BMW do Brasil e Subaru convocam veículos para recall

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Imagens: Reprodução

Jornal GGN – As empresas automobilísticas BMW do Brasil e Subaru comunicaram na sexta-feira passada, 14 de outubro, chamados de recalls convocando os proprietários das motos modelos G650 GS e G650 GS Sertão e dos veículos Legacy 2.0 Sedan, Legacy 2.5 GT e Outback, à comparecerem em suas respectivas concessionárias para a realização de reparos nos produtos. O Pronco-SP destaca a importância de o consumidor atender ao chamado, já que o recall só é realizado quando o produto apresenta defeitos que colocam a saúde e segurança do usuário em risco.

As motocicletas, da BMW do Brasil, selecionadas para reparo foram fabricadas entre março de 2013 e outubro de 2015, sendo elas do modelo G 650 GS Sertão, com os chassis finais (não sequenciais) de Z386206 a Z386225 e do modelo G 650 GS, com os chassis finais (não sequenciais) de Z085641 a Z599188.

Segundo a fabricante, foi detectada uma falha de funcionamento no software responsável pelo gerenciamento do motor, que pode causar mau posicionamento da marcha lenta e, em determinados casos, levar o desligamento inesperado do motor, ocasionando ao usuário danos físicos e matérias. Para a atualização do software, o consumidor deve agendar, a partir do dia 28 de novembro, o reparo junto a uma concessionária da marca.

Já a Subaru e a Caoa Montadora convocam os donos dos veículos modelo Legacy 2.0 Sedan (2010 a 2011), com chassis (não sequenciais) de AG002878 a BG024886 e do modelo Legacy 2.5 GT (2010 a 2011), com chassis (não sequenciais) de AG002878 a BG024886, ambos fabricados entre agosto de 2009 e julho de 2011. Além do modelo Outback 3.6 (2010 a 2013), fabricado entre agosto de 2009 e abril de 2013, com chassis (não sequenciais) de AG005338 a DG160640

Neste caso, as impressas informam que houve um processo inadequado de fabricação na tampa frontal inferior do motor do limpador de para-brisa, que pode ocasionar uma interferência entre a junta de articulação do relé e a engrenagem sem fim. Com isso, caso haja uma obstrução na área do para-brisa quando o limpador for desligado, o mesmo poderá não permanecer em sua posição de repouso.

Nestas condições, os braços do limpador serão forçados a retornarem à sua posição normal de repouso, mantendo uma alimentação elétrica contínua nos contatos do relé do sistema, levando a um possível superaquecimento, representando um alto risco de incêndio, ameaçando a segurança dos ocupantes do veículo.

Este reparo só será agendado a partir do dia 10 de dezembro. A Subaru orienta que os motoristas dos veículos envolvidos observem qualquer indício de irregularidade do componente em questão. Em casos positivos o proprietário é aconcelhado a dirigir-se, imediatamente, a uma concessionária da marca.

A Lei

O artigo 10, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), determina obrigatório o comunicado dos produtos ou serviços colocados em mercado que apresentem defeitos ameaçadores a saúde e segurança do consumidor. Tal informação deve ser dada por meio de panfletos ou pela mídia (TV, Rádio, Jornais, Sites, etc.).

O proprietário do produto em questão também deve ficar atento ao comprovante de que o serviço foi efetuado, já que documento deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso o produto tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Ainda, conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Um levantamento do Procon-SP, feito este ano, destaca o baixo índice de eficácia entre as campanhas de recall. O dado mostra que o brasileiro da pouca importância aos chamados, realizados somente em casos que os defeitos apresentam algum tipo de risco ao consumidor. Para ler mais sobre isso clique (aqui).

Confira a baixo dados dos produtos citados na matéria e informações para agendamento de recall:

Recall BMW – Produtos:

Modelo G 650 GS Sertão chassis com finais (não sequenciais) de Z386206 a Z386225

Modelo G 650 GS chassis com finais (não sequenciais) de Z085641 a Z599188

Para agendamento e mais informações, entre em contato pelo telefone 0800 707 3578, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, ou pelo site www.bmw-motorrad.com.br

Recall Subaru – Produtos:

Modelo Legacy 2.0 Sedan ano/modelo 2010 a 2011 fabricação 1/8/09 a 29/6/11 chassis (não sequenciais) AG002878 a BG024886

Modelo Legacy 2.5 GT ano/modelo 2010 a 2011 fabricação 1/8/09 a 29/6/11 chassis (não sequenciais) AG002878 a BG024886

Modelo Outback 3.6 ano/modelo 2010 a 2013 fabricação 1/8/09 a 22/4/13 chassis (não sequenciais) AG005338 a DG160640

Para mais informações, ligue para o telefone 0800 770 2011, ou entre no site www.subaru.com.br/recalls-subaru

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador