A banalização da violência na esteira das manifestações

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Braga-BH

do Diário do Centro do Mundo – DCM

E se as pessoas que bateram no fotógrafo parecido com Lula encontrassem o próprio Lula?

por Kiko Nogueira

O fotógrafo Beto Novaes, que apanhou durante o protesto do dia 12 em Belo Horizonte por ser parecido com Lula, disse que nunca viu nada parecido em décadas de carreira.

Novaes contou que foi hostilizado por manifestantes desde os primeiros momentos. No início, com uma espécie de piada: “Me dá um dinheiro aí”, falavam. Em seguida, enquanto posava para fotos com uma mulher, começou a levar pontapés. Foi retirado do local antes que a situação ficasse fora de controle.

Seu relato no Estado de Minas, onde trabalha:

“Alguns falavam para eu abrir o olho, pois ali não era o meu lugar, enquanto outros pediam para tirar fotos comigo. Foi nisso que uma senhora de Brasília, que estava na manifestação, pediu para ser fotografada ao meu lado. De repente, apareceram quatro ou cinco rapazes e falaram que estava fantasiado de Lula. Mostrei meu crachá e me identifiquei, mas eles me empurraram e um deles me deu um chute nas costas, me mandando sair dali. Voltei para o carro de reportagem e em seguida fui para a Avenida Afonso Pena, onde continuei cobrindo a manifestação, mas de longe, me resguardando de novas agressões”.

É o caso de se perguntar: e se Lula, o próprio, encontrasse essas pessoas? O que aconteceria?

Um ex-ministro me confidenciou, numa entrevista, que tentaram agredi-lo enquanto andava na rua em São Paulo. Mantega saiu correndo do hospital Albert Einstein.

Repito: e se Lula encontrasse um pessoal desses, digamos, num restaurante? Você duvidaria de uma tentativa de linchamento?

O ódio campeia sem freio. O anão moral Kim Kataguiri sugere que o PT tome um tiro na cabeça. Ah, sim, é em sentido figurado. Danilo Gentili lança uma campanha: está sorteando um PlayStation para quem xingar Dilma. Etc etc.

A burrice e a raiva se retroalimentam e criam um ambiente explosivo. Veja a interessantíssima pesquisacoordenada por Pablo Ortellado, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP, e Esther Solano, professora de relações internacionais da Unifesp, com 571 pessoas na Paulista. É algo entre o patético e o horror.

  • 71% concordam que “Fabio Luis Lula da Silva, o Lulinha, é sócio da Friboi”.
  • 56% acreditam que “o Foro de São Paulo quer criar uma ditadura bolivariana no Brasil”.
  • 53% creem que “o Primeiro Comando da Capital (PCC) é um braço armado do PT”.
  • 42% acham que “o PT trouxe 50.000 haitianos para votar na Dilma nas últimas eleições”.
  • 64% pensam que “o PT quer implantar um regime comunista no Brasil”.
  • 71% não têm dúvida de que “cotas nas universidades geram mais racismo”.
  • 60,4% têm certeza de “o Bolsa-Família só financia preguiçoso”.
  • Rachel Sheherazade é a jornalista em quem mais confiam (49,5% das preferências).

Segundo o Datafolha, 41% do público tinha mais de 51 anos. Parafraseando Caetano Veloso, é essa a velharia que quer tomar o poder?

O Sindicato dos Jornalistas de MG pediu à promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual a abertura de investigação sobre a agressão sofrida por Beto Novaes. Um coordenador do movimento Vem Pra Rua declarou que o grupo é inocente. Não vai dar em nada, mais uma vez.

É absurdo alguém ainda duvidar de que a ira transbordou do mundo digital para a realidade.

Tudo em nome do republicanismo.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Com a palavra o “interprete”…

    Concede-se a palavra para o especialista em interpretação das realidades para mentes preguiçosas, Ali Kamel, o formulador e divulgador das doutrinas de construção do ódio na Rede Globo que, naturalmente, deve responder auxiliado pelos seus asseclas da própria emissora e da rede de afiliadas.

    Ressalta-se que não cabe denúncia ao MP porque evidencias demonstram que esse órgão é habitado por servidores incluidos entre o público alvo das emissões da escolinha de doutrinação do Dr. Kamel e, portanto, já estão “ajustados” e, por conseguinte, incapacitados para apreciação de matéria dessa natureza.

  2. Kim Kataguiri disse que

    Kim Kataguiri disse que reunirá sua tropa e marchará para Brasília. Postei um comentário jocoso no vídeo dele:

    Ha, ha, ha… duvido muito que este moleque consiga andar de São Paulo até Osasco. Se chegar aqui inteiro, corre o risco de ser assaltado na Autonomistas e currado na Vila dos Remédios. Ha, ha, ha…

    https://www.facebook.com/mblivre/videos/292930307497786/

    Kataguiri parece pensar que é a reencarnação do General Olympio Mourão Filho *. Ele marchará triunfante para Brasília com suas tropas a fim de democraticamente, em nome de Jesus ou de um anti-comunismo embolorado, expulsar Dilma Rousseff do Palácio do Planalto.  Só não sei como ele e sua tropa farão para iludir os sistemas de mísseis de médio alcance que acertam o alvo a 300 Km de distância entregues por Dilma Rousseff ao Exército para a defesa da capital federal.

    No fundo este moleque é apenas uma vítima ingênua. Ele promove a violência política sem saber que comete crimes dando prova em vídeo. Pode ser metido a ferros com facilidade, mas não creio que isto seja necessário. Sou defensor da anti-psiquiatria. Os loucos são menos perigosos e dão menos gasto quando ficam livres nas ruas. Ha, ha, ha…

     

    * O General Olympio Mourão Filho não tirou proveito do golpe de mão que desferiu para empossar Castelo Branco e sua quadrilha de traidores no poder. Kataguiri tem ciência deste fato?

     

     

  3. Acredito que ninguém tem

    Acredito que ninguém tem dúvidas que a burrice e agressividade desses contra PT e tudo que representa luta popular, que são capazes de matar. matam sem dó pq o ódio ao PT justificaria e não é ódio contra corrupção assim eles matariam entre eles, pq corrupção acontece quando se sonega. Desses empresários todos, quem não sonega impostos? E, para melhorar a vida deles querem acabar com direitos trabalhistas pelos quais Vargas teve de cometer o suicídio, pois se ficasse vivo seria assassinado e os direitos do povo iam para o brejo. Os mandantes iam justificar que assassinaram pq ele e família eram ladrões. Diziam isso dele diuturnamente.

  4. Então… E eu tenho lido

    Então… E eu tenho lido constamente o Nassif defender esses manifestantes.Vou indicar um livro do Saramgo pra ele (se é que ele não leu ainda): Memorial do Convento. Especialmente o capítulo onde os inquisidores queimavam os condenados em praça pública e o povo “urrava’ com o espetáculo. E lá vão para a Inquisição o padre Bartolomeu (que foge) e o pobre Baltasar que vai pra fogueira porque ousam construir o novo, simbolizado na construção da “passarola”.

  5. Acabo de ler que o advogado

    Acabo de ler que o advogado de José Dirceu já foi comunicado por vários jornalistas que seu cliente será preso ainda hoje.

    Imagine, então, José Dirceu ou seu sósia numa manifestação. Não sobraria um pedaço para DNA.

     

  6. Segundo as suaves

    Segundo as suaves apresentadoras da Globonews os protestos “pacíficos” são um espetáculo cívico da democracia (coxinha, digo eu). Só mostram famílias vestidas com camisa da CBF.

    Isso aí, as suásticas, o pedido de intervenção militar, são devidamente “editados”. Quero ver eles conseguirem esconder quando tiver um cadáver. 

    1. Não vão esconder e vão fazer

      Não vão esconder e vão fazer de tudo para culpar o PT, o PT, o PT. Lembra daquele provocador em um evento em frente a ABI, no Rio? Foi lá provocar e ainda posou de vítima.

      Até a falta de água eles têm a cra de pau de atribuir à Dilma, ora, ora.

      É o que dá ficar vendo esse mato crescer e nada fazer… Incluo aí o mundo acadêmico que se manteve completamente alienado, alienado em relação a esse ovo da serpente que foi diariemente chocado.

  7. “A burrice e a raiva se

    “A burrice e a raiva se retroalimentam e criam um ambiente explosivo. Veja a interessantíssima pesquisacoordenada por Pablo Ortellado, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP, e Esther Solano, professora de relações internacionais da Unifesp, com 571 pessoas na Paulista.

    Os destaques resumem tudo e comprovam o resultado da pesquisa de forma indesmentível.

     

  8. A escolha das palavras revela a intenção de quem fala

    Eu sempre defendi que mesmo que as pessoas mintam se você observar as palavras escolhidas para dizer o que disse fica fácil entender a real motivação e intenção da pessoa ao falar aquilo.

    Pense… Kataguiri poderia ter dito várias coisas agressivas e ofensivas, mas escolheu ” um tiro na cabeça”. Ele poderia ter dito um “tapa na cara”, um “tiro no pé”, ou qualquer outra coisa. Mas escolheu esta frase por que precisava exprimir um ódio cultivado e reprimido em uma mente confusa e delirante, que aprende (na mídia), repete (com amigos e no facebook) e depois de tanto represar ódio sem sentido e sem direção escolhe a imagem mais impactante que lhe possa parecer ( para um fã de vídeo-game nada melhor que uma cabeça explodindo sangue prá todo lado após o seu tiro certeiro). Mas ele na sua profunda ignorância esquece que aquele sangue e aquela cabeça do vídeo game não são reais como a cabeça e o sangue do Lula ou do jornalista inocente.

    Se os “líderes” se expressam construindo imagens de tal violência por que seus seguidores se importariam em olhar um crachá de alguém que “lembra o Lula”? Melhor sair batendo prá ver o sangue espirrar!!

  9. A questão é a seguinte: vai

    A questão é a seguinte: vai ficar só se lamentando nas redes sociais e blogs ou vair entrar com uma ação judicial contra os agressores? se ficar só na lamentação, me desculpe, merece…além de ser leniente..

    1. Por outro lado, se ele entrar

      Por outro lado, se ele entrar com a tal ação, logo logo veremos um tsunami de comentários aqui repetindo ad nauseam que não vai dar em nada…

  10. É o caso de se perguntar: e

    É o caso de se perguntar: e se Lula, o próprio, encontrasse essas pessoas? O que aconteceria?

    O mesmo que aconteceria com o Serra ou o FHC nas manifestações da CUT? Ou o que aconteceu com Covas que levou uma cadeirada na cabeça?

    1. Você não vê uma diferença

      Você não vê uma diferença entre um político e um cidadão comum que por acaso é fisicamente parecido com um político?

      ********************************************************************

      Não acho que o Lula correria um risco maior do que o fotógrafo. Essa canalha é covarde, e sabe que linchar um repórter tem muito menos chance de gerar repercussão do que linchar um ex-presidente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador