Flertando com o fascismo, por Alexandre Andrada

Enviado por Assis Ribeiro

Flertando com o fascismo

Por Alexandre Andrada

Para o Brasil Post

O Brasil é um país sem grandes tradições democráticas. Colônia (1500-1822), Império (1822-1889), República pra inglês ver (1889-1930), ditadura Vargas (1930-1945), Ditadura Militar (1964-1985). Esse negócio de liberdade não faz parte do nosso DNA. Fomos um dos últimos países a acabar com a escravidão negra (1888), até os anos 1980/1990 os apartamentos de classe média eram feitos com um “quartinho e banheiro de empregada”, normalmente ao fundo da cozinha, com o quarto virado para o sol e o banheiro sem janelas ou ventilação.

A falta de tradição democrática afetou o desenvolvimento da nossa esquerda e da nossa direita. Não podemos confiar em nenhum deles quando o assunto é liberdade. Nossa política ainda hoje tem um ranço fascista, mesmo quando disfarçada de progressista.

Vejamos o caso do PCdoB da deputada Jandira Feghali. Não vou nem voltar muito no tempo. Em dezembro de 2011 o partido dela emitiu uma nota de pesar pela morte do camarada Kim Jong Il por conta de sua “luta anti-imperialista e pela construção de um Estado e de uma economia prósperos e socialistas – baseados nos interesses e necessidades das massas populares”. A Coréia do Norte é um exemplo de liberdade para nossos comunistas do governo. Um reino hereditário, será esse o sonho de Jandira? Mais ridículo do que isso, impossível.

O PSOL (partido que foi a única entidade do mundo a juntar socialismo e liberdade) do descolado ex-BBB, atual deputado Jean Wylllis, por sua vez emitiu nota de repúdio à passagem da blogueira Yoni Sanchez pelo Brasil e, pra manter o clichê, “declara apoio à revolução cubana”. Aquela outra dinastia, na qual o irmão mais velho governa por quase 50 anos, e quando se aposenta, passa a faixa pro irmão mais novo. Ainda bem que em Cuba temos uma imprensa livre e um partido forte de oposição denunciando tudo isso… só que não.

O PT do nosso indescritível Rui Falcão, diante do caos e das mortes na Venezuela, diante da prisão sem processo e sem direito à defesa de um líder opositor, solta nota dizendo “nos solidarizamos aos familiares das vítimas fatais fruto dos graves distúrbios provocados, certos de que o Governo Venezuelano está empenhado na manutenção da paz e das plenas garantias a todos e todas cidadãos e cidadãs venezuelanas”. Em dois meses de protestos na Venezuela, 33 pessoas já haviam sido mortas. Isso é mais que 7% das 434 pessoas mortas durante a ditadura militar brasileira, que durou mais de 20 anos. Não que possamos julgar regimes políticos pela quantidade absoluta de mortos, mas vale a observação.

Nossa direita, ninguém se engana, também não é muito chegada nessa coisa de liberdades. Alguém se lembra da ARENA, do PDS, dos generais de óculos escuros?

A direita troglodita-orangotango vem ganhando espaço e perdendo a vergonha de falar suas bobagens. Bolsonaro foi o deputado mais votado no estado do Rio de Janeiro. Bolsonaro, aquele incapaz de emitir uma única frase que não seja uma completa sandice! Na esteira disso vemos gente pedindo a volta da ditadura militar. E ainda que sejam poucos, é muita gente enebriada pelo ódio aos “comunistas”.

Há ainda os proto-fascistas dos costumes, fiscais dos orifícios alheios – como aquele bigodudo patético candidato a presidente – que querem definir o que é família – como Feliciano e o nosso Presidente da Câmara que quer proibir a adoção de crianças por casais homossexuais. Essa é a nossa direita-medieval, doida pra mandar pra fogueira os “pederastas”, “as aborteiras”, “os maconheiros”.

Há a direita com nojo de pobre, que acha que Bolsa-família é bolsa-vagabundo. Que quem recebe bolsa família não quer trabalhar, que vai ter mais filhos ainda pra ganhar mais bolsa-família… papinho vagabundo e rabugento que me lembra a luta de Malthus contra as leis dos pobres… coisa do século XIX, XVIII… Vide os (insira um adjetivo de sua preferência) do “Partido Militar do Brasil”.

O flerte com o fascismo na sociedade brasileira é inegável. Duas notícias nesses últimos dias merecem destaque. Primeiro um grupo de grã-finos na cafeteria do Albert Einstein xingando o ex-ministro Mantega de “filho da puta” e o mandando ir para o SUS. Quando ele acompanhava sua esposa em um tratamento de câncer. Dizia-se que o mineiro (e o brasileiro por extensão) só era solidário no câncer. Não somos mais.

Isso lembra o episódio no qual um playboyzinho assessor do PT resolveu xingar Joaquim Barbosa na saída de um bar em Brasília.

Ontem também foi dia dos brucutus da CUT acertarem chutes e pontapés em que discordava deles naquela patética passeata “em defesa da Petrobrás”. É a fase dos “camisas vermelhas”.

Parece que estamos às vésperas da fundação da República dos Comentaristas da Internet. Os generais Olavo de Carvalho e Paulo Henrique Amorim aprontam seus peões exaltados para a batalha. O resultado não tende a ser agradável.

Dia 15 de março haverá passeatas pedindo o impeachment de Dilma. Coisa do jogo, eu mesmo fui convidado a umas 20 passeatas pelo “Fora FHC” na minha época de moleque. Mas vejamos a temperatura e a pressão desse movimento. Pode ser que só junte meia dúzia de gatos-pingados, mas se conseguir juntar gente o suficiente, pode ser a centelha para uma nova escalada na radicalização.

O cenário é algo assustador, principalmente com a economia atravessando um péssimo momento. Desemprego, desesperança e radicalismos são receitas para um coquetel molotov.

Se Vladmir Safatle torce pelo “quanto pior melhor”, na esperança de poder cantar a internacional em cima dos escombros da USP, sonhando em virar personagem dos “10 dias que abalaram o mundo”, eu prefiro a liberdade, a tranquilidade e o progresso. A democracia é coisa frágil no Brasil e eu não bater continência nem pra “Bolsonaros”, nem pra “Safatles”.

Que os brasileiros moderados, democráticos e realmente progressistas sejam a maioria. E que esses proto-fascistas fiquem longe da nossa vida e das nossas liberdades.

Alexandre Andrada é professor de Economia da Universidade de Brasília (UnB)

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coreia do Norte, exemplo de liberdade

    Essa eu nem achei muita loucura, não. Leseira aprumada mesmo foi dizer que a Coreia do Norte tem uma “economia próspera”. Essa foi de estalar todos os parafusos da cachola. 

    1. Acho que você não

      Acho que você não entendeu.

      Esse trecho foi da nota do PC do B sobre o aniversário de não sei quantos anos da desgraça da Coreia do Noirte.

  2. “Esse negócio de liberdade

    “Esse negócio de liberdade não faz parte do nosso DNA.”

    Discordo. Desde que cá chegaram, os colonos eram livres para matar índios, foder índias, abandonar seus bastardinhos e se assenhorar das terras que bem entendessem, desde que as mesmas não fossem cobiçadas por aristocratas que eram mais livres do que os colonos porque podiam fazer no atacado o que os demais faziam no varejo. Livres de qualquer proibição religiosa (os negros da África não tinham alma), os colonos começaram a importar mão de obra africana e moer seus trabalhadores na lida. Vem dai o nosso conceito de “livre empresa” e de “empregador livre” de obrigações trabalhistas.

    A repressão brutal à Confederação dos Tamoios e aos Emboabas (período colonial), aos Balaios, Cabanos e Malês (império) e a destruição de Canudos (república) provam satisfatoriamente que os militares coloniais, imperiais e republicanos tiveram a mesma liberdade para trucidar pobres, pretos e putas. As PMs herdaram esta liberdade e todos os dias matam vários brasileiros que são descendentes das vítimas de antanho.

    A liberdade absoluta, total e irrestrita é, em nosso país Brasil, uma regra de ouro para os privilegiados. É também o peso suportado por todos os demais. Assim o Brasil tem sido, assim os neofascistas tucanos o querem: livre do combate ao racismo, livre do combate à execução policial e à exclusão social, livre da igualdade e de, sobretudo, livre de qualquer coisa que possa ser chamada de civilização.

  3. Os EUA tentaram dar um golpe

    Os EUA tentaram dar um golpe de estado à la Kiev em Caracas, mas não conseguiram, novamente. Quem está sendo preso é quem estava a planejar o bombardeio da TeleSur, do palácio do governo e de outros edifícios públicos e o disparo de tiros sobre aglomerações, do jeitinho que foi feito em Kiev.

    Agora estão a cair matando em cima de Maduro como se o mesmo fosse um ditador. Nunca é demais lembrar, o mesmo foi eleito democraticamente, apesar da imprensa passar a impressão de que o país vive uma ditadura.

  4. Interessante

    Mesmo quando o texto é bom (achei entre bom e razoável) e parece tentar ser o mais imparcial possível em relação às críticas a todos os lados , poque o PSDB sempre escapa? Até num texto simples de opinião/crítica evitam citar o PSDB. kkkkkkk

    Se ele não concordou muito com o Safatle(parece que não) , pelo menos nisso acho que ele concordou. Como é bom ser do PSDB nesse Brasil.

    Acho que inconscientemente o professor quis dizer , todo mundo flerta com o fascismo , menos o PSDB.kkkkk 

  5. o famoso texto “bato em todo

    o famoso texto “bato em todo mundo”, todos estão errados menos o nobre autor, que deixa mostrar o quão pouco sabe dos eventos antes de comentá-los quando se refere ao episódio do evento da CUT e da FUP.

     

  6. Acho que o cara deveria

    Acho que o cara deveria estudar mais para descobrir a diferença entre regimes fascistas e regimes autoritários antes de publicar um texto assim.

  7. discordo que tenha afetado esquerda e direita…

    ser de direita é ter a liberdade de sempre querer ser igual a um superior ou outro igual

    ser de esquerda é possibilitar que um inferior seja igual a qualquer um dos dois, igual ou superior

    e esta grande diferença, a meu ver, nunca deixou de existir

  8. Fascismo entreguista

    Os radicais de direita brasileiros são uma variação fascista, sem dúvida nenhuma. Mas é um fascismo muito peculiar: tem todas as características do fascismo tal como conhecido, menos uma. O fascismo de psdb, dem, pps, grilos falantes da oligarquia da mídia e peões (os coxinhas marionetes) não é nacionalista, como os fascistas são. O fascismo dessa gente é entreguista. Quer dizer, mesmo dentre os fascistas, essa oposição brasileira consegue se sobressair como o grupo mais repulsivo.

     

  9. Poncio Pilatos, acabas de lavar as mãos.

    Como de um lado temos “esquerdistas autoritários-quase-uns-fascistas-vermelhos” e de outro “uma direita-protofascista”, você se abstém de discutir (ou a apoiar qualquer tipo de ação a favor/contra) essa tentativa de golpe que está sendo montado nas entranhas da polícia federal e ante-sala do judiciário paranaenses. Claro! Ganhe quem ganhar a parada um dos dois grupos que você abomina sairá vencedor. Definitivamente: você escolheu o país e a época errados pra nascer. Sorry!

  10. O “embrulho” desse AA é para

    O “embrulho” desse AA é para levar ou comer aqui mesmo?

    O linchamento de negros nos anos 50 no EE.UU…  facismo na Itália.. o nazismo na Alemanha… o governo da França mandando instrutores de tortura para a Argentina e Brasil…. bueno, ficando por aqui, para não falar da Espanha franquista nem do Portugal salazarista… devem-se segundo o AA ao dna democrático desses paises… certo?

    Um Cambalacho onde “vivimos revolcaos en un merengue y en un mismo lodo todos manoseados…”

    1. Quando li o comentário acima,

      Quando li o comentário acima, de Flics, com uma referência a AA, por um momento pensei que o post havia sido escrito por André Araujo e achei absurdo, Araujo jamais escreveria tamanha bobagem, um texto que, com o intuito aparente de defender a ampla igualdade social, na verdade quer mesmo é criticar os movimentos de esquerda.

      Mas logo constatei o engano: no caso, o AA é um certo Alexandre Andrada, que em comum com André Araujo tem apenas as iniciais.

      Só as iniciais.

       

       

  11. é por isso que, acredito…

    se retirarem a Democracia das mãos dos petistas na marra ou força bruta ou golpe, a insensatez do equilíbrio que muitos pensam ainda existir na nossa sociedade pode fazê-la entrar em colapso

    exatamente o que a direita quer, a pedido dos que não querem perder a supremacia de eterno vencedor

  12.   Já tava sentindo o cheiro,

      Já tava sentindo o cheiro, mas li até o fim só pra entender…

      Sobra pra todo mundo, mas com “mais carinho” pela esquerda, mesmo o PSOL (viu o que te espera depois do PT, PSOL?).

      Só não sei onde o sujeito encontrou esse tipo de democrata “puro”, se até o Jean Wyllis levou a dele. Sem falar do requinte de asneira de falar no Safatle… essa deve ter vindo por conta do texto do Safatle em que ele dizia o quanto é bom fazer parte do PSDB, o partido-teflon – partido que, por sinal, não mereceu a mais comezinha lembrança do autor do texto. Coincidência? Eu, pelo menos, não sou muito de acreditar em coincidências. Prefiro acreditar em rabo preso.

  13. parei no  “Isso é mais que 7%

    parei no  “Isso é mais que 7% das 434 pessoas mortas durante a ditadura militar brasileira”

     

    vc contou, cara pálida?

  14. Tem que ser muito desonesto

    Tem que ser muito desonesto para comparar o Olavo de Carvalho com o PHA. Este é apenas nacionalista e democrata, àquele é facista e antidemocrático. Também discordo de várias ideias de PHA, o que é normal, mas compará-lo a Olavo é uma grande sacanagem.

    Até concordo com a ideia geral do texto, acho que o Brasil como todo ainda não dá o valor necessário à democracia. Agora, os exemplos de fascimo utilizados são parciais e ridículos. Conseguiu citar o partido comunista, o PSOL, o PT e deixou o PSDB de fora? Mesmo com as vinte tentivas de terceiro turno? O que é isso? Espírito democrático seletivo?

    E por que a manifestação em favor da Petrobras é patética? Só por que reuniu militantes de partidos e sindicatos? Isso a faz perder valor? Esse pensamento  pode ser encarado como facista, caro autor.

    Achei a qualidade do texto ruim. Ademais, parace que Alexandre defende uma suposta neutralidade, dos brasileiros bons e democráticos, mas os seus próprios argumentos são recheados de interesses e julgamento políticos. Se for pra fazer um texto defendendo uma visão política, que o faça de forma clara. Não seja como a Globo e outros veículos, que pregam uma falsa imparcialidade, mas defendem objetivos bem claros.

  15. Diversionismo barato que faz coro com quem pede golpe militar

       Muito desse  trololó pode ser ouvido no apelo dos birutas que imploraram os militares de volta ano passado. Só lembrando que os próprios ditadores daqui falavam em nome da democracia com esse mesmo lero lero imitado agora por esse cidadão que assina embaixo de tentativas de golpe contra a democracia na américa latina.

       Isso aí não é flerte é compromisso já sacramentado e ainda atribuirão à “tradição do país” qualquer merda que aconteça.

     

    1. Gão, o que vc esperaria de um

      Gão, o que vc esperaria de um texto publicado num site mantido pela Abril no Brasil?

      Isso mesmo, muita gente não sabe mas esse “Huffington Post” que virou “Brasil Post” no país é gerido pela Abril (a dona da Veja). Precisa comentar mais alguma coisa?

      Só sai futilidade e direitismo nesse site, retirei-me dessa página quando me avisaram no FB.

      O El País Brasil é a Vejinha espanhola, versão OTAN, que ataca todo dia os governos de esquerda da América Latina. A DW Brasil é porta-voz da Miss Austeridade, Angela Merkel e defende golpistas na América Latina como os da Venezuela (o El País faz o mesmo). A BBC “Brasil” segue a agenda do Estado britânico. Em suma, essas publicações de fora versão em espanhol e português são um lixo ideológico de direita camuflados de “jornalismo sério” já que o povo, em virtude da crise do jornalismo brasileiro, corre pra esses como “alternativas” e acabam recebendo “mais do  mesmo”.

  16. para modos de ilustrar

    para modos de ilustrar disparates comunistas, para defender governos e partidos e ministérios proto-stalinistas, elencados pelo professor que flerta com o fascismo… uma piada dos anos dourados do comunismo soviético:

    Maneira de caçar um leão, na antiga União Soviética

    ” – É muito fácil: agarre um coelho e encha-o de bofetadas, dizendo que vai matar toda a sua ninhada… até ele confessar que na realidade é um leão disfarçado de coelho.

    – Gosto de ver vocês assim – disse Eitingon. – Felizes e despreocupados… Será que não sabem que estes prédios são feitos de microconcreto?

    – Microconcreto? – Perguntou Elena Feerchstein.

    – Vinte por cento de microfones e o resto de concreto…”

    O HOMEM QUE AMAVA OS CACHORROS / Leonardo Padura. Trad. Helena Pitta. Boitempo Editorial, 2013.

     

     

  17. Conheço este papo

    Lá pelo final dos anos 70, com a anistia próxima, eles se diziam uma nova esquerda, que aberta ou veladamente criticavam comunistas e afins. Sobreviveram bem. Muitos destes hoje fazem reuniões nos consulados americanos. Aberta ou veladamente dizem que Kadafi era um ditador infame e apoiaram a nova Líbia, essa poténcia. Al-Assad outro e a Rússia invadiu a Criméia. É gente conhecida. Quando a revolução na Alemanha terminou em conhecida poça de sangue de comunistas, não tiveram dúvidas em abraçar o fascismo. Não vamos nos enganar que essa velha lenga-lenga de uma democracia casta e utópica, que é a velha ditadura que mata, tortura e escraviza bilhões.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador