Receita nominal do setor de serviços avança 4,5% em agosto

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – O setor de serviços registrou um crescimento nominal de 4,5% em agosto na comparação com igual mês do ano anterior, ficando abaixo das taxas observadas em julho (4,6%) e junho (5,8%), segundo levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este resultado é o menor desde o início da série, iniciada em janeiro de 2012. Com isso, o crescimento nominal acumulado no ano e o acumulado em 12 meses chegaram a 6,7% e 7,4% respectivamente, também as menores taxas na série.

O resultado de 1,7% registrado nos Serviços de Informação e comunicação (inferior às variações de 2,1% de julho e 5,7% de junho) combinado com o resultado de 3,2%, registrado nos Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (inferior às variações de 4,6% de julho e 4,7% de junho) foram os fatores que contribuíram para que o resultado do mês de agosto se situasse em um patamar inferior aos dos meses anteriores.

Os Serviços de informação e comunicação, atividade de maior peso na estrutura de formação da taxa global da PMS (35,7%), registraram queda na composição relativa da taxa global, passando de 15,2% em julho para 13,3% em agosto. Da mesma forma, os Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, com peso de 30,7%, reduziu sua participação relativa de 32,6% para 22,2%.

Já os serviços prestados às famílias registraram no Brasil variação de 9% em agosto sobre igual mês do ano anterior, superior à taxa de julho (5,4%) e inferior à de junho (11,1%). No que tange às taxas acumuladas, os resultados foram de 10,4% no ano e nos últimos 12 meses. As atividades que compõem este segmento apresentaram os seguintes resultados: 9,7% em alojamento e alimentação e 4,4% em outros serviços prestados às famílias. Em termos relativos, as empresas prestadoras deste tipo de serviço contribuíram com 13,3% e, em termos absolutos, com 0,6 ponto percentual, para a composição do índice geral.

O segmento outros serviços apresentou taxa de crescimento de 10,6%, superior às variações de julho (8,3%) e junho (1,1%). Nos acumulados dos oito meses do ano e dos últimos 12 meses suas taxas alcançaram, respectivamente, 6,5% e 7,0%. O segmento contribuiu, em termos absolutos, com 0,7 ponto percentual e 15,6%, em termos relativos, para a composição do índice geral.

Das 27 unidades da Federação, 23 tiveram aumento na receita nominal dos serviços, com destaque para Distrito Federal (13,2%), Acre (11,2%) e Tocantins e Rondônia (ambas com 8,2%). Os quatro estados com queda foram Amapá (-3,9%), Piauí (-2,0%), Mato Grosso do Sul (-1,2%) e Espírito Santo (-0,6%).

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador