A retomada do neoliberalismo versus a vontade dos brasileiros, por Alexandre Tambelli

Por Alexandre Tambelli

Ref. ao post O xadrez do piriri da bailarina

Escrevi ontem.

Comentário crítico.

Fica evidente que este Projeto de retomada do Neoliberalismo numa versão Plus 2.0 esbarra na realidade das manifestações de ruas de 2013, 2015 e 2016, independente da turma: do verde-amarelo ou do vermelho, à-favor ou contra o Impeachment.

A verde-amarela queria tirar Dilma e não empossar Temer. E não foi às ruas para apoiar as medidas recessivas e não desenvolvimentistas: medidas que abdicam de valorizar o setor produtivo e o consumo e nem para chancelar um abrandamento das ações ligadas ao combate da corrupção praticada pelos políticos, que apoiarem Temer.

E mesmo as manifestações mais à direita no espectro político não referendaram a usurpação do Poder por Temer. 

Temer tem tanta impopularidade como tem Dilma. Não passa de 10% de popularidade. Só que a Presidenta Dilma tem o respaldo dos mais de 54 milhões de votos que obteve em 2014. Votou-se em Dilma e não em Temer (em que pese ele ser vice), ela é quem participava dos debates presidenciais na TV e não Temer.

Pesquisas apontam que cerca de 70% dos brasileiros apoiam novas eleições presidenciais e que ao menos 60% para mais dos brasileiros, já consideram as manobras do Impeachment como sendo manobras golpistas. O Impeachment, que acaba por colocar o Vice de Dilma no seu lugar, não conta mais com a aprovação majoritária da população.

Temer não tem legitimidade eleitoral, não foi eleito para executar o programa neoliberal e não tem sequer intenção de votos, para além de um candidato nanico de 1% de eleitores. Na última Eleição que participou (2006) teve 70 mil votos e precisou herdar votos da coligação para se eleger.

A desinformação sobre tipos de modelos econômicos, tanto da classe média e médio-alta tradicionais como de parte da classe trabalhadora e dos pobres pode existir, porém, não há respaldo para reimplementar o Neoliberalismo, com o Governo administrado por banqueiros na economia real.

A população brasileira já experimentou tempos de benesses amplas com a possibilidade de adquirir bens de segunda e terceira necessidades, além de obter chances de viagens, consumo e lazer de um padrão novo: Disney, Nova Iorque, Paris, I-Phone, Laptop última geração, baladas caras, churrasco com os amigos habitualmente, bons restaurantes, shoppings, teatro, shows, etc. E, ninguém quer retroceder ao tempo da ausência destas benesses.

Não será por intermédio dos meios de comunicação aliados e oligopólicos, capitaneados pela Rede Globo, que se conseguirá manter a população em casa vendo a banda passar e os empregos qualificados sumirem, a CLT ser revogada e os salários achatados serem aprovados ad eternum por estes políticos do Legislativo e pelo Governo Golpista sem que se tenha nenhuma contestação.

Acredito, que quando a população perceber os intuitos de Temer em seu Governo ilegítimo poderemos ter um fato inédito:

Manifestações verde-amarelo e manifestações vermelha tomarem a Avenida Paulista juntas, e ao mesmo tempo e dizerem ao Temer: Fora!

Ninguém quer o Brasil de segunda-classe e colonizado, refém da Rede Globo de Televisão, Fiesp, Mercado Financeiro e Imperialismo.

Esta é uma constatação real.

Dilma tem baixa aprovação porque a economia não mais apresenta as possibilidades de emprego, salário, consumo e lazer existentes até o seu primeiro mandato.

Temer não dura muito tempo se acreditar que pode ir pelo caminho contrário ao que se estabeleceu com força de 2009 para frente, e no segundo mandato de Lula. O Ex-presidente Lula terminou seu mandato com 87% de aprovação com todo o oligopólio midiático oposicionista em campo. Justamente, porque todo mundo estava usufruindo de um tempo de benesses. Tempo que os brasileiros querem o retorno.

Tempo que não é o de FHC e do neoliberalismo. Este tempo do neoliberalismo já foi sepultado por 4 legislaturas seguidas no voto.

E se Aécio vencesse e tentasse emplaca-lo, como Dilma, em parte emplacou, cairia. Como cairá Temer e está sendo o aliado principal da caída de Dilma.

Não é porque a Rede Globo e as demais mídias oligopolizadas escondem os reais intentos (o modelo econômico-social) de Temer, que eles serão implementados. E, também, não é por pressão da Rede Globo, que a sociedade vai engolir o (a) Presidente (a) que satisfaça seus interesses particulares e o modelo socioeconômico que ela e seus aliados desejam implementar para sempre no Brasil.

Sabe por quê?

Porque a Rede Globo & Cia. ensinaram o povo de qualquer classe social a ir para as ruas protestar. Se a população sentir que está sendo prejudicada mais ainda/ enganada através do discurso midiático de aprovação das suas medidas impopulares, e que a sua vida não está melhorando com Temer, não há Polícia Militar que segure a ida do povo pras ruas pedindo a renúncia do Governo Golpista.

O Governo Temer nasceu ilegítimo e não dura, para além de duas canetadas contra os trabalhadores e o Brasil.

Nesta fase de tentativa de aprovação definitiva do Impeachment, Temer terá 6 meses para mostrar ao que veio, mas, não poderá radicalizar contra a população, impedindo manifestações nas ruas com repressão da Polícia Militar, como requer o cenário da imposição do já sepultado Neoliberalismo sem respaldo do voto popular.

Ele não poderá impor suas medidas socioeconômicas inviáveis ao País, no momento atual.

Por quê?

Estamos a três meses dos Jogos Olímpicos e neste período os holofotes do Mundo estarão voltados cada dia mais para o Brasil.

A presença crescente da Imprensa Internacional para a cobertura dos Jogos Olímpicos trará milhares de equipes inteiras de reportagem dos mais variados matizes ideológicos e de, praticamente, todos os países do Mundo. Nada impede que o Jornalista esportivo possa ser deslocado da Editoria Esporte para as Editorias de Economia, Segurança e Sociedade.

Temer pode assumir a partir do Golpe de Estado, entretanto, nada impede de dizermos que seu mandato pode durar muito menos que o esperado.

Imaginemos se prendem o LULA.

Com milhares de equipes de reportagem dos principais órgãos de Imprensa do Mundo com presença in loco para relatar os fatos, mostrando os milhares de brasileiros aglomerados na porta da PF em Curitiba exigindo sua libertação?

Imaginemos se tentam rasgar a CLT.

As classes trabalhadoras saem às ruas em protesto gigantes e a Polícia Militar vai descer o sarrafo, vai reprimir os manifestantes, prender as lideranças sindicais e os trabalhadores mais exaltados dos protestos?

Etc.

Temer e seu Governo da usurpação não poderão radicalizar contra o povo brasileiro, pelo menos até 22 de agosto, data de término dos Jogos Olímpicos. Ele pode cair até o término das Olimpíadas.

PS. O episódio do Waldir Maranhão e do Renan acuados pela Rede Globo de Televisão não significa que a sociedade organizada vai ter medo da vênus platinada.

Se os políticos e membros do Judiciário têm, os brasileiros, em defesa de nossa soberania, do crescimento econômico com justiça social e do nosso desenvolvimento pleno até chegarmos a ser um País de primeiro mundo não terão.

Cabe aos patriotas darem um basta neste regime de coação dos poderes instituídos pela emissora dos marinhos.

O Brasil tem 205 milhões de habitantes e não pode ser submetido aos caprichos pessoais de 3 pessoas, que não amam nosso País, não têm apreço pelo nosso povo e pela Democracia e o Estado Democrático de Direito.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Retomada do neoliberalismo

    Jornalista Tambelli, eles não vão fazer nada durante as Olimpíadas.O judiciário vai se fazer de morto, até o Moro não vai mandar prender ninguém,vão fazer de conta que são democraticos.Eles podem estar a favor do golpe, mas são a favor deles mesmos.

  2. Ótimo texto, mas otimista

    O Temer é um vendido que vai prostituir o povo “para se fazer presidente” – prostituição com o fiofó alheio, sabe come é? 

    O preço do golpe do Temer para os patrocinadores adoradores de pato é a aprovação de “medidas” em 60 dias, ou seja, tudo muito rápido para não dar tempo do povo reclamar muito. Por isso, quando a turma das camisetas CBFs perceber a jogada, inês já estará morta. Uma vez que nossos direitos nos forem retirados, vai ser muito difícil restabelecê-los independentemente do que acontecer com o “presidente” golpista. Portanto, vai ser xeque-mate dos financiadores do golpe no trabalhador seja ele cochinha ou não. Nesse sentido, pouco importa se os playboys cochinhas gostam ou não de neoliberalismo, eles já desempenharam sua parte no esquema que foi fazer papel de bobo e seguir os picaretas do MBL durante o CARNAGOLPE.

    Se o golpista sem-vergonha vai se segurar depois de nos foder pouco importa: nosso futuro já foi decidido e daí entraremos na segunda parte do golpe, comandada por Dom Gilmar Mendes. Nesse fim de semana, Gilmar Mendes deu uma entrevista em que ficou evidente sua estratégia, esmiuçada no blog da Teresa Cruviel, para consumar o golpe final na nossa democracia. Basicamente, o dono do STF e atual presidente do STE decidiu que se o Temer evidenciar que vai se segurar, ele caça a candidatura da Dilma no STE para coroar o golpe. Mas, se o Temer se borrar, ele caça os dois (Dilma/Temer) e entrega a presidência para o Aécio ou, se não der mais tempo, espera até o próximo ano para caçar a chapa PT/PMDB e daí teremos eleições presidenciais indiretas para coroar nosso fim trágico. Ou seja, estamos FODIDOS.

  3. parece discurso de esquerda ….

    mas não é. O autor faz uma prelação social democratica que pelo fervor do momento para um discurso de esquerda, inflamado contra o golpe.  Mas um pouquinho de esclarecimento do leitor verá que é quase um discurso de direita, pregando o pleno emprego e o estado liberal (advogar a CLT não é exclusivo da esquerda). Então, Srs, coloquem a barba de molho pois o pau vai comer e não vai sobrar coxinha ou mortadela para contar a história.

  4. Precificação

    Venho repetindo a tempos, sem a erudição e labor de nosso amigo Tambelli: os que estão comandando isso não estão precificando o golpe, se é que posso usar uma expressão de mercado, tão ao gosto deles.

    Foi muito fácil, em 1964, implementar um projeto político que fazia o bolo crescer para depois dividir. Hoje, vai ser difícil explicar para a moçada que acabou a época de trocar de celular só porque a definição de imagens não atende mais as expectativas.

    E sejamos sinceros: eles não estão nem se lixando para movimentos sociais, sindicatos, partidos de esquerda. Para estes, já estão planejando porradas, prisões, perseguições etc.

    O problema vai ser a galera do “tanto faz “, do “não tô nem aí”, do “é tudo a mesma coisa”. São estes que os golpistas não vão conseguir segurar.

  5. Como assim não poderá?
    Acabaram de reorganizar o mensalão, o verdadeiro .
    Porque não poderiam?

    A sim , O Povo. Me desculpe mas O Povo é carta fora do baralho.
    Podem e, chegando lá, farão.

    É o mesmo que dizer que não pode dar golpe.
    Acho que a ficha ainda não caiu!

  6. O Império Contra-ataca

    Discordo. O Império não vai perder essa guerra. Quiçá seja hora de saudarmos o hiperneoliberalismo antes que outros morram repentinamente de câncer.

    Sobre mortadelas e coxinhas, ambos são tão dispensáveis quanto os árabes, africanos, demais latinos e outra meia dúzia de bilhões de humanos, incluindo a massa trabalhadora européia.

    Quem tem deuses, que Os clamem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador