Setor de serviços tem queda de 4,8% em setembro

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – O volume do setor de serviços no Brasil fechou o mês de setembro com um recuo de 4,8% em relação ao visto no ano anterior, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esta foi a maior queda da série iniciada em 2012, mantendo a sequência de resultados negativos no ano, com exceção do avanço de 2,3% visto em março de 2015. A taxa acumulada no ano ficou em -2,8% e a dos 12 meses, em -1,8%.

Todos os segmentos do setor tiveram quedas: no período, o segmento de Serviços prestados às famílias apresentou uma retração de 6,7% no volume de serviços em setembro sobre igual mês do ano anterior, contra -8,2% de agosto e -1,9% de julho, mantendo a série constante de variações negativas de volume a partir de maio de 2014. A variação acumulada no ano ficou em -5,0% e, em 12 meses, -4,5%.

De acordo com o levantamento, a redução do poder aquisitivo da população ocupada em relação a setembro de 2014 (recuos de 4,3% no rendimento médio real habitual e de 6,1% na massa de rendimento médio real habitual, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE) combinado com a variação de preços do item “alimentação fora do domicílio” acima da média global do IPCA de setembro, contribuíram para que o volume dos Serviços prestados às famílias recuasse 6,7%.

O volume dos Serviços de informação e comunicação teve variação de -0,7% em setembro, em relação a igual mês do ano anterior, contra 0,2% de agosto e -0,2% de julho. A variação acumulada no ano ficou em 1% e em 12 meses, 1,3%. Já os serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) tiveram variação de -0,9% em volume, com destaque para Telecomunicações (-2,4%) e Serviços de tecnologia da informação (4,7%). O volume dos Serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias cresceu 0,8% frente à igual mês do ano anterior.

O volume de Serviços profissionais, administrativos e complementares recuou (-8,1%) em setembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior, contra quedas de 5,1% em agosto e de 3,9% em julho. A variação acumulada no ano ficou em -3,1% e em 12 meses, em -1,9%. Os Serviços técnico-profissionais recuaram 16% em volume, principalmente devido à retração nos Serviços de arquitetura e engenharia. Já os Serviços administrativos e complementares caíram 5,3%.

O volume dos Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio recuou 6,4% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em agosto e julho, o segmento recuava 4,3% e 8,5%, respectivamente. A variação de volume acumulada no ano ficou em -5,7% e, em 12 meses, em -4%. O volume de Outros serviços teve variação de -9,9% em setembro, contra -12,6% em agosto e -8,9% em julho. A variação acumulada no ano ficou em -8,4% e em 12 meses, -6,6%.

As Atividades turísticas recuaram 3,3% em setembro, em relação a setembro de 2014, contra crescimento de 0,1% em agosto e decréscimo de 5,7% em julho. O acumulado no ano ficou em -2,5% e o dos 12 meses, em -2,2%. 

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador