Sobre o Office-Vista

A Microsoft teve a gentileza de instalar em minha máquina o novo Vista e o novo Office.

Algumas observações preliminares:

1. O sistema é mais eficiente para reconhecer impressoras e outros aparelhos e instalá-los automaticamente. Reconheceu facilmente as impressoras, mas embatucou no meu minigravador Panasonic

2. Travou algumas vezes, mas por conta da memória do note (um giga) e muitos programas abertos.

3. Estou usando o antivírus e o firewall dele. Ainda não voltei para o ZoneAlarm ainda, até ter maior clareza sobre a eficiência do sistema.

4. O visual é bonito. Os efeitos ajudam mas estão longe do design e da engenhosidade do MacOs. E tem algumas funcionalidades, como o Windows Media Center, que talvez sejam úteis para uma casa plugada. Para os usuários individuais, ainda continuo preferindo tocadores mais simples.

5. O Word ficou programa de gente grande. Apanha-se um pouco para encontrar os novos comandos, mas a disposição é muito mais funcional que o anterior. Permanece o mesmo problema da versão anterior, de desaparecer as configurações dos templates. Já gravei três vezes uma macro que coloca automaticamente DATA no cabeçalho das minhas colunas, e três vezes a macro desapareceu.

6. Há também alguns comandos difíceis de localizar. Fiquei quase louco para achar o Correção Automática, que utilizo para colocar siglas e abreviar palavras.

7. O novo Word tem um recurso excepcional (principalmente agora que estou escrevendo livros) que são as fontes bibliográficas. Permite cadastrar fontes (livros, entrevistas, artigos), depois incluí-las no texto ou nos rodapés. Não explorei ainda todos os recursos do Word, mas gostei.

8. Em compensação, o novo Office não me fez retornar ao Outlook. O programa tem a vantagem de permitir integrar histórico de e-mails aos contatos, montar tarefas amarradas a contatos. Instalei ainda o módulo Business Contacts, que permite historiar as relações com os contatos. Desisti porque o micro ficou lentíssimo. Mesmo sem ele, continuou pesado, travando. Acabei voltando para a leveza e funcionalidade do Thunderbird. Mantive o Outlook apenas para agendamento de compromissos e tarefas – que compartilho com a minha secretária.

Luis Nassif

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Nassif, vejo que você
    Caro Nassif, vejo que você também é um adepto de ferramentas que simplifiquem essa nossa vida corrida. Pois bem, sugiro que experimente o corretor ortográfico que nós Canto do Micro desenvolvemos. Ele tem a vantagem de funcionar em qualquer programa e é totalmente personalizável, pois é baseado na estrutura do Auto Hot Key, uma linguagem de script freeware.
    O link vai aí embaixo. Pode baixar sem susto que não tem spyware, passa lá no Canto do Micro pra conhecer a gente.

    Um abraço.

    http://cantodomicro.blogspot.com/2007/02/corretor-canto-do-micro-verso-10290107.html

  2. Por que cargas d’água eu vou
    Por que cargas d’água eu vou querer 16 mil colunas numa planilha ? Com todos esses atributos é melhor usar um usar um banco de dados e tascar um “join” da vida, usando uma boa interface.

    Prá processar planilha com 16 mil colunas só a cabeça do Dr. Meirelles e seus macaquinhos amestrados…Já que eles não precisam se preocupar com o resultado…

  3. Eu nunca usarei 16k colunas,
    Eu nunca usarei 16k colunas, mas isso indica que o sistema é bem mais rápido e capaz de operar com tranquilidade um volume bem grande de dados.

    Banco de dados é muito bom mas é indicado quando você tem uma rotina a longo prazo e tem uma necessidade maior de segurança e integridade dos dados. Para análise e tratamento de dados o Excel costuma ser uma ferramenta mais eficiente. Inclusive, agora com o Office 2007, vai roubar mercado de muito programa de prospecção e análise de dados.

  4. Se bem que vale lembrar que a
    Se bem que vale lembrar que a Ultimate é a versão mais poderosa — e portanto, mais cara, na casa de 1.000 reais a caixa — da familia Windows Vista. Os irmãozinhos mais pobres possuem bem menos recursos.

    O que me impressionou nesta história toda é como os requisitos de hardware são altos para esta versão — “apenas” 1GB de RAM para rodar a interface gráfica!

    Bem, eu daqui da minha parte vou seguindo com o Macintosh, que oferece interface gráfica com efeitos 3D desde 2001, quando foi lançado o Mac OS X…

  5. Só faltava essa, Celso. Como
    Só faltava essa, Celso. Como é que você soube que a Microsoft me forneceu os programas? Lendo no próprio post. Essa questão dos juízes foi um falso escândalo criado para vender jornais. Os juízes foram convidados a trabalhar em um congresso em um final de semana pelos organizadores do Congresso, não pela Amil. Pelo fim de semana de trabalho (em COngresso você tem que trocar seu lazer por reuniões, seminários, discussões, sabia?) tiveram o direito de levar as esposas, convidadas pelo Congresso, não pela Amil. Virou escândalo por pura manipulação de uma ética gelatinosa da cobertura.

  6. Não há como trocar o Latex
    Não há como trocar o Latex pelo Word. Digo isso, não pq não gosto da Microsoft (rss), mas pq o Tex é realmente é muito mais eficiente. Claro, no início ele apresenta uma difícil usabilidade, mas depois compensa. Os recursos dele de bibliografia, sumário, hifenização, espaçamento, disposição de texto é bem superior aos Word da vida, além de que geram documentos em PDF, PS, entre outros. Serve para artigos técnicos, como também para documentos normais (inclusive livros, Nassif). Certamente, vale a pena o empenho de aprender a usá-lo 😉

  7. Rapaz eu não troco meu Mac OS
    Rapaz eu não troco meu Mac OS X por nada nesse mundo!
    E olha que meu note é um G3 de 5 anos rodando a última versão do OS, o Tiger.
    E o Vista ainda “copiou” vários programas e funções do Mac OS X.
    Infelizmente o único jeito para a maioria dos brasileiros ter um Mac é adquirir um usado ou sendo “das elite”.
    Bem eu adquiri o meu usado e não troco ele por PC nenhum.

  8. O Celso, como vc acha que os
    O Celso, como vc acha que os jornalista da Info Exame por exemplo, avaliam os produtos que saem na revista? As empresas de softwares e hardware, lhe enviam os produtos de graça, isso é a pratica mais normal do mundo. Não pense que eles vão lá nas lojas e compram tudo, não é assim que funciona. Ou vc acha que a Quatro Rodas, compra uma BMW por semana pra fazer a avaliação. E todos são jornalistas. Imparcialidade pra certo lado, não está no fato de tudo vir de graça, mas no carater da pessoa-jornalista, uai.

  9. Nassif

    Falando em Linux, o
    Nassif

    Falando em Linux, o problema dele ainda é ser pouco intuitivo e ainda tambem ser para poucos usuarios que não conhecem os seus comandos. Se o pessoal do Linux tivesse simplesmente clonado os comandos de operação semelhantes aos usados pela Microsoft, hoje seria um osso duro para o Bill Gates e não estaria confinado simplesmente nas grandes empresas. Quanto ao windows XP aindas temos que aturar as terriveis falhas de segurança, principalmente no outlook e explorer que são os programas mais vuneraveis da MS.
    Tambem, recomendo como otima alternativa o programa Sygate firewall que alem de ser freeware é mais simples de ser configurado. O Thunderbird realmente com o tempo precisa ser compactado.

  10. Caro Nassif:

    A edição de
    Caro Nassif:

    A edição de fevereiro da revista Info da Editora Abril faz uma avaliação do Office 2007. Parece mesmo que o pacote melhorou muito em usabilidade, e deve atrair muito mais os usuários do que o Windows Vista. Acho, entretanto, que o novo formato padrão para salvamento de arquivos vai gerar muita confusão no início. Um usuário menos avisado vai salvar um arquivo do Word no formato padrão, docx, vai enviar para um amigo que só tem versões anteriores do Office, e este não vai conseguir abrir o arquivo. É recomendável que todos continuem salvando os arquivos no formato anterior.
    A Microsoft já tem disponível para Download um plugin que, ao ser instalado, permite que as versões anteriores leiam e salvem arquivos nos formatos do Office 2007. Contudo, já li na internet que o plugin não converte corretamente arquivos antigos para o formato novo.
    Ná página 62 da Info eles dão alguns valores de preços de algumas versões. A mais barata, a Home & Student (Word, Excel e OneNote) sai por 399 reais. A Professional (Word, Excel, Power Point, Outlook, Acess e Publisher) sai por 1599 reais. Tanto o valor mais baixo, quanto o valor mais altos são incompatíveis com a realidade da maioria dos atuais e futuros usuários domésticos brasileiros. Um computador básico, com o XP e o Office mais simples não sairia por menos de 2500 reais. Totalmente fora das possibilidades do assalariado médio brasileiro.
    O OpenOffice executa muito bem a maioria dos recursos do Office, é uma alternativa,mas o visual do OpenOffice é feio, o do Office, lindo. Esse caldo todo acaba sendo um incentivo muito grande ao uso pelo usuário doméstico de softwares piratas. Ainda bem que descobri as maravilhas do mundo Linux a tempo.

  11. Tanto o Latex quanto o Lyx
    Tanto o Latex quanto o Lyx funcionam em Windows. O pacote mais popular do Latex para o Windows é o Miktex. O Lyx também roda em Windows.

  12. Nassif, você me perguntou se
    Nassif, você me perguntou se o Calendário do Thunderbird sincroniza com a secretária. Quando fui testar a extensão, percebi que, como eu havia instalado o Thunderbird 2 beta 2 (há louco para tudo), esta extensão estava desabilitada porque não era compatível. Se eu descobrir algo a respeito, te mando.

  13. Felipe, é covardia a
    Felipe, é covardia a comparação. O Vista colocou um comando que permite disponibilizar as janelas de forma diagonal e fazer uma espécie de carroussel com elas. O que a minha mulher faz no MacOs é vinte vezes mais funcional, elegante e eficiente. É como comparar o Sukhoi (avião de caça russo) com os Mirage dos anos 70.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador