Do mal do “inocente útil”, por Eduardo Ramos

Do mal do “inocente útil”

Por Eduardo Ramos

O inocente útil, na grande maioria das vezes, é só isso mesmo…. inocente, e útil a uma causa, que na verdade não sabe qual é (a verdadeira, a que está oculta, ele desconhece…), mas como lhe é apresentada com toda uma roupagem costurada com os valores e princípios que lhes são mais caros, ele a INCORPORA integralmente, como uma esponja viva, não só na mente, acreditando nos símbolos e signos daquela ideologia, mas EMOCIONALMENTE, passando então a “se sentir parte” daquele grupo, ou rebanho, as pessoas que juntamente com ela, passam a sentir intensamente como VERDADE, como “O BEM”, todos os mantras que lhe são passados pelos verdadeiros donos do poder, os que movimentam os cordéis da manipulação social, e guiam essas dóceis pessoas, para cada movimento social que lhes interessa, no grande jogo de xadrez que é o jogo pelo poder.

Não são “pessoas más”, ou desprovidas de inteligência, ou caráter, ou mesmo vontade…

Explico: o inocente útil, como todos nós, anseia por verdades, alvos de vida, coisas para acreditar e seguir, e se um determinado grupo ou ideologia lhe é apresentado, sistematicamente, como uma espécie de “SATANÁS”, um signo do MAL ABSOLUTO, algo ou alguém(éns) capaz(es) de destruir sua vida, seus valores, sua liberdade, temos a junção perfeita para uma catarse pessoal e social, a formação de um REBANHO: o medo, e as crenças das pessoas, nos “SEUS VALORES AMEAÇADOS”.

É quase impossível, aos que não estão habituados a um ESTUDO CRÍTICO DA REALIDADE, profundo, racional, baseado na História, resistir a essa pressão, quando entre os donos dos cordéis manipulatórios, estão TODA A GRANDE MÍDIA de um país, e representantes políticos que pertençam ao “GRUPO SOCIAL QUE NO INCONSCIENTE COLETIVO, PARECE SER O GRUPO DO BEM…”

Aécio, Serra, Fernando Henrique Cardoso, Alckimin, pertencem a esse grupo. No inconsciente coletivo da sociedade brasileira, homens brancos, bem sucedidos, com “famílias bonitas”, discursos moralistas, negação de qualquer envolvimento em corrupção, e a defesa “dos valores morais da família e da liberdade”, soam aos ouvidos da conservadora sociedade brasileira, como um “CANTO DE SEREIA…”, tão fortemente, quanto soa ESQUISITO, NOJENTO MESMO, o discurso, a aparência, o passado, a origem, de um ex-operário nordestino, que fala errado, e uma “ex-guerrilheira, ladra de bancos”.

Temos aí, somados aos medos (“comunistas, vão tomar nossas casas…..”), à repulsa que sentem “dessa gente ordinária, sem tradição…..”, aos ruídos brutais emitidos pela grande mídia, que taxa os petistas de ladrões, incompetentes, pessoas malignas, sujas, dia e noite, dia e noite, dia e noite, e, sim, temos tudo criado, MINUCIOSAMENTE, para a construção de um ambiente pesado, de HISTERIA COLETIVA, e essa “verdade” (“esses canalhas são o MAL….”) passa a ser uma “verdade pessoal-social absoluta” para a parcela da sociedade que assume NA ALMA, essas “verdades”.

O perigo disso? MANADAS SÃO INCONTROLÁVEIS!!!! No meio desses rebanhos sociais, repletos de gente do bem, pessoas boas, todos os conhecemos entre nossos amigos e parentes, existem os que se permitem facilmente, muitas vezes SEM PERCEBER, atingir a paroxismos de sentimentos, superintensos, quando então explodem EXACERBADOS, o ódio, a agressividade, o nojo, o medo.

Alguém conhece mistura mais explosiva do que essa?

Por isso sinto e penso desespero, nos últimos anos, há todo um movimento social perverso, doentio, cruel, sujo, no Brasil, de manipulação dos inocentes úteis, tudo TRAVESTIDO DE DIGNIDADE, travestido de justiça, travestido de “amor à liberdade….”, um fundamentalismo à la talibãs, um fascismo que o inocente útil nem percebe, perdido que está, “EM SEUS BONS SENTIMENTOS”, perdido que está, na CRENÇA ABSOLUTA, DE ESTAR DO LADO DO BEM”…..

Quando uma parcela considerável da sociedade atinge esse estado deplorável, pouco há que se fazer, até porque os antídotos existentes, só agem no longo prazo, décadas, às vezes, EDUCAÇÃO, e a construção do HÁBITO DO PENSAMENTO CRÍTICO E INDEPENDENTE….

Sem falar na renovação dos VALORES, de uma sociedade onde a classe alta e média, está repleta de GENTE AMESQUINHADA, no sentido de, literalmente, NÃO SE SENTIREM BEM COM A SUBIDA DE NÍVEL SOCIAL DE MILHÕES DE POBRES, porque isso implica necessariamente, em ver nos seus shoppings, aeroportos, EXCLUÍDOS, que “não eram para estar aqui comigo….” – como o preconceito que têm, o nojo, de “gente como Lula e Dilma”, a coisa do: “quem eles pensam que são, para estar no poder…?”

Portanto, isso não vai mudar, na verdade, esperem pioras, em tudo, literalmente. Haverá aumento no tamanho do rebanho, haverá exacerbamentos, mais agressividade, mais ódio ao PT, mais tentativas de golpe, mais intolerância.

Tenhamos em conta, que o inocente útil não é o inimigo, no máximo, adversários no sentido político, de pensarem diferente, portanto, a serem confrontados, civilizadamente, e apenas no campo das ideias.

O verdadeiro inimigo, é o de sempre: os detentores do grande capital, os fascistas, os que não admitem representantes do povo no poder, os que vivem da corrupção, da especulação financeira, e estão se lixando para o povo, para emprego, saúde, educação, para essa gente, os pobres nem são algo bom ou ruim, não são nada, absolutamente nada, são invisíveis, os donos do poder só querem continuar enriquecendo, e mantendo o poder, e apenas isso.

O mal do inocente útil, é só esse mesmo…. engordar um rebanho inconsciente de si mesmo, e ser massa de manobra de quem deve até rir muito, da facilidade com que o manipula.

Penso que Aécio, cinicamente, deve se perguntar, quando se olha no espelho: “que graça! será que esse povo todo que me adora, que me aplaude, acredita mesmo em meu discurso tão cínico????” – e deve rir muito, perplexo, ao descobrir que sim, acreditam!

Que cada brasileiro consciente, seja de direita ou esquerda, que todo aquele que ama e busca valores concretos, como democracia, justiça, verdade, lute pelo que pode libertar a sociedade dessa tristeza, desse mal, dessa pobreza que representa a existência de tantos inocente úteis: EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO PLURAL, PENSAMENTO INDEPENDENTE E CRÍTICO!

Quando formos fortes nisso, o inocente útil será apenas uma coisa folclórica, em extinção.

Hoje, infelizmente, esses queridos, são uma ameaça (inconsciente, o que é mais triste) à própria democracia, que paradoxalmente, ao seu modo, eles acreditam e amam.

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Abertura de contas-correntes na Suiça

    Bom dia

    Espalhem por favor

    O Banco HSBC irá posicionar postos volantes para abertura de contas-correntes na Suiça, aos participantes VIPs das passeatas de hoje, 15/março !!

  2. Inocente útil

    Eduardo,

    Seu artigo deveria ser lido em grupo e analisado. Quando nossa riqueza ia entulhada nos fundos dos navios, que os governos sempre se omitiam em ver e fiscalizar, a decadência ficava. Agora, pagamos por ela. País sem personalidade, atamo-nos ao rabo norte-americano e, hoje, passamos a descobririr com todas as letras quem eles são. Agora, pagamos por isso.  A ingenuidade cabocla é muito maior do que a lista do HSBC. O ser humano não sabe viver sem ilusao. Nós, brasileiros, sem ser iludidos. O que se respira, hoje, nas ruas e em todos os lugares, é a conseqüência de tudo isso. Você, com seu artigo, atingiu em cheio  no coração do problema. Não sabemos ser ricos, cultos, progressistas. O que vão dizer da gente? Nos anos 30, O Globo consignava em editorial verdadeira oração ao  capital alienígena, pois as riquezas estão aqui. E ele, para açambarcá-lo está esperando o quê? 

    Claro, existe o inocente útil, este sempre existiu, aliás a cada 15 segundo nasce um,  no entanto, – criativos que somos  – forjamos o inocente inútil. Quem é ele? O menos culpado de todos. Ele não tem escola, livros, bons professores, tem medo do silêncio, adora a barbárie, idolatra a tv, tudo que piora é melhor (música, programa de auditório, a uniformização da linguagem, gíria, a miséria visível, um crime bem filmado, um estupro bem urdido, câmeras de segurança bem escondidas, uma porrada bem dada e coisas afins.  

    Esse choques brutais da realidade brasileira – milhões e milhões de celulares, cada vez menos leitura –  só acredito no que vejo, – nunca vi Deus, logo ele não existe! –  coloca o homem no centro de tudo.

    Acredito termos chegado a um ponto sem possibilidade de recriar nossa terra..

    O inocente inútil é tão inocente e tão inútil que nem mesmo a ele é dado possibilidade de raciocinar, pois toda barbárie de ontem, – com a velocidade de relógio moderno – já foi substituída pela barbárie de hoje. E ele se sente bárbaro. Qual a única cidade do mundo com vários tiroteios em vários itinerários? Deixa que respondo: a das olimpíadas! 

    Só num momento – só num –  ele continua inocente mas deixa de ser inútil – é quando ele vota!      .    

    1. Obrigado!!!

      Obrigado, Marco Aurélio!!! Sim, o problema é secular, e planetário, na verdade. Aqui no Brasil, hoje, uma epidemia, um enorme rebanho manipulado, coisa triste…… Abraço!!!!

  3. Prezado Eduardo
    Pergunta para

    Prezado Eduardo

    Pergunta para um inocente util se já ouviram falar de Hannah Arendt?

    Creio que não.

    Valeu

    Abração

  4. AVISO: baixado a poeira,

    AVISO: baixado a poeira, arrefecido os ânimos e as paixões, o historiador recolhe os cacos, o que sobrou do espetáculo, e reconstrói o cenário. Nele, é possível entrever cada um dos atores bem como os seus gestos.
    As pessoas que saírem às ruas ou vibrarem com as manifestações do próximo domingo (15/3), entrarão para a história como apoiadores de um golpe contra a democracia brasileira. Foi o que me ensinou a Clio.
    São ossos do ofício.

  5. Não diria inocente

    Não diria inocente útil.

    Diria ignorante útil, pois, como você diz, não sabe as verdadeiras causas que estão por trás desses movimentos. Haja vista quem é dado como um dos patrocinadores do Movimento Brasil Livre e quem são os seus líderes.

  6. Mais uma vez, parabéns pelo seu texto, Eduardo!

    Esse seu artigo deveria ser compartilhado à exaustão! Reflete a triste realidade atual.  Ontem no Blog do PHA, em resposta a um comentário sobre os inocentes úteis, guardei o que postou o Sr. Armando:     ” Isto me lembra a Revolução Francesa, a burguesia usa o povo para derrubar a monarquia, chega ao poder e depois escraviza o povo. Este ato amanhã ,  ( hoje ) está bem parecido”. 

    1. historicamente, é isso, sim….

      A História nos ensina, não, Marly? Elite usando o povo, contra os interesses do povo….. inocência útil em último grau. Bom domingo!!!

  7.  
    Reproduzo um comentário

     

    Reproduzo um comentário feito num post anterior por considerar pertinente:A ficha caiu do motivo pelo qual a igreja universal do reino do Macedo precisa de um exército ? Preparem-se para uma convulsão social! É para onde caminha o acirramento do jogo de interesses. E o jogo é um vale tudo pesado, sem limites para manter a velha ordem, nem que esta tenha que emergir do caos, de um Brasil dilacerado e dividido por um monopólio midiático que tem muito a perder … É mais uma teoria da conspiração ?  Tomara que ainda hajam homens e mulheres de fibra, em posição de poder, que possam antever e reverter o rumo dos acontecimentos de forma que isso fique apenas como mais uma teoria da conspiração ,  que nem a fraude nas urnas eletrônicas, agora esquecida. Caso se concretize, as perdas dos beneficios sociais serão imensas, mas aí a outra ficha deve cair: não adianta dar pão e teto para o povo sem dar EDUCAÇÃO – quantos conhecem a história? Vargas, Prestes, Lacerda, com a profundidade necessária para reconhecer o jogo do poder? Nao embarcar de massa de manobra? No final das contas, só temos mesmo aquilo que aprendemos, todo o resto pode ser perdido.

  8. A essa manipulação mental que

    A essa manipulação mental que muitos, mas principalmente a grande mídia faz, também se dá o nome de “lavagem cerebral”,

  9. 15 de março, os ruminantes nas ruas.

    Uma imprensa vil, uma crise feroz, o sentimento de revanche do povo alemão, um líder carismático, embora grotesco, esse foi o caldo de cultura do nazi-fascismo e da tragédia que anunciou. Hitler incorporou o medo aos judeus que um alemão médio tinha, eles eram os “nordestinos” da Alemanha no final dos anos 20, embora apenas UM POR CENTO dos alemães fossem judeus, por seus talentos, trabalho e estudo e, principalmente, por serem minoria, ocupavam altos cargos nas esferas do estado, mas a grande maioria dos alemães nascia, vivia e morria sem nunca ter visto um judeu de carne e osso. Adolf Hitler incorporou todos os medos alemães, através da violência infinita liderou-os na conquista de quase toda a Europa, exceto a Grã-Bretanha. Mesmo depois de 40 anos após o final da II Guerra, era comum nas ruas das pequenas cidades alemãs pessoas com aparência “turca” serem xingadas e até sofrerem violência física nas ruas. Assim está o Brasil e essa massa ridícula representada pelo PSDB, essa massa “educada” pela Ditadura Militar, querendo os militares de volta. Eram e são a favor da tortura, dos assassinatos políticos e da tomada do estado através de concursos fraudulentos e da violência, pura e simplesmente. Na minha cidade, com essa crise de água inédita, responsabilidade do PSDB, eles vão pra cima do governador? Não, vão pra cima da Dilma. Quando a boçalidade é de mais e o capim é de menos, dá nisso.

  10. belíssimo texto

    Este texto poderia ser introdutório em escolas públicas para análise e reflexão em aulas de história ou português. Parabéns ao autor pela lucidez.

  11. Pois é, eu mesmo andei

    Pois é, eu mesmo andei falando disso entre amigos. Uma massa de inocentes úteis se deixou manipular mais uma vez. Não foi a primeira vez na história, nem os resultados negativos disso serão inéditos. “Controle remoto”? Foi nisto que deu deixar o “controle remoto” na mão de crianças não alfabetizadas polticamente. É nisto que dá deixar as crianças diante da babá eletrônica sem a supervisão de adultos. Viraram massa de manobra e manada para um bando de hipócritas sem o menor escrúpulo.

  12. Assistindo TV

    O inocente útil hoje se não estiver na rua estará vendo pela TV a cobertura que se realiza desde as 8 da manhã da

    “…manifestação pacífica, com mulheres, crianças e idosos defendendo a democracia e protestando contra a presidente Dilma e o governo. Protestando também contra o aumento da gasolina e a corrupção.”

    Pelo menos nas palavras da repórter da Record News em Recife.

    Não importa que na imagem das pessoas passando ao fundo haja em primeiro plano um sujeto portando uma faixa:

    Fora Dilma! Intervençaõ militar já!

    Sou mais rotulá-los de inocentes inúteis.

     

  13. Texto excelente!

    O texto é excelente Eduardo, muitos dos que “odeiam a roubalheira” e criminalizam um partido (PT), são gente trabalhadora, que dá sangue todo dia em pról de suas famílias. Ainda outro dia coloquei uma frase certeira de Bertrand Russel, “as pessoas não querem o conhecimento, elas querem certezas”… Muitos classe média que apoiam o golpismo, piorarão de vida com a vitória do projeto ultra liberal comandado pelos predadores em pele de cordeiro… O comando dessa manifestação de hoje já está devidamente mapeado, e não é de quem respeita a classe média…

    Mas auto crítica também não faz mal para ninguém, muita gente já alertava desde antes de 2008, que o discurso criminalizador e moralista começava a “colar” nas classes médias e pobres. Quem frequenta bairros populares começava a perceber que muitos dos que melhoraram de vida de 2002 para cá, estavam “esquecidos” (povo sem base cultural sólida é assim mesmo) de como viviam antes… O enfrentamento forte e necessário que deveria ter sido comandado ainda por Lula, foi ignorado, foi conciliado. Manteve-se o governo por causa de uma pequena margem sobrante de popularidade, sem perceber que a roda do apoio popular estava a minar o poder de fato. Agora, com a derrota no campo da comunicação (água fria em pedra dura, tanto bate até que fura, conhece?) o embate chega na hora escolhida pelos que querem o enfrentamento a anos. E eles prometem que a porrada vai ser forte! Talvez esmigalhe com o governo da “gerentona” arrogante (antes) e incompetente (sempre).  

    Dá dó, ver um projeto de políticas públicas feito principalmente e originalmente para a base da pirâmide, ser solapado exatamente por ela. Dá dó ver o poder mudar mais do que deveria um partido com a história do PT. Primeiro dividiram e/ou eliminaram boa parte da primeira geração de petistas via escândalos e depois colocaram neopetistas, tanto apoiando quanto mandando, que nem deveriam frequenta-lo. Então repito que há que se fazer a auto crítica necessária, pois parece que quem é formado na luta dos movimentos sociais e partidos de esquerda, “se esqueceu” de como se posicionar e portar diante do povo brasileiro… E sem contar que muitos não “esqueceram” nada, se “gabinetaram” passaram a viver de cargos gerenciais, não tiveram para coragem para mudar nada substancialmente, investiram no imobilismo bem pago, e viraram pavões gordos e ricos… Inclusive boa parte já “entregou” seus carguinhos e sumiu para ver se são esquecidos…

    Um abraço.

    1. concordo!

      Sérgio T., é verdade, o Nessif mesmo, já fez críticas ferozes, sobre como esse governo se comunica pouco e mal…. Aí, a nova classe média, perdida entre os benefícios que ganhou e os benefícios que deseja, é massacrada dia e noite, com a informação que “O PT é quem atrapalha o país, hoje em dia…”  – um cinismo absoluto, pois todos sabemos o que viria com o PSDB no poder.  Se o PT parar de atrapalhar o PT (falo do governo mesmo), mudar o que é preciso, se comunicar melhor, e trabalhar a política com mais sabedoria, pode reverter, ainda, esse quadro. Abraço!!!!

  14. Como ………………

    Como disseram aquí, este artigo deveria ser divulgado pois na verdade mostra a verdadeira face de nosso povo, vitima inconsciente de manipuladores e usurpadores !!!

    No entanto, qualquer análise mais profunda, se verá que, tanto os nacionais gafanhotos quanto os saqueadores estrangeiros, só estão esperando o momento oportundo para darem o bote.

    Vejam o ocorrido em paises como Iraque, Afeganistão, Libia e possivelmente a Siria, de como eram antes, e em que se tornaram depois das interferências dos países ocidentais (OTAN), cujo discurso foi digerido e acabou no que hoje vemos!

    A desestabilização dos governos hostis ao império, têm o propósito de somente dividir para saquear, e isto infelizmente a maioria das populações não observa nem analise, talvez até pelo fato de não terem convicções politicas desenvolvidas e nem consciência politica.

    Vejo com muita preocupação este momento por que passamos, pois tudo indica que irá aumentar ainda mais esta intolerância e divisões, pois os ingeresses externos (diga-se EUA), não descansarão enquanto não liquidar sumariamente os governos progressistas instalados democraticamente na AL e AS!

    Finalizando diria que a imprensa, esta prostituta a serviço dos saqueadores, gafanhotos, cuja penetração não é de se desprezar, principalmente entre os analfabetos funcionais, sempre irão manipular e tentar implantar seus macabros projetos.

    E como muito bem detalha o artigo, os “inocentes uteis”, que na minha visão não são tão inocentes assim, devem possivelmente estarem sendo bem recompensados pela NSA/CIA, para atuarem como agentes provocadores!!!

    Pobre BRASIL, merecia melhor sorte !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!  

  15. desculpem-me… mas o PT foi

    desculpem-me… mas o PT foi um inocente util. achou que agradando a elite do pais e melhorando a vida dos pobres via consumo seria o paraiso para a igualdade de algo. apanhou feio da elite, da midia… não fez a lição de casa. reformas politica, fiscal, da midia, educação,consciencia politica.. … teve doze anos.. e se apoiou em bases frageis.  esqueceu do povo e tentou se sentir aceito num grupo que sempre lhe apontou o punhal pelas as costas… uma relação fragil com a historia faz com que esses inocentes uteis do texto acabem como massa de manobra dessa elite que quer tirar o pouco ou o muito que conquistaram sob governo trabalhista. a história é o hoje, e nada mais existe além disso… amanha será outro dia.. é penoso mas o resultado está nas passeatas deste domingo.

  16. Desculpa aí…
    Desculpe me querido autor. Você realmente acredita que as pessoas se integram a este modelo retrógrado de política? Por que vivemos em um modelo retrógrado. Enquanto cada um pensar em luta partidária e não pensar no bem comum da sociedade, viveremos este caus. Enquanto não houver uma reforma política onde políticos corruptos sejam realmente punidos deixando os a um patamar financeiro zero e sem direitos polícia, viveremos nesta sociedade onde um ladrão de galinhas morre e um político corrupto é apenas acusado e continua a usufruir do nosso dinheiro. A cultura deve mudar, porém para isso as leis também. Muda se leis para a grande massa, porém para a elite podre onde está inserido politicos corruptos e meliantes partidários não muda se nada. O que vem acontecendo no nosso país é: Mudam se os índios os caciques continuam os mesmos…

  17. OPINIAO

    A história revelará o VERDADEIRO PAPEL ATUAL DO JUIZ MORO. E discordo QUE AS FOTOS DO LINK ABAIXO SEJAM LIXO: lixo pode ser reutilizado. Isso ai ser chamado de LIXO É UMA OFENSA AO LIXO COMUM. ESTES SÃO OS PROTEGIDOS DO JUIZ SÉRGIO MORO E DO MINISTRO GILMAR MENDES, PARTES DA MESMA QUADRILHA: MORO pede desculpas ao STF para se manter no cargo, mas MORO CONSEGUIU CUMPRIR SUA META PERANTE A CIA: impediu a POSSE DO LULA E ACELEROU O GOLPE PARA TIRAR O PT DO GOVERNO. Papel de verme entre fezes. Na prática é um capacho dos USA – CIA, NSA, destruindo a ENGENHARIA BRASILEIRA, COM SUAS DECISÕES QUE AO INVÉS DE PRENDER LADRÕES FAZ QUEBRAR EMPRESAS E DEMITIR MILHÕES DE TRABALHADORES. A história irá reescrever seu verdadeiro papel neste cenário de GUERRA DE INFORMAÇÕES ONDE OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DA MORTE PROMOVEM SEUS GOLPES DE ESTADO USANDO REDES SOCIAIS E ESCUTAS TELEFÔNICAS DE EMPRESAS E GOVERNOS MUNDO AFORA. E ainda vai explicar porque para esse JUIZ MORO só é corrupto se for do PT ou ligado ao PT e porque ele NUNCA investiga ou age contra os que combatem o PT, esquecendo que se ele, o MPF e a PF podem fazer este trabalho, que se não fosse TENDENCIOSO SERIA ESPLENDOROSO, ESTE TRABALHO HOJE SOMENTE PODE SER FEITO POR CONTA DAS LEIS ORIUNDAS DE PROJETOS DE LEIS ELABORADOS E APROVADOS SOB OS GOVERNOS DO PT. EM VERDADE ELE COSPE NO PRATO QUE COME PORQUE SUA MISSÃO É DESTRUIR O PT E SALVAR OS GRANDES E HISTÓRICOS LADRÕES DA PÁTRIA, que são os que querem derrubar o Governo do PT para se salvarem. Em suma, faz papel de verme entre fezes. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1216225048407569&set=a.758239897539422.1073741866.100000602575539&type=3

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador