Toneleros e a vó Martha

Já contei uma vez, mas não resisto a recontar.

Depois do atentado da Rua Toneleros (em que a última pessoa que cumprimentou Carlos Lacerda, quando saiu do Colégio Marista, foi meu ex-professor irmão José Gregório), a primeira coisa que Lacerda fez foi telefonar para minha avó Martha, em Poços de Caldas.

Interurbano naqueles tempos demorava. Ligou para o 795 (não sei nem o telefone atual de casa mas lembro os telefones da família na época) e disse que devia sua vida a minha avó. Mais especificamente, ao Salmo 90 com que ela o presenteou, e que ele guardou na carteira até a morte.

Na biografia sobre ele, escrita pelo Cláudio Lacerda, atribui-se o presente do Salmo 90 erroneamente a um tal de Monsenhor Mesquita, de Minas. Talvez pelo fato da casa do meu avô ficar em cima da Farmácia Central, do meu pai, e dos Doces Mesquita, do meu tio.

PS — Até os 14 anos meu apelido era Lacerdinha. Depois, desvirtuei.

Luis Nassif

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif,
    Se você era
    Nassif,
    Se você era Lacerdinha (pelo episódio, perfeitamente entendível), eu era fã ardoroso do Amaral Netto, o Repórter, mas sem nenhum motivo honroso como o seu. Eram apenas as imagens do Brasil, dos aviões e dos quartéis que ele visitava que me fascinavam.

  2. Seu Issa Sarraf, meu avô e
    Seu Issa Sarraf, meu avô e ídolo era presidente do Clube da Lanterna de Poços de Caldas, veja só. Agora, Amaral Neto? Aí não.

  3. Maravilhoso, Nassif. Espero
    Maravilhoso, Nassif. Espero que não tenhas levado a mal a brincadeira que fiz. Só coisas sérias, também não dá, né? Não respondas. Já sei.

  4. Falando em Carlos Lacerda,
    Falando em Carlos Lacerda, outro dia estava em uma livraria e vi à venda sua biografia “Carlos Lacerda – A Vida de um Lutador”(em dois volumes), de autoria de um brasilianista americano, John Dulles.

    Como gosto de história, biografias, e o Carlos Lacerda é um personagem altamente controverso, interessei-me. Você conhece esta biografia que citei? Recomenda?

  5. Não, não desvirtuou-se. ao
    Não, não desvirtuou-se. ao contrário, ganhou virtudes… deixou de lado a estrada do udenismo e trilhou caminhos outros. parabéns!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador