Uma doença chamada Corinthians

Só pode ser praga, compulsão, obsessão. Algo que chega pelo ar como pólen das flores em pulmões asmáticos, como a poeira dos carros, como a fumaça das queimadas, e vai tomando conta de tudo.

Só isso explica essa obsessão chamada Corinthians, de, em uma casa onde mal se fala em futebol, com um pai sãopaulino não militante, uma mãe corinthiana light, a filha de oito anos colocar no seu MSN o seguinte lema:

“Sou Corinthiana quando perde ou quando ganha Hey (Bibi)”.

Luis Nassif

55 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lá no sul de Minas, nos anos
    Lá no sul de Minas, nos anos 50 e 60 não havia muito contato com o futebol mineiro. Meu pai pegou a fase do Cafunga e virou Atleticano em Minas. Eu peguei a fase do Tostão, Dirceu Lopes, Zé Carlos, Natal, Piazza e Evaldo e virei cruzeirense.

  2. A mãe, hoje uma senhora
    A mãe, hoje uma senhora casada, não mais ousa fazer o que cometia quando solteira: vir de Ribeirão engrossar a grossa torcida da Fiel.

  3. Nassif é por esta e outras
    Nassif é por esta e outras que sou cruzeirense. Torço para um time que não pretende ganhar tudo. Quer ganhar o que for possível jogando bonito. O importante é ser feliz. Não precisa ganhar tudo para ser feliz. Agora, quando se é feliz acaba ganhando mais do que perdendo. No último domingo perdemos uma partida (havia 02 anos que o adversário não ganhava uma partida), mas no final do campeonato acredito que seremos campeões mais uma vez.

  4. E eu nem tenho mais as raízes
    E eu nem tenho mais as raízes poçoscaldenses para sonhar com uma filha torcedora da “veterana”, a Associação Atlética Caldense, “um clube, um orgulho, uma tradição” (lema criado pelo meu pai).

  5. A grande vantagem do São
    A grande vantagem do São Paulo perante os outros times é uma só: a diretoria dá tempo para o técnico realizar seu trabalho. Telê Santana, foi treinador por quase 5 anos. Deu no que deu.

  6. A Bibi está aqui ao meu lado
    A Bibi está aqui ao meu lado ditando:

    ” Papai, você não tem coração, já que torce para o São Paulo. O Corínthians é MUITO melhor!”

    Eu digo que você tem é sorte, pois pelo menos uma fllha o acompanha na torcida. E prossegue a Bibi:

    ” A Dodó também não tem coração, como o papai”

    E a Dodó, coerente como ela só, teima que seu time é o São Paulo, apesar da militância da irmã mais velha.

    Eu acho que bom mesmo é só o CORINGÃO! Desde bebezinha, quando dava saltos antes os urros do meu velho pai: GOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLL!

    É o bom e velho coração de corinthiano, que sofre, chora, mas não esmorece em seu amor!

  7. Caro Nassif, comentadores,
    Caro Nassif, comentadores, boa noite.

    Há tempos me libertei da carga de ser torcedor de futebol. Quando começou a campear a violência desbragada, com gente se matando por tal causa, o desprezo ao torcedor, a glória da bancada da bola (bola aqui nos diversos sentidos) resolvi me aposentar como torcedor.

    Porém, continuo a gostar de ver um bom jogo e, na condição de apreciador, por exemplo, logo percebi que a super seleção da última copa não tinha condições para ir muito longe, a glória tinha subido à cabeça até do autor de “Como montar uma equipe vencedora”, só não perceberam os torcedores e o intragável Galvão…

    Por outro lado, é gratificante ver um menino capaz de loucuras com competência ímpar, como o gaúcho Pato.

    Mas, por falar em Corinthians, outro dia recebi uma mensagem interessante. Se a Bibi tiver muita sorte, quem sabe ela ainda consiga ver o Corinthians entre os quinze, assim, como me mandaram.

  8. Carissímo pai da Bibi,
    Pra
    Carissímo pai da Bibi,
    Pra começar, parabéns!
    Esta sua menina é mesmo do balaco-baco!
    Só times tão popolares quanto o Corinthians, da Bibi, e o meu Bahia são capazes de inflamar tão cândida criatura, – a Bibi -, amantes de times do quilate dos citados podem padecer de tudo, menos falta de emoção. que me perdõem os torcedores de outros times. Nós, corinthianos, flamenguistas, tricolores da boa terra, atleticanos, vascaínos e outros muito poucos, não torcemos, nós amamos. Essa é a nossa grande diferença.
    Luís, transmita caloroso abraço a minha novissíma sobrinha.

  9. Herberth, sou que nem aquele
    Herberth, sou que nem aquele rapaz que teve um caso com a Jennifer O’Neil no filme “Verão de 42”. Depois de conhecer a glória, com 15 anos, torcendo para Tostão, Dirceu Lopes, Piazza, Zé Carlos, Natal, não dá mais para ser feliz.

  10. De um São Paulino inteligente
    De um São Paulino inteligente e uma mãe light só poderia sair uma belezinha dessas.
    Certamente o seu gosto musical também a irá influenciar, e juntando MPB e Corinthians – tudo a ver- ele será muito feliz

  11. Muito boa essa Nassif…
    Muito boa essa Nassif… Gostei do post…! Em meio a tantas coisas que temos visto na mídia, bom mesmo é poder rir um pouco de vez em quando… o comentário da Lu sobre o marido corintiano foi demais… merecia virar um post hehehe…!
    Um abraço!
    Marcos – BliGdoWeNdt.

  12. Oi Nassif
    Realmente sua filha
    Oi Nassif
    Realmente sua filha sofre de uma doença séria e perigosa, mas com os avanços da medicina são-paulina (que tem permitido títulos e mais títulos) logo logo ela estará curada.
    Um abraço

  13. Até o Citadini
    Até o Citadini apareceu.
    Daqui a pouco o Lula vem dar uns pitacos …
    Aliás, quanto ao Lula, muitas coisas podm ser ditas a respeio dele, mas não que ele não torce pelo time certo.

  14. Meu caro Nassif,parabens pela
    Meu caro Nassif,parabens pela confissão(eu já sabia)de que torce,embora não seja militante pelo maior clube do Brasil,porem lamento dizer-lhe que ninguem nasce torcendo para clube nenhum,por isso a falha pela BIBI,ter caído no pecado de virar corinthiana,é sua,ou foi pela influencia,mesmo light da sua esposa.Que pena! Saudações tricolores! Raí.

  15. Nassif, meu pai é
    Nassif, meu pai é botafoguense doente. Desde pequeno ele me vestia com o uniforme completo do Botafogo… Tenho fotos minhas com 3 anos de idade já usando o uniforme.
    Ele me colocava no ombro e, ao chegar perto de um amigo, perguntava: “– Qual o nome do timão?”

    Ao que eu respondia: “Mengão”, com uma pronúncia ainda difícil de compreender.

    Então, quero dizer que existe cura para sua filha. Ela pode conhecer o Flamengo e tornar-se feliz, assim como eu!

  16. Nassif, sua filha é prova
    Nassif, sua filha é prova viva da evolução da espécie. Sugiro que na aba “minhas músicas”, em homenagem a ela, você inclua canções do raro e imortal álbum do Doutor Sócrates. Lembra? “peguei um ita no norte, e vim pro Rio morar…” Coisa linda…

  17. Nassif

    Nao é facil ser
    Nassif

    Nao é facil ser corinthias ! Ainda bem que sou botafoguense, nascido no mesmo bairro e meu filho desde pequeno sem pensar aceitou esta nobre missao de tambem ser glorioso por livre espontanea pressão.

  18. Para Lu Dias, ô mulher, deixa
    Para Lu Dias, ô mulher, deixa o marido curtir seu time. Vai um dia com ele ver a massa no estádio sacudir as camisas ao ar e abraçar o desconhecido ao lado, após o gol de placa. Você vai se deliciar ou morrer de rir.

  19. Nassif, mostre a sua filha
    Nassif, mostre a sua filha alguns lances do Ademir da Guia. Elegância! Como es pai elegante, quem sabe ela mude de time tantas vezes quanto você. Agora, aquele time do Cruzeiro (Tostão, Dirceu Lopes, Zé Carlos, Natal, Piazza e Evaldo) Vale tanto quanto um Ademir da Guia. Dirceu Lopes era um cracaço, mas nunca mereceu o destaque devido. Tostão, inteligência torneada.
    Desculpe-me a brincadeira. É que sou palmeirense de avô. Faz tempo.

  20. Que falta de sorte ela ter um
    Que falta de sorte ela ter um pai sãopaulino…rsrsrsrsrsrs
    Mas um dia ela vai ser corinthiana light.
    Com certeza ! Acho que é algum sentimento escondido no coração e é ele que escolhe prá quem vamos torcer…rsrsrsrs.
    Em tempo: fala pra Bibi ler o blog do Torero que pelo menos ela vai se divertir muito com os textos dele.
    Abraço

  21. Salve, Bibi!
    Menina de
    Salve, Bibi!
    Menina de opinião e bom gosto.
    Da Fiel.
    Bom mesmo é ter um pai que não interfere na sua escolha (ou terá ele falhado miseravelmente? Na opinião dele, claro!)

  22. Nassif, a mensagem pode ser
    Nassif, a mensagem pode ser inadequada para este post ou qualquer outro. Escolhi este pela ternura revelada pela filha. Tenho duas e sei como é. Então vamos lá: Estava ainda há pouco na janela do meu escritório. Movimento de janeiro fraco. Fumava um cigarro. Não diga nada. Sei que não é bom. Um amigo fumante revelou-me há muito tempo que “fumante é sem vergonha e ex-fumante (não fumante), um chato). De volta à janela. Observo: três funcionários entram na cabine de um caminhãozinho de transportadora. O carona, da direita, bate a porta. Ouço o barulho de não fechou direito. Abre de novo, bate e outra vez barulho de não fechou, igualzinho. O Carona do meio estende o braço e bate com força a porta: poft. Barulho de que fechou.
    Nesse exato momento volta-me à memória uma encucação: [alguém enviou mensagem a você perguntando se era gago. Você interagiu: “Sou gago e vesgo”]. Foi isso? Por que a lembrança me incômoda. O que teria a ver o barulho da porta que não fechou direito ou fechou, com sua resposta? Ah, sim. Tenho um péssimo ouvido musical. Sou incapaz de dedilhar qualquer instrumento. Para consolo meu, compreendi que jamais tocaria um cavaquinho, mas seria capaz de distinguir a beleza de uma melodia e o ritmo (difere daquele do ouvido) contagiante de um poema sagaz. Bendita porta. Já não vou mais me incomodar com a mensagem que o cutucou.
    Foi preciso ouvir a batida da porta para entender sua resposta à mensagem inconveniente. Nassif, se você é gago e vesgo, eu sou péssimo de ouvido e lerdo para reagir. E, ainda por cima, assumo um pecado capital: Tenho inveja do seu cavaquinho.

  23. Quem disse que não existe
    Quem disse que não existe corintiano light? Sou mais que isso! Sou o corintiano mais relapso deste mundo! Cheguei até a perder finais de campeonato do Timão, por não saber que ele iria jogar naquele dia. Além do mais, só fui descobrir para qual time meus filhos torciam quando já eram adolescentes. E pra ver como é a natureza humana… sem repressão, sem interferência de um pai fanático, todos seguiram o curso normal da vida e se tornaram pessoas normais, ou seja, corintianos. Essa é o caminho natural da Humanidade. O resto, são desvios de comportamento.

  24. Nassif.
    Tenho orgulho de ser
    Nassif.
    Tenho orgulho de ser Corinthiano e Sofredor, mesmo que o clube seja administrado por anarquistas. A paixão, entretanto, não me leva a perdoar os erros desses pretensos “dirigentes” e outros aproveitadores que utilizam-se do Timão em causa própria.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador