A oposição de bengala, por Ricardo Melo

Da Folha de S. Paulo

A oposição de bengala

Por Ricardo Melo

Teve ares de tragicomédia a manifestação de sábado (1º) na avenida Paulista, em São Paulo. Seus objetivos democráticos foram resumidos nas faixas exibidas. “Impugnação ou intervenção militar”; “A maior fraude da história”; “Impeachment já”. Hoje transformado em cordeiro devidamente emasculado, um artista exigia aos brados uma recontagem de votos. Que o ato tenha ocorrido na véspera do Dia de Finados compõe uma daquelas coincidências autoexplicativas.

Assiste-se a um espetáculo curioso desde a eleição. É como se Dilma Rousseff não tivesse ganho. Na ausência de votos, setores da oposição parecem levar a sério o mantra de Carlos Lacerda, transformado em estribilho pelas viúvas do golpismo. O político sugestivamente apelidado de corvo dizia mais ou menos isso a adversários: “Não pode ser candidato; se for candidato, não pode se eleger; se for eleito, não pode tomar posse; se tomar posse, não pode governar”.

Descontada a falta de originalidade –nada como o passado quatro estrelas–, a coreografia dos derrotados é sugestiva. O pedido de recontagem de votos feito pelo PSDB nem sequer merece comentários. Demonstrassem os tucanos tanta celeridade para investigar seus próprios e verdadeiros esqueletos, certamente o país já estaria melhor.

A outra “novidade” é a articulação para desencavar uma emenda estacionada na Câmara desde 2006 sobre a aposentadoria de ministros do Supremo Tribunal Federal, a “PEC da bengala”. Pela regra atual, a idade limite para o cargo é de 70 anos. Feitas as contas, de repente, não mais que de repente (com oito anos de atraso!), a oposição “descobriu” que o governo Dilma terá a chance de nomear cinco novos ministros da corte.

Ponha-se de lado a acusação implícita de que o Planalto pretende domesticar o Judiciário. Isso seria baixaria, e a turma fraca de urna é incapaz de crítica tão vil… Esqueça-se também que o Supremo protagonizou no dito mensalão episódios de envergonhar figuras como Sobral Pinto e mesmo Tancredo Neves, caso ainda vivos. Detalhe: vários ministros indicados pelo próprio governo petista endossaram condenações de réus na AP 470.

Fica evidente a vontade de fatias oposicionistas de achar qualquer atalho para concretizar o rito lacerdista. Sorte que vivemos outra conjuntura, o povo não é bobo e falta aos candidatos a golpista alguém com a esperteza de um Lacerda. Por mais que tente ocupar espaço parecido e vender gato por lebre, Aécio Neves sai como um dos grandes perdedores. Derrotado em seus dois estados do coração –Minas Gerais e Rio, não necessariamente nesta ordem– e humilhado mesmo em Pernambuco de Eduardo Campos, foi salvo de um vexame maior, olha só, pelo volume morto de Alckmin. Num partido de caciques emplumados, é fácil enxergar quem triunfou na oposição.

Em benefício da dúvida, recomenda-se esperar a poeira baixar antes de prognósticos definitivos. O novo mandato de Dilma Rousseff promete uma luta ainda mais renhida pelo poder. A seu favor, o PT tem a vitória indiscutível nas urnas e uma série de realizações no campo social. Contra o partido, há as dificuldades econômicas reconhecidas por todos, um Congresso sempre cheio de surpresas e fraturas internas que cobram uma dedetização profunda baseada na Justiça. Nada impossível de superar, bem entendido. Desde que a luz do dia ilumine as sombras de negociatas com as elites de plantão.

Ricardo Melo, 59, é jornalista. Na Folha, foi editor de ‘Opinião’, editor da ‘Primeira Página’, editor-adjunto de ‘Mundo’, secretário-assistente de Redação e produtor-executivo do ‘TV Folha’, entre outras funções. Também foi chefe de Redação do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), editor-chefe do ‘Diário de S. Paulo’, do ‘Jornal da Band’ e do ‘Jornal da Globo’. Na juventude, foi um dos principais dirigentes do movimento estudantil ‘Liberdade e Luta’ (‘Libelu’), de orientação trotskista.

Redação

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que os “liderados” pelo

    Será que os “liderados” pelo ex-músico sabem que ele relata em sua autobiografia que participou de tiroteio contra a polícia  ao lado de traficantes? Será que algum dos ratinhos que estão seguindo este flautista continuaram seguindo-o se tivessem lido a autobiografia do homem?

    1. O outro cordeiro

         “E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses. E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (

  2. Como é mesmo aquela máxima,

    Como é mesmo aquela máxima, daquele senhor barbudo – cujo principal livro muita gente pensa que se chama O Comunismo, mas se chama O Capital, e ainda, poucos leram –  “A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”.

    Pois é, essa manifestação de cerca de mil aloprados no último sábado na Av. Paulista deixou-me essa sensação.

    Será possível tanta ignorância?! Ou tanta má fé?!

    Os elementos do golpe de 1964 estão presentes, ainda que em pequenas frações.

    Temos uma imprensa golpista. Temos uma oposição oportunista e mais, aquela parcela da sociedade cujo paradigma de sucesso é a frase de Danuza Leão: “Ir a Nova York já teve sua graça, mas, agora, o porteiro do prédio também pode ir, então qual a graça?”, versão do 3º. Milênio da TFP.

    Já temos até um novo Lacerda, o deputado federal Eduardo Cunha.

    Só espero que os militares não persistam no erro de ontem e o transformem numa burrice.

  3. Cuidado com as BENGALADAS….

    Cuidado com bengaladas… da última vez terminou mal galera…eheheheheheheheheh…deu foi CADEIA…

     

    Agora, sério. VÃO PRA CASA meu povo!!!!!!!! Deixem o “trabalho sujo” para o PMDB e os “aliados” da senhora Russeff. Tarda não e o serviço tá feito…

  4. Bons tempos do “Fora FHC”…

    Bons tempos do “Fora FHC”… aquilo sim era democracia… com multidões de até 1.500 pessoas… e não somente 1.000

    1. Mas alguém pedia intervenção

      Mas alguém pedia intervenção militar? Vcs não aprenderam a perder. Enquanto a Oposição acrditar em coisas como bolivarianismo o PT vai nadar de braçadas.

  5. TCHAU LOBÃO!!!


    Que vergonha esse Lobão hein??!!

    Não é à toa que ele é amigo de um tal Cláudio Tognolli, que também enganou muita gente por aí fingindo-se “repórter investigativo”.

    Vai embora cara!!! Voce não quer o Brasil e o Brasil não vai sentir saudades de voce.

    1. Tognolli é da safra dos pit

      Tognolli é da safra dos pit bulls da folha, um daqueles que

      queria ter nascisdo em Londres.Ruim demais, é da geração

      que não precisou ouvir música prá falar da mesma. Deu

      aulas na FMU  pelo que sei.

  6.  Eu estava prestes a assinar

     Eu estava prestes a assinar um destes abaixo assinados da internet a favor da liberação da maconha.

    Mas graças ao Lobão, vi o resultado de quem faz uso desta droga. Começa a excretar pela boca.

     Como diriam os afeitos, essa ¨bad trip¨ não acaba ?

  7. Quem é o imbecil?

    Quem é aquele idiota com arma na cintura, na foto de abertura?

    Ele estava na Avenida Paulista sábado ou é uma fotografia de um comício nos cafundós do Brasil?

    1. EDUARDO BOLSONARO DEPUTADO FEDERAL PSC

      Tem o vídeo comprovando:

      http://www.youtube.com/watch?v=L6PV0A-5Evw

      Ele não só estava armado em plena manifestação na Av Paulista no dia       como discursou ao microfone em cima do carro de som.

      Você acredita que alguém que vai armado a uma manifestação na rua esteja querendo o benfício de alguém além dele mesmo??

  8. Temos que criar um Avatar

    Temos que criar um Avatar Bolivariano e zoar essa galera.

    Eu já comentei que passei pela manifestação e digo: Estava

    pior que voces imaginam, gente chorando beijando a

    bandeira do Brasil no chão dando berros em inglês?

  9. Artista que virou um “cordeiro emasculado”. rsrs

    Mas o fato é que o psdb-PiG incitou e apóia aqueles que pedem por uma nova ditadura.

     

    aécio, fhc e aníbal partiram para o udenismo piegas e descaradamente golpista!

    Pediram auditoria na votação baseados em boatos na rede e citaram frase famosa de carlos lacerda pregando o golpe.

     

    bolsonaro pode entrar no psdb-PiG… vai se sentir em casa.

     

    1. Acredito que ele não seria

      Acredito que ele não seria aceito.

      Também acredito que ele prefira continuar na base de sustentação do governo do PT, levando em conta tudo o que isso representa em benefícios políticos, e por consequência, financeiros.

      Se o PT fosse um partido compromissado com um projeto de sociedade, e não apenas com um projeto de poder, teria duas opções claras : Ou não aceitaria o apoio de um partido que tem em suas fileiras políticos que andam armados conclamando um golpe de Estado, ou cobraria deste partido, para fazer parte de seu governo, a desfiliação destes energúmenos.

  10. Estereotipia mental dá nisso…

    … o cara lê as mesmas coisas nos mesmos lamaçais de sempre e acaba defendendo até o que vai contra os próprios princípios. Enfim, defende a força bruta por pura impotência de lidar com a realidade democrática.

    O que impressiona é o delírio coletivo, onde participação popular é coisa de comunista e nem se ouve falar de Rousseau; fala-se de bolivarismo sem saber nem o que é isso e muito menos quem foi Simon Bolivar; que uma bolsa-família leva à ditadura do proletariado.

    Só que, no nível da consciência, sente-se que falta justificativa, concretude, realidade. Por isso, essa agressividade.

    Ignorantes, sim. Estereotipados, muito. Mas nem por isso deixam de ser perigosos.

     

    1. Latuff

      Fico muito feliz quando o Latuff consegue fazer uma charge sem ter que botar legenda nos personagens pra gente conseguir entender do que se trata. O garoto tá evoluindo.

      Essa charge tá até legal.

  11. Povo “sabido” elegeu Collor e quase elegeu Aéço….
     

    E sabido é o povo de SP que, como sabemos, nos enfiou goela abaixo Fernando Collor e, por pouco, não repetiu a dose com Aécio Neves, derrotado de forma vergonhosa na sua própria terra (MG) e naquela que foi adotada por ele como sua segunda morada(RJ)

    Conheça a verdadeira cartografia do voto Brasil afora, sem essa de que Aécio recebeu os votos do “mundo sabido”…hummm….

    http://www.jornalggn.com.br/noticia/representacao-cartografica-do-processo-eleitoral-e-democracia-por-sandrogeo

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador