Médicos boicotam laboratórios que financiaram PT, por Haroldo Werneck

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Haroldo Werneck

Nassif,

Gostaria de abrir com um parênteses explicando que no Amazonas existe o Projeto Rondon, no qual médicos de diversas partes do Brasil participam de trabalhos no interior do estado, atendendo milhares de pessoas em diversos locais de difícil acesso. Isto só é possível com a ajuda e infraestrutura das Forças Armadas Brasileiras. Destaco esta informação porque acredito que os médicos citados na reportagem abaixo são uma exceção, a parte podre de uma elite mal resolvida.

http://acritica.uol.com.br/noticias/manaus-amazonas-amazonia-Medicos-recusam-receitar-remedios-laboratorios-campanha-eleitoral-Dilma-Rousseff-politica-saude-boicote_0_1250274961.html

Segundo a reportagem, alguns médicos estão “propondo boicote aos laboratórios que doaram para a campanha da presidente reeleita, Dilma Rousseff (PT). Em uma comunidade virtual na rede, intitulada Dignidade Médica, usuários que se dizem médicos ou estudantes de medicina batizaram o boicote de ‘Operação ABCDE’ – a sigla junta as iniciais das empresas farmacêuticas e do primeiro nome da presidente (Ache, Biolab, Cristália, Dilma e Eurofarma).”.

Por trás disto, a raiva demonstrada pelo programa Mais Médicos, a ignorância de que o país está se transformando num “bolivarianismo” e a visão distorcida de que a corrupção é exclusividade do PT. Mesmo sabendo que o Mensalão começou no governo do PSDB em Minas Gerais com o Mensalão Tucano, e que os escândalos da Petrobras começaram há mais de 15 anos na gestão FHC, estes médicos direcionam todas as críticas ao governo atual e prejudicam a população com suas atitudes irresponsáveis.

Não se espere destes médicos – mesmo daqueles que se dizem “apartidários”, o boicote às empresas que financiaram o PSDB ou o PSB, também acusados de corrupção. Seria necessário o uso da razão ou bom senso, algo que parece faltar em alguns cursos de Medicina. Também não se pode esperar muito dos CRMs devido ao corporativismo, mas acredito que o Ministério Público deveria se posicionar sobre estes absurdos.

Crédito da imagem: Néle Azevedo

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. (Sim.  Minha nova medica que

      (Sim.  Minha nova medica que cobrou 60 dolares pra uma consulta de 5 minutos na qual nem olhou pra mim tentou trocar meu remedio de colesterol de 30 dolares por 3 meses para…  um de quase 800 dolares…  quase 9 dolares cada pilula!  Saudades da medica cubana que ja nao esta la mais.)

        1. (Ich, acabei de voltar de la

          (Ich, acabei de voltar de la e o novo remedio que ela me deu eh so 207dolares por mes.  Tou me sentindo “sortudo”…  mas garanto que ela tem um cliente a menos.)

  1. Um bando de hienas, isso sim

    Um bando de hienas, isso sim, ainda bem que são exceção, ainda bem que não são hegemonia na categoria médica, tanto que, por mais que fizessem campanha e pregassem em tudo quanto é canto o famoso “Fora Dillma”,  não conseguiram eleger como presidente desse pais uma figura que está mais para personagem do crime organizado do que prá figura pública.

  2. Essa notícia saiu ainda

    Essa notícia saiu ainda durante a campanha eleitoral. E só saiu por causa disto.

    Estranho que só agora esse jornal tenha descoberto o fato….

    Nem meia dúzia de médicos. Uma bobagem completa.

    Médicos idiotas que acham que os paciente também o são.

    Ninguém compra o remédio por causa do laboratório e sim pelo preço, na medida do possível.

    Tanto faz a indicação ou não do médico, desde que  principio ativo seja o mesmo e na mesma quantidade.

    Esses médicos (sic) desconhecem o funcionamento do capitalismo.

  3. Jornalista sem conhecimento de causa

    O ministério público vai se posicionar contra que absurdo? De prescrever o princípio ativo da medicação em vez do nome comercial? Algo que se aprende desde a faculdade?

    Na maioria das especialidades não há diferença no efeito do medicamento entre os laboratórios, o próprio paciente sabe disso, pois já usou medicações de vários laboratórios diferentes e viu que não houve diferença.

    E ao chegar na farmacia, o paciente com a receita do principio ativo da medicação pode escolher o laboratório que desejar.

    O errado seria ele deixar de prescrever um principio ativo em troca de outro que não iria surtir o mesmo efeito, o que ainda não vi nenhum colega fazer.

    Os médicos não estão prejudicando a população com essa medida. Isso é ignorância de jornalista partidário. 

    E jornalistas não frequentam os pronto socorros sucateados e superlotados do Brasil, nunca atenderam no Programa Saúde da Família em um interior sem água e esgoto, nunca sentiram a impotência de ver alguém morrer nas suas mãos por falta de materiais básicos de hospital, falta de antiibióticos específicos, falta de equipamentos de ventilaçao mecânica, entre outras coisas.

    Defendem esse programa Mais Médicos porque não se consultam com os cubanos sem revalidação de diploma, porque sabem que a maioria nem médico é. Não tem coragem, procuram o médico brasileiro. Hipocrisia.

    Procurem sobre as atrocidades que esses “médicos” já fizeram na internet.

    Se os médicos repudiam esse governo incompentente na Saúde é por um motivo que já fez muitas pessoas chorarem.

    E não perca seu tempo defendendo esse governo comprovadamente corrupto, melhor ficar calado do que escrever asneira.

    1. sem conhecimento de causa é vc

      Ou melhor, tem apenas e tão somente o conhecimento da causa do anti-petismo. Se os “dotores” só vão receitar o princípio ativo, omitindo o laboratório, por que não fazem isso também para os laboratórios que financiam os partidos TAMBÉM comprovadamente corruptos PSDB e PSB? A medicina no país está ruim, sim, a começar pelas faculdades que despejam anualmente despreparados,  que sequer sabem se expressar:  Por exemplo, quando vc. diz: “procurem sobre as atrocidades que esses médicos fizeram na internet”, o que significa  isso? . Tomara que suas receitas, com nome do laboratório ou não, sejam mais inteligíveis. 

    2. Não perca o Sr. tempo

       

      Não perca o Sr. tempo tentando defender a categoria de médicos partidarizados, categoria “comprovadamente estupradora” (sic) e “praticante de crimes de todas as ordens”(sic).

      Melhor ficar calado do que escrver esse tipo de asneiras não é mesmo??.

      E aproveita a propria sugestão e procure na internet sobre as atrocidades  que esses “médicos” brasileiros (seus colegas?) já fizeram.

      Tem milhares delas….

      https://catracalivre.com.br/geral/universidades/indicacao/estupros-na-usp-geram-crise-e-silencio/

      http://abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=62985

      http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/10/video-mostra-medica-agredindo-pm-e-briga-entre-moradores-em-guaruja-sp.html

    3. Senhor Cunha,
       
      Não interessa

      Senhor Cunha,

       

      Não interessa muito sua profissão mas os médicos brasileiros como categoria profissional são patéticos. O programa Mais Médicos, uma grande bobagem do governo federal, jamais teve das associações de classe qualquer análise no mínimo equilibrada. Nas últimas eleições um debilóide que se dizia médico interrompia consultas para fazer propaganda antiPT. Note-se que era um médico particular. Uma das mais tradicionais escolas de Medicina do país está envolvida em um escandalo onde calouros do curso eram violentadas com o conhecimento da reitoria da universidade que jamais tomou qualquer medida para coibir os abusos praticados por futuros médicos bandoleiros. Todo médico aceita um capilé dos laboratorios farmaceuticos. Uma festa com tudo pago em um restaurante para receitar os produtos de um laboratório específico. Os médicos estão entre a categoria profissional onde o faniquito antiPT atinge proporções inacreditáveis. Ainda nas últimas eleições quando a presidente da república passou mal em um debate um celerado que se dizia médico mandou a presidente se fuder usando as redes sociais. A falta de visão política dos médicos é tão grande que o que resta a eles é um golpe de estado ou impeachment da presidente reeleita. Enquanto o golpe de estado não chega nossos médicos seguem dizendo que os médicos cubanos são pretos.

    4. Governo comprovadamente

      Governo comprovadamente corrupto… as provas estão nas páginas de VEJA?

      Não sei se vc é inocente ou um TROLL.

      Criticar os Mais Médicos sem nenhum argumento plausível é muito inszensível ou mais uma vez… um TROLL.

      Acho que vc não sabe que a Medicina Cubana é elogiada em todo o mundo.

      Queriamos nós barsileiros que os médicos tupiniquins tivessem o mesmo nível de conhecimento dos médicos cubanos.

      O resto é mimimi de TROLL derrotado que não aceita o PT como governo transformador socialmente.

      O PT cometeu e comete erros, mas de longe, muito longe é um governo muito melhor que os tucanos foram.

      1. Eu sou contra a tentativa de

        Eu sou contra a tentativa de fazer parecer qeu toda a corrupção está no PT, mas dizer que eles são inocentes ai já segueira!

    5. Você também usa dedo de silicone?

      Mais um da máfia de branco, que não se dispõe a trabalhar nos grotões do país, nem quer que outros trabalhem. O Ministério da Saúde, antes de contratar os médicos estrangeiros, abriu inscrição para os brasileiros. Mas eles preferem ficar nos grandes centros, mesmo tendo de se submeter a exploração dos empresários da medicina, que lhes pagam salários baixos nos seus hospitais e clinicas. Quem frequenta os corredores dos hospitais tropeçam num bando de jovens recém formados, que trabalham por uma merreca, e depois correm desesperados atrás de plantões, que lhes permita pagar a prestação do carro popular, que financiaram em sessenta meses, graças aos subsídios concedido pelo governo que eles combatem. Depois que ficamos sabendo das baixarias dos cursos de medicina, com destaque para o da USP, estamos podendo dimensionar o quanto é baixo o nível ético, e moral da categoria medica, com as exceções de praxe.

    6. No caso de medicamentos de

      No caso de medicamentos de referência e genéricos sim, mas quando se trata de medicamentos similares a prescrição se dá pelo nome exato do medicamento. Os laboratórios citados na reportagem possuem um grande número de medicamentos similares e serão prejudicados caso os medicos continuem com esse boicote.

  4. EMPRESAS EM QUE DONOS TEM FORMAÇÃO DE ESQUERDA SOFREM BOICOTE

    As empresas em que seus donos são de formação de esquerda e apoiaram DILMA também estão sendo boicotadas, virou um caça as bruças.

  5. Essa atitude apenas escancara

    Essa atitude apenas escancara a relação promíscua que os médicos têm com as indústrias farmacêuticas, fato conhecido há muito tempo. O simples fato do médico receitar um fabricante e não um princípio ativo genérico já mostra o quanto essa classe é corrupta.

     

  6. DOTÔ CIBALENA

    São os “Dôtor” que não olham para a cara do paciente. E de bate pronto receitam 1 comprimido de Doril de 6 em 6hs. “Se a senhora não tiver em casa, pode tomar Cibalena”. Médico (com M  e DR em caixa alta ) não faz isso! são os “dotô” que se formam nessas faculdades sem-vergonha e não tem emprego. Queriam poder cobrar 300 paus uma consulta. Quer saber? Vão se ….. !

  7. Bom saber. Na hora que o

    Bom saber. Na hora que o médico receitar o remédio X vou comprar um genérico ou similar, mas o que ele receitou não compro nem a pau.

  8. uso da imagem do meu trabalho nesta materia sem citar a autoria

    Caros Haroldo Wernec e Nassif,  eu não sei quem colocou a imagem das esculturas me gelo nesta matéria, nem sei qual o critério de escolha, nem se pediram auguama autorizaçao, mas esta imagem é do meu trabalho de intervençao urbana denominado Monumento Minimo. Esta foto foi uma intervençao realizada em Gendarmenmarkt, Berlim em 02 de setembro de 2009. Voces podem conferiri no meu endereço http://www.neleazevedo.com.br.

    Admiro o trabalho jornalistico do Nassif, mas o uso  das imagens  devem ser criteriosas e nao podem ser usadas  sem autorizaçao e principalmente sem citar a autoria do trabalho.

     

    Resposta:

    Néle, desculpe por isso. Foi uma falha minha ao editar o texto do Haroldo para o blog. Coloquei o crédito agora e espero não mais cometer este erro. Abraços. Lourdes

     

     

  9. Sera que estes medicos tbem

    Sera que estes medicos tbem vão boicotar a propria unimed que doou mais de um milhao e quinhestos mil para a campanha da Dilma e seus aliados??? acho que não né??? Isso ai ta mais para a ação da concorrencia internacional para com as farmacos nacionais do que realmente um boicote médico.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador