Pontos nebulosos

Dois pontos nebulosos no PAC:

1. A decisão de investir na transposição do São Francisco é irresponsável e suspeita, por ir contra todas as avaliações isentas sobre o programa. Em breve vou reabrir a discussão sobre o projeto aqui, mas é mais que temerário e irresponsável que a Transamazônica.

2. Se o objetivo é conquistar competitividade, não poderá haver cortes ou contingenciamentos nos fundos voltados para pesquisa e desenvolvimento.

Luis Nassif

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lulla o faraó…. ele sonha
    Lulla o faraó…. ele sonha alto, mais tarde vai querer suspender Brasilia, vai criar o palacio suspenso de brasilia…

  2. Nassif,
    Importante lembrança
    Nassif,
    Importante lembrança essa, de proteger os fundos de pesquisa e desenvolvimento. Aperfeiçoamentos como este podem chegar aos responsáveis do Governo Federal pela gestão das medidas?
    Quanto à questão da transposição do São Francisco, não tenho informações sobre o projeto e seus impactos, razão pela qual não me sinto habilitado para comentá-lo de forma honesta e consistente. Será interessante postar no blog informações referentes à transposição, para que possamos debater o assunto.

  3. Caro Nassif,

    gostaria que
    Caro Nassif,

    gostaria que vc levantasse os pontos irresponsáveis e suspeitos do projeto de transposição do Rio São Francisco e os debatessem com o Ministro Ciro Gomes. Vi várias críticas feitas por avaliadores isentos serem facilmente refutadas por ele. Acho que isso enriqueceria muito o debate – o principal agente do projeto respondendo sobre os pontos sensíveis.

  4. CLAUDIO,

    NÃO SE PREOCUPE COM
    CLAUDIO,

    NÃO SE PREOCUPE COM O PALACIO SUSPENSO DE BRASILIA, QUALQUER HORA DESTAS O FERNANDO OU ALKMIN IRÃO PRIVATIZA-LO COM FINANCIAMENTO DO BNDES….
    POR QUE VOCE NÃO COMENTA SOBRE O METRÔ DE SP?

    INTERESSANTE NÃO É?

  5. A transposição tem riscos
    A transposição tem riscos tremendos, financeiros, ambientais. Daqui a alguns dias vou colocar os dados no Projeto Brasil e no Blog.

  6. Nacif posse até parecer
    Nacif posse até parecer repetitivo e carente de originalidade, mas acho que se o governo resolvesse investir pesado na malha ferroviária talvez nosso país alavancasse seu crescimento; obviamente não se trata de medida isolada. Mas não deve ser, como foi, legada a terceiro plano

  7. Nassif, esse pontos nebulosos
    Nassif, esse pontos nebulosos não são tão nebulosos quanto à BR-163/Cuiabá-Santarém.

    Por que construir uma estrada quando Deus nos deu o rio Tapajós para uma hidrovia menos poluidora, mais barata e mais segura que qualquer estrada?

    O PAC é péssimo na escolha de investimentos na área de Logística. Somos um país exportador de commodities (que estão cada vez mais para oeste). Somos produtivos no campo, mas, jogamos fora esse ganho de produtividade quando transportamos os produtos agrícolas por caminhões nas estradas. Se não querem levar em conta os apectos ambientais e de segurança, então levem em conta a Economia de Escala do modal hidroviário em relação ao rodoviário.

    Basta uma olhadinha no sistema logístico norte-americano…

  8. Caro Nassif, em outra
    Caro Nassif, em outra oportunidade encaminhei um comentário a respeito da trasfusão das águas do rio S. Francisco. naquela época, chamei a atenção com relação a questões de morfologia dos solos ao longo dos canais projetados; argumentei sobre o uso final da água, lancei, sem pretender originalidade, argumentos ou contra-argumentos relativos a não transfusão. Agora sugiro, se vc já não tomou essa iniciativa, a ouvir opinão e amealhar contribuições do Professor Aziz Ab’Saber, émerito professor da USP, aí pertinho de vc. O professor Ab’Saber, vc deve saber, é uma das maiores autoridades do mundo em geografia. Procure o homem e ouça sua argumentações.
    Abraço.

  9. Se por um lado não vai ter a
    Se por um lado não vai ter a hidróvia do Tapajós, por outro parece que vão terminar a obra mais longa da história brasileira: a eclusa do rio Tucuruí. Essa é uma boa decisão.

  10. Caro Nassif,

    Existe algo por
    Caro Nassif,

    Existe algo por trás dessa insistência na transposição.
    Ouvi falar em especulação com terras e e um grande projeto de capital Americano na região de empresas sediadas no estado de Nevada. A conferir!

  11. talvez a transposição seja só
    talvez a transposição seja só mais um elefante branco, tecnica ou financeiramente falando.
    Mas… e o recado…
    Afinal, não é disto que se trata o PAC?
    Agua no sertão meche mais no imaginário popular do que redução nos juros…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador