos são menores criminosos reincidentes saídos da FEBEM? Há corrupção por que os juros estão altos?

    Nada disso.

    Há corrupção porque deixam haver. Porque é fácil praticá-la. Porque quem deveria combate-la é leniente com ela.

    Consultem os relatórios da ONG Transparency no mundo todo. A maior incidência ocorre onde há maior impunidade.

    Com o crime é igual.

  37. Laurencio, voce tem
    Laurencio, voce tem razão.
    Tem tanta corrupção porque o sistem foi feito para isso.
    se quizerem acabar com a corrupção basta fazer uma lei como abaixo:
    ” Todo cidadão brasileiro tem o direito de tentar corromper um servidor publico, e todo servidor publico é obrigado a não se corromper sob pena de 30 anos de prisão e perda de todo patrimonio familiar”
    Paragrafo 1
    “Todo aquele que denunciar um servidor publico por corrupção e possibilitar sua prisão em flagrante será anistiado de toda conduta até a data da denuncia e direito a metade dos bens familiares do servidor publico corrupto, o restante será encaminhado ao tesouro nacional.”
    Em 24 horas acaba a corrupção no Brasil.

  38. A tal impunidade dos
    A tal impunidade dos políticos se deve, muito especialmente, aos jornalistas que fazem críticas mas não nominam os criticados. Quando se omitem nomes, se generaliza a crítica. E se cai naquela situação muito ao gosto dos papagaios de telejornal: se nenhum político presta, então todos prestam.

  39. Isso aqui está parecendo
    Isso aqui está parecendo aquela historia da mulher que flagrou o filho roubando um carro e ai ao inves de punir o filho, ralhou com o filho que saiu na rua sem agasalho.
    Ora vamos falar a vedade, sem frescuras.
    O nosso pais tem a pior legislação criminal do mundo, é de uma leniencia absurda. Nossas instituições estão falidas por conta dos marxistas militantes, escondidos nas batinas dos padres, nas redações, nos meios de comunicação, nos pseudos filosofos, psicologos, antropologos, juizes, procuradores e politicos.
    Esse é o grande mal, pois essa gente é cheia de boas intenções, mas a pratica é devastadora, de uma incopetencia absurda.
    Se querem reduzir a violencia, copiem da CHINA, lá o indice de criminalidade é minimo, isto ha muitos anos, e já foi terrivel no inicio do seculo XX.
    O resto é conversa para boi dormir e dar trela para essa turma do fala-fala e nada faz.

  40. Nassif,

    O artigo do Janine
    Nassif,

    O artigo do Janine não tem importância alguma. A opinião do filósofo — imagine só, filósofo! – é incapaz de inverte a mão de uma rua em Poços de Caldas. Agora se você viu no arrazoado do Janine, um petista notório que sai da linha, motivo para dar uma traulitada, desculpe, isso é passatempo exclusivo seu. Eu não tenho nada com os conflitos internos da “sociedade.” Sou cidadão comum, nossos inimigos são os bandidos. A propósito: você leu sobre o time de juros altos que renderam o Mantega? O Globo acha ser notícia o fato do ministro não dar queixa. Ser refém não basta mais… devem estar tramando mais um movimento catártico para vender jornais.

  41. Olá Nassif.
    Se me lembro, a
    Olá Nassif.
    Se me lembro, a criação da PM começou aqui pelos lados do RGS.
    Desde os tempos dos tempos da ditadura, os militares tem como comandante supremo, pelo que sei, aquele que comanda o exército nacional. Assim, temos uma força permanente de efetivos militares que podem ser utilizados (até para atirar para dentro). Sou de opinião que se deveria só existri polícia civíl e treinados para tal, a lidarem com cidadãos e não com inimigos. Soldado é treinado para matar e sempre foi assim. Bom seria, se pelo menos, treinassem os milicos, para qundo voltassem a vida civil, estivessem preparados como voluntários nos casos que se fizessem necessários, como nos casos de eventos naturais, como enchentes, incêndios, etc.
    Nisso eles podem ser treinados enquanto estiverem servindo, facilitando para que eles se sintam cidadãos responsáveis pelos que estão a sua volta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador