PagCom cria sistema para vendas com cartão via celular

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
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Jornal GGN – Cartões de crédito ou débito são os meios de pagamento que mais crescem atualmente, com 75% dos brasileiros firmes na utilização do plástico, segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). Com chances de ainda crescer mais, vendedores autônomos e prestadores de serviços precisam encontrar meios para utilização de cartões por parte de seus clientes. É uma forma de não perder negócios e mesmo alavancar o crescimento.

Gabriel Abdalla, sócio da PagCom, empresa que trabalha no desenvolvimento de soluções para pagamentos móveis, explica o produto, e como o autônomo pode se beneficiar. Em primeiro lugar, a empresa oferece três tipos de serviços. O primeiro é apenas o aplicativo, em que se paga uma taxa fixa mensal de R$ 9,90 após credenciamento, então recebe código de ativação e baixa no celular ou smartphone. Na hora da cobrança é só digitar os dados e enviar. Esta solução vale para cartão de crédito.

O outro produto envolve um dispositivo pequeno conectado pela entrada de fone de ouvido. Paga-se, também, R$ 9,90 por mês. Na cobrança é só passar o cartão, o leitor identifica, criptografa e envia, os dados não são armazenados.  Depois disso é feito o processamento e também é utilizado para cartão de crédito. A empresa oferece, ainda, impressora de bolso para que possa ser feito o recibo de venda (não confundir com nota fiscal, que é outro departamento).

Depois de três meses ativo, o interessado pode contratar a solução para débito e crédito. Neste caso na hora da cobrança o cartão é passado, o cliente digita a senha e faz a transação. A mensalidade é de R$ 35,90. Administradoras de cartão de crédito e débito cobram de quem recebe (o vendedor ou prestador de serviço) uma percentagem sobre cada transação. No caso do crédito ela vai de 3,75% a 7%; e o débito Vaira entre 2% e 3%.

Os produtos da PagCom aceitam os cartões de bandeiras Visa, MasterCard, American Express e Diner’s Club International. A segurança oferecida é grande, pois os dados são criptografados e não são armazenados, o sistema interno da empresa monitora 24 horas por dia x 7 dias por semana as transações e a cada transação os dados são enviados. Conforme declara Gabriel Abdalla, o objetivo da PagCom não é bater de frente com os grandes e sim “atender demanda dos que não conseguem pagar grandes taxas, gerando soluções”. A empresa está integrando, aos poucos, novos cartões e esta integração vai permitir, inclusive, os cartões de débito para refeições.

Custo existe, é verdade, mas é necessário que se avalie a questão da segurança. A emissão de cheques sem fundos é ainda bastante alta e é difícil, dependendo do produto ou serviço oferecido, que o cliente tenha dinheiro em espécie na carteira. É preciso que o interessado avalie seu público e tome decisões que alavanquem seu negócio, seja contratando um serviço de pagamento móvel ou não. O importante é estar antenado com o que seus clientes mais utilizam.

Como funciona

Quem se interessar deve entrar no site da PagCom (www.pagcom.net) e preencher o cadastro. Depois disso deverá pagar a filiação (R$ 9,90) e fazer o pedido. O produto será enviado. Para utilizar o aparelho é preciso baixar o aplicativo, que poderá ser utilizado com Android e iOS, fazer login com nome e senha, digitar o valor da venda, passar o cartão no leitor acoplado ao aparelho. O cliente digita o código de segurança e o CPF para concluir o pagamento e, depois disso, é enviado um comprovante da transação por SMS ou e-mail. Caso queira, é possível impressão de comprovante de venda com a impressora de bolso.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

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