A polêmica hipócrita no casamento de Preta Gil, por Marcelo R. Paiva

Do Estadão

Por que incomodou o casamento da Preta

Por Marcelo Rubens Paiva

Me surpreende por que ninguém perguntou quanto custou o casamento do cirurgião paulista, que juntou toda elite política, a situação, a oposição, os intermediários e os que os julgam.

E o que toda aquela fauna que briga no palanque fazia lá sorridente.

Me pergunto se causaria desconforto o casamento do filho de um astro pop branco da Jovem Guarda, do Sertanejo, do Sertanejo Universitário, do rock, do brega, custar mais que dois milhões de reais. E se perguntariam quanto custou o casamento do sertanejo ou roqueiro.

Mas o de uma Gil, de uma Preta, na mesma semana, causou.

Alguns se incomodaram em vê-la se preparando na cobertura de um hotel do Leblon. Seria o Fasano, o templo maior da burguesia brasileira?

Incomodou ela ter se casado numa igreja? Não é possível, ela é artista, vulgar, provocativa, pensaram os incomodados, ela é danada e ainda por cima do candomblé.

Incomodou ela ter mais de 50 padrinhos? E daí? O meu tinha oito e gostaria de ter tido 50.

Incomodou eles terem mais de 800 convidados. Morri de inveja. O meu tinha 300, cortei muita gente, até da famiglia, mas se pudesse colocava mil, toda a máfia.

Casaram na casa de uma amiga. Mas muitos associaram alianças políticas e quiseram saber pelas redes sociais de onde veio o dinheiro da “conspiração matrimonial”.

Outros confabularam: tudo jabá.

E me perguntei se ninguém sacou que não interessa saber de onde veio o dinheiro, que a Preta trabalha, tem grana e amigos, que a família Gil é rica, bem-sucedida, que os shows do Gilberto, no Brasil e fora, e suas músicas, no Brasil e fora, dão lucro há mais de quatro décadas, que sua mulher Flora soube investir, como no Camarote 2222, um business de sucesso do Carnaval Baiano, que tem patrocínio, como toda atividade cultural do Brasil, público e privado.

E que as finanças da família Gil é um problema da Receita, não da fofoca.

A polêmica em torno do casamento da Preta tem um nome.

Nem me dou ao trabalho de dizer qual é.

Redação

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tem outro nome também. E mais

    Tem outro nome também. E mais outro, hmm, um outro também. Mas todos se resumem a um: estupidez.

  2. internet=fofoca

    O UOL já se encarregou de fazer a contabilidade, custou  cerca de $300 mil, segundo eles, pois a cantora tem muitos amigos dentre os fornecedores para festas de casamento. Como dizem muitos comentaristas de blogs essa notícia mudou minha vida hoje. Como disse o super vilão da série Demolidor, vivido pelo ótimo Vicente D’Onofrio, ” a internet é um lugar onde só tem fofoca. Notícias com conteúdo ninguém gosta de ler”. Estou nos últimos dias concordando totalmente com ele.

  3. É triste ver como tem sido

    É triste ver como tem sido degradado o sentido da palavra ” polêmica”. Hoje qualquer asneira dita publicamente por um midiático qualquer é uma polémica.

    1. Guerra é guerra

      André, polêmica com o sentido que usamos é uma herança do francês polémique, que, é claro, deriva do grego polemiké, mas alterando o sentido original do termo. Que é o que se aplica às polêmicas criadas e patrocinadas pela mídia oligopólica: em grego, polemikós significa relativo à guerra, polemiké significa da guerra, do combate, subentenda-se, como explica o Houaiss, arte de.

      A mídia oligopólica vive em guerra e da guerra contra tudo que é forma de progresso social, em particular o que torna uma reles preta uma moça rica, que despropósito, que audácia da negona!

  4. Mermão, se tu não fala sobre

    Mermão, se tu não fala sobre essa tal “polêmica” eu nem ficava sabendo que houve polêmica.

    Mas, como caiu como uma luva forçando uma barra de racismo onde ocorreu tão somente uma festa privada ficamos avisados que falar mal do casamento da Preta Gil é sinalização de racismo da sociedade burguesa.

    Ôrra, meu! Ela deve te mandar um agradecimento por essa força na self promoção pretendida.

    No mais, gostei do teu livro Felix Ano Velho.

    Próximo assunto …

  5. Marcelo, se és o autor de

    Marcelo, se és o autor de Feliz ano Velho, e de outras obras, não deverias utilizar o pronome oblíquo no início de frases, orações ou períodos.

    Portanto “me surpreende” e “me preocupa”, é um desserviço à Língua Culta.

  6. Não entendi a polêmica desta

    Não entendi a polêmica desta forma. Quando se trat de celebridades as colunas de fofocas são guiadas pelos $$$,é um fetiche. Por incrível que pareça isto rnuda e muito em termos de notícia.

    Não acompanhei nada deste evento,pode até ser que Marcelo Rubens Paiva tenha parte da razão mas,pela quantidade de chamadas nos principais portais da internet,pode-se dizer que Preta Gil receberá em dobro tudo que gastou.

    É o mundo business

    1. Acho que esse evento tem

      Acho que esse evento tem diversas facetas. Além das do Marcelo e a do Vladimir, há muitas outras que não vêm ao caso. A Preta Gil é uma mulher antenada e deve ter tido a dela. Pessoalmente, se ela tivesse me pedido em casamento, eu dispensaria a festa e iria direto pra uma lua-de-mel no Caribe, sem dar um segundo sequer pra ela pensar.

  7. + casamentos

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Do Diário de Notícias de Lisboa

    Primeiro-ministro do Luxemburgo casou-se com arquiteto belga

    por Agência Lusa   Hoje

    Gauthier Destenay e Xavier Bettel depois da cerimónia na Câmara da cidade do Luxemburgo  15.05.2015  Fotografia © EPA/JULIEN WARNAND 1 / 4

    O primeiro-ministro do Luxemburgo, o liberal Xavier Bettel, casou-se hoje com o arquiteto belga Gauthier Destenay, o seu parceiro desde há vários anos.

    Às 16:00 locais (15:00 em Lisboa), o casal chegou sorridente à câmara municipal do Luxemburgo perante uma enorme expetativa e na presença de numerosos ‘media’ europeus, relatou o diário L’essentiel na sua edição digital, citado pela agência noticiosa Efe.

    Bettel, 42 anos, e Destenay, 36 anos, casaram-se pouco meses após a aprovação pelo parlamento luxemburguês da lei que iguala o casamento heterossexual e homossexual, que também permite a adoção.

    O diário luxemburguês considerou tratar-se de um “pequeno acontecimento histórico” do qual fizeram eco os meios de comunicação em toda a Europa, por ser o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo e entre líderes europeus no ativo da União Europeia (UE).

    Fora o espaço da UE, na Islândia, a ex-primeira-ministra Jóhanna Sigurðardóttirn contraiu matrimónio em 2010 com a sua noiva quando exercia o cargo.

    O primeiro-ministro luxemburguês, que iniciou o mandato em dezembro de 2013 em substituição de Jean-Claude Juncker, casou-se durante uma cerimónia civil reservada aos mais próximos.

    A celebração vai decorrer sábado num restaurante de Arlon, perto da fronteira belga e na presença, entre outros, do primeiro-ministro deste país, Charles Michel.

    Bettel, que nunca evitou as perguntas sobre a sua orientação sexual, declarou quando era membro do conselho comunal da câmara municipal da cidade do Luxemburgo que “só se vive uma vez” e que não pensava esconder-se.

    Apesar de reconhecer o simbolismo deste enlace, o político do DP (centro-direita) optou por não mediatizar o acontecimento e rejeitou os pedidos para a cobertura da cerimónia, sobre a qual foram revelados poucos detalhes, acrescenta a Efe.

    Desde 2010 que Bettel e Destenay viviam em Pacto civil de solidariedade (PAC), uma forma de união civil.

    O Luxemburgo, de tradição católica, reconheceu em 2004 o direito da união civil de casais do mesmo sexo.

    Em agosto passado Bettel revelou em declarações ao diário New York Times a intenção de se casar com o seu companheiro e disse que foi o arquiteto que lhe pediu em casamento.

     

    1. Tenho uma enorme “inveja boa”

      Tenho uma enorme “inveja boa” dessas pessoas que fazem festonas de casamento. Fico feliz por amigos e eu mesma podermos fazer bonitos casamentos dos filhos que fazem questão da festa.

      Eu e meu marido éramos tão duros e vivíamos numa crise tão desgraçada em 82, que só pudemos ir ao cartório com 04 amigos. Até a camisa de mangas compridas dele, em seda pura, foi emprestada pelo pai de um amigo “rico”.  Se nós que éramos de uma família de classe média remediada estávamos, naquel período, em tamanha pindaíba, imagine o resto do povo.

  8. Que bobagem MRP, Gil é alguém

    Que bobagem MRP, Gil é alguém muito amado pelos brasileiros, as pessoas comentam isso e aquilo porque a filha é uma dessas celebridades de revista, aí vão comentar mesmo, uma pequenez sua colocar isso no contexto ‘negros x brancos’, isso simplesmente já está enchendo o saco, vamos guardar o patrulhamento dos racistas paras os casos reais ?

  9. O Fora de Pauta deveria ser

    O Fora de Pauta deveria ser cravado como leitura inicial pra todo sempre.

       É  aí que alguns comentaristas expõem suas críticas.

       No meu modo de ver, é muito melhor que ler comentários.

          Sempre no ponto alto da pgn, com certeza os comentaristas irão expor seus pontos de vista ao longo do dia–e não ficar marginalizado na madrugada ou começo do dia pra ser lido.

               Sendo assim, acaba o tesão em escrever depois das 7/8 horas da manhã.Porque pra ler o Fora de Pauta temos que ir pra pgn 4. E a paciência,mesmo grandiosa, não ultrapassa a pgn 2.

               Este comentário serve literalmnente ou até como o que rapaziada diz:

                        ”’Só te aguento até a pgn 2”;

                         Se liga, Nassa.

  10. Com 56 padrinhos, casamento

    The piauí Herald

    Com 56 padrinhos, casamento de Preta Gil marca a peemedebização do mundo das celebridades

    Com 56 padrinhos, casamento de Preta Gil marca a peemedebização do mundo das celebridades

    Ana Maria Braga presenteou Preta Gil com 15 mil novos seguidores no Instagram 

    PROJAC – “A abertura de 56 vagas para padrinhos cria um precedente em matéria de boa gestão nupcial e pode comprometer o ajuste do país”, comentou o presidente do Senado, Renan Calheiros, barrado no baile. “Preta Gil não previu como o mercado reagiria a essa ousadia. Tampouco calculou o impacto social de sua decisão. Os tempos são de austeridade”, completou o ministro Joaquim Levy. “Ela precisa cortar na carne”, completaram, em uníssono.

    “Há também as implicações político-institucionais”, ponderou um tucano. “O casamento de Preta Gil é uma espécie de clímax da peemedebização do mundo das celebridades”, discursou na ABL Merval Pereira.

    Após criticar a ausência de Caetano Veloso, o cantor Lobão, líder da oposição, completou: “O peemedebismo cultural é a paumolescência da contestação, da experimentação, do risco e de tudo o que contribui para a Arte. Ninguém emite opinião, ninguém peida ou diz o que realmente pensa. Trata-se de um fisiologismo imobilista que valoriza apenas a caretice e o bom relacionamento com as pessoas corretas”. Em seguida, mudou-se para Miami.

    Líder da base aliada, Luciano Huck ressaltou sua amizade com todos os presentes e fez questão de dizer que admira o cantor Lobão. “Quero desejar todo o amor do mundo à Preta, minha grande amiga de fé”, tuitou. Em seguida, Huck lançou uma grife com 56 modelos de camisetas para celebrar o trabalho impecável da cerimonialista.

    No final da tarde, os convidados foram avisados de que a festa contaria também com um noivo. 

     

     

  11. Tenho acompanhado o
    Tenho acompanhado o noticiário, vi uma ou outra notícia acerca do casamento da Preta Gil e só agora soube que houve polémica.
    Pra mim, polêmico foi ler uma coluna dele enaltecendo o veículo de comunicação que apoiou o regime militar que torturou e matou o pai dele. Como se as vantagens de apoiar o regime não tivesse contribuído para o crescimento econômico a esse veículo capacitando-o a produzir detetminados conteúdos de alta qualidade ou imaginando que, por exemplo, um Chico Anysio só “nasceu” pq existia a rede globo e seu talento não se manifestaria por outros meios que não fosse através dessa empresa que, repito, apoiou o regime que tortirou e matou o pai dele. Isso sim é polêmico, no mínimo.
    Engraçado também ver jornalistas/colunistas ocupando espaço em suas colunas reclamando sobre algo “polêmico” em tom de crítica. Como se isso não fosse participar do jogo.

  12. Aí tem preconceito contra

    Aí tem preconceito contra negro, contra nordestino e um bocado de outros, mas o que mais pesa é a inveja, com toda certeza. Isso é muita ignorância. 

  13. Num país tão desigual como o

    Num país tão desigual como o nosso, é constrangedor ver exibições de luxo e de opulência.

    Em qualquer circunstância.

    A crítica que li sobre o casamento da Preta foi a do Paulo Nogueira, no DCM e concordei com o ponto de vista dele.

    Marcelo Rubens Paiva é aquele que teceu loas à Globo há poucos dias.

     

     

     

     

  14. Bobagem!

    Eu penso que é puro desperdício de dinheiro. Ainda bem que encontrei uma companheira que pensa que nem eu. Depois do período probatório, um dia resolvemos assinar os papéis. Fizemos os trâmites necessários, fomos ao cartório e assinamos a documentação. Feito. Casados há muitos anos e felizes. Sem bobagens e gastos desncessários.

    Mas…cada um, cada um.

    1. No meu caso nao teve nem

      No meu caso nao teve nem papelada nenhuma.

      Falei desde o início: “não reconheço em nenhum padre ou juiz autoridade nenhuma pra me dar lição de moral”. Nasci ateu e assim continuo. Fui batizado e fiz primeira comunhão obrigado; e de tribunal estou esperando há anos e anos uma indenização trabalhista; dinheiro que me é devido. Ou seja: quero mais é que esses daí… “sejam felizes” pra lá…

      A ideia, então, foi que pai e mãe de cada lado sacramentasse a união; e pronto, muito mais romantico, hehehe!

      …E estamos aí há dez anos.

  15. A Preta Gil é o que? Qual

    A Preta Gil é o que? Qual talento ela tem? 

    É atriz, é cantora?  É artista?

    Essa mulher, filha do Gilberto Gil, faz um monte de confusão…

    Ë tão ridícula que se mete até em polêmicas com o babaca do Bolsonaro..

  16. Sisquisi…

    Completando o commet anterior, o que tem Preta Gil, além de ser filha do Giberto Gil? É só o fato de ser feia e gorda?

     

  17. Cacilda, nem sabia que a

    Cacilda, nem sabia que a Preta Gil tinha casado, menos ainda que o casamento gerou polêmicas. Ainda bem que xereto o blog e posso me manter informada do que rola na mídia, não é mesmo ?

    1. Isso que é triste.

      Pois é Nira

      Eu fujo dessas “reportagens” estilo Caras e foi no DCM que topei com essa polêmica.

      Arfh… tá faltando assunto?

  18. A sociedade do espetáculo!!!

    Paradóximo dos tempos.Como dizia Eduardo Galeano, a cerimonia vale mais do que o amor de verdade!!!

    Tudo muito  fast food!!!

  19.      Preta Gil é uma pessoa

         Preta Gil é uma pessoa linda e é filha de um tesouro nacional.

         Obrigada, meu Deus, por ter nascido num tempo em que posso ouvir a música de Gilberto Gil.

         A felicidade e o amor que transparecem das fotos chegam a emocionar.

         Aquele abraço!

        

  20. Humm.. Sobre casamentos o que

    Humm.. Sobre casamentos o que estou sabendo por hora é que um sobrinho vai casar em outubro e outro vai casar no fim do ano que vem. 

  21. Ninguem tem nada a ver com o

    Ninguem tem nada a ver com o casamento da filha do Gil ou da filha de qualquer outro..

    Cada um casa como gosta e a forma da cerimonia revela em si os valores e gostos das familias.

    O Brasil anda mal.

    As pessoas se preocupam com o “casamento da Preta” e não com o fato de Gil, parceiro do maior reacionario entre os artistas brasileiros, ser o ministro da cultura de um governo dito de esquerda.

    O problema esta ai.

    Ja repeti o mesmo varias vezes neste blog e por mais incrivel que pareça inumeros comentaristas “de esquerda” me criticaram dizendo que o baiano “foi o melhor ministro da historia”.

    A lamentavell situação em que nos encontramos, com jovens nas ruas pedindo a volta da ditadura, seguindo lobão e rogers, revela o quadro de nosso empobrecimento cultural nos ultimos anos.

    Nem  o governo Sarney manteve uma politica cultural tão reacionaria e alienante.

     

  22. TOC

    Como se não bastasse ser alvo de todos os tipos de preconceitos e xingamentos – é gorda, é feia (?!), é negra, é desbocada, casa e descasa…- Preta cometeu o erro fatal de ser filha de um ex-ministro do PT ( por acaso um dos músicos mais talentosos da música brasileira, mas isso não importa…) !!

    Já virou um TOC, uma obsessão com tudo e todos que se aproximem minimamente de Lula, Dilma, PT…Automaticamente a pessoa “não presta”.  Isso já está chato, cansativo , um pé no saco. Como se diziam no tempo do vinil: virem o disco, por favor !!!!!!!!!!!!! E que Preta continue fazendo o que lhe dá na cabeça e seja feliz!

     

  23. De onde veio o dinheiro? Ora,

    De onde veio o dinheiro? Ora, a família Gil é rica. E merecidamente. Gil, Caetano, Chico e Milton ganharam dinheiro com muito merecimento. Fizeram os melhores discos da MPB moderna, os melhores shows, as melhores músicas. Sem eles a MPB não seria nada.

    E mesmo fora da área musical, o que eles fizeram e fazem pelo Brasil é incomensurável. São patrimônios art´siticos cultruais do país. Nos EUA, onde o vira-latismo não tem vez, muito pelo contrário, ídolos desse tamanho são revernciados e promovidos. São inclusive considerados ativos do país.

    A Preta Gil é uma celebridade um pouco fútil sem o talento do pai? Pode ser, mas se o Gilberto Gil quer propiciar isso tudo a sua filha, tem todo o direito, e ninguém tem nada a ver com isso

  24. POST RIDÍCULO, COMENTÁRIOS RIDICULOS.

    O que eu e todos os leitores do blog temos com casamento de Preta Gil? Gastou muito na festa das bodas? O dinheiro é dela; Gastou pouco? A sovinice é dela; É uma afronta a quem não tem nem dinheiro para uma única refeição diária? É problema de consciência dela.

    RESUMINDO: falta do que fazer do Marcelo R. Paiva e de nós que lemos esta porcaria até o fim. 

    1. O casamento de Preta Gil

      O Marcelo R. Paiva simplesmente respondeu a um monte de artigos absurdos criticando e querendo saber quanto custou o casamento da Preta Gil. Acho justo alguém sério explicar para os hipócritas (e racistas) de plantão a realidade dos fatos. Ou temos sempre que deixar as baixarias terem a última palavra?

  25. ridículo é essa matéria
    Me interessa sim. Essa matéria é tao reducionista que eu não tive paciência nem.p ler até o final. Diante da realidade desse país onde a concentração de renda é cavalescamente grande é o mínimo que qq pessoa inteligente e de senso crítico morando neste país de hipócrisia poderia fazer. É lamentável esse sua matéria. Só soma a idéia da nossa elite que o povo tem que viver na alienação msmo. Triste

  26. ridículo é essa matéria
    Me interessa sim. Essa matéria é tao reducionista que eu não tive paciência nem.p ler até o final. Diante da realidade desse país onde a concentração de renda é cavalescamente grande é o mínimo que qq pessoa inteligente e de senso crítico morando neste país de hipócrisia poderia fazer. É lamentável esse sua matéria. Só soma a idéia da nossa elite que o povo tem que viver na alienação msmo. Triste

    1. Quem manda ser pobre?

      Deixa de ser invejosa. Só pq casou na igrejinha da esquina (ou pior num destes news templos)  com 1 casal de padrinhos e ganhou tupperware de presente fica se metendo no casório dos outros?

      1. mulher futil

        Bando de idiotas que atrelam criticas a cor da pele ou inveja. Gorda,sem talento que pegou uma carona na aba do pai. Um gasto de 2 milhões so mostra o tamanho do egoísmo e futilidade dos bens sucedidos. Não pq e preta ou pq e do cadomble, isso não quer dizer nada. Infelizmente vivemos em um mundo onde as pessoas precisam inflar o ego ostentando, gastando milhões enqto a miséria em seu pais e a crise toma conta de tudo. Parabéns para ela que atrela felicidade a dinheiro. O mundo precisa de pessoas melhores do que preta gil.

      2. sem talento

        Afinal, quem e ou oque e preta Gil? Cantora? Acho que não… Atriz,modelo? Muito menos… Preta Gil nada mais e filha de um cara famoso, uma mulher que deu sorte na vida. So isso. Deixem ela em paz, de um a três anos ela separa e casa de novo,dessa vez gastando o dobro,apenas para chamar atenção dessa mídia deturpada.

  27. casamento

    Um pouco que ali lpor aí, houve reclamação por terem atrapalho o trânsito e incomodado populares que nada tinham a ver com o evento.

    Felicidades aos noivos.

  28. Clap, clapt,

    Clap, clapt, clapt…..

    Parabéns Preta pela Boda. você estava linda!

    Gilberto Gil, como qualquer bom pai, feliz por a filha estar feliz.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador