Sem título

Luiz Nassif,

Aproveitamos o seu artigo “A Radiobrás e a BBC” para encaminhar algumas observações sobre o nosso trabalho de jornalismo com nos interesses do cidadão brasileiro, e na busca pela garantia do direito à informação. Não só concordamos com o seu enfoque sobre a missão da comunicação pública, como colocamos em prática esses conceitos em nossos veículos. O objetivo não é produzir um conteúdo que se oponha ao trabalho realizado pela mídia comercial, mas que seja complementar. Um benefício para a sociedade brasileira que precisa estar no cotidiano de quem trabalha para a comunicação pública. Não é nossa intenção que você publique as informações que se seguem, mas apenas transmitir a você, jornalista que respeitamos, o que de fato temos feito. Vamos a isso.

Para começar pelos exemplos citados no artigo, o tema dos biocombustíveis e o trabalho de planejamento de longo prazo foi foco da cobertura da Agência Brasil, de entrevistas nas emissoras de rádio e de especiais da TV Nacional. Na Agência Brasil, o biodiesel se transformou numa cobertura freqüente (média mensal de 10 matérias nos anos de 2005 e 2006), além de duas séries especiais sobre o assunto.

No contexto do biodiesel, discutimos inclusão social, agricultura familiar, matriz energética, meio ambiente, fomento à produção e tecnologia. Dos leilões de aquisição de biodiesel promovidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) até a discussão do início das metas de adição obrigatória de 2% do biodiesel no diesel brasileiro.

Acompanhamos também as inaugurações de usinas de beneficiamento e as possíveis cooperações internacionais na área. Veja a seguir algumas matérias desta cobertura:

Abiodiesel defende mais pesquisas para o Brasil se destacar como produtor de energia alternativa. Clique aqui.

BNDES poderá financiar 100% projetos de agroenergia, anuncia ministro. Clique aqui.

Governo vai avaliar antecipação de metas do biodiesel. Clique aqui.

Empresas de biodiesel pedem antecipação de meta do programa. Clique aqui.

Criador do Proalcool diz que biodiesel completa seu projeto e pede pressa ao país. Clique aqui.

Para físico, país pode evitar que biodiesel seja dominado por grandes produtores. Clique aqui.

Primeira usina integrada de biodiesel e álcool é inaugurada no Mato Grosso. Clique aqui.

Especial Biodiesel 2. Clique aqui.

Especial Biodiesel 1. Clique aqui.

O tema do planejamento de médio e longo prazo para o Brasil, bem lembrado no artigo, também está em nossa cobertura. Desde as inúmeras políticas de planejamento do Estado para garantia de direitos (conferências e conselhos nacionais) até os resultados do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE). A Agência Brasil foi, inclusive, um dos primeiros veículos a cobrir o grupo a partir da execução do Plano Pluri-Anual (PPA). E, depois disso, os estudos sobre biodiesel e a lista de prioridades para o Brasil nos próximos 15 anos, os dois estudos elaborados pelo NAE. E vamos continuar a cobertura. Nesta segunda-feira (11), por exemplo, o NAE apresenta a pesquisa “Matriz de Combustíveis Brasileira”.

Veja alguns destaques da Agência Brasil (segue-se uma série de links).

Abraço,

Aloisio Milani
Agência Brasil – Radiobrás

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador