Zizek: politicamente correto é uma forma mais perigosa de totalitarismo

Zizek: Politicamente Correto É Uma Forma Mais Perigosa De Totalitarismo

Dica de Antonio Celso Ferreira

Slavoj Žižek é um filósofo marxista e um crítico cultural. É professor da European Graduate School, diretor internacional do Instituto Birkbeck para as Humanidades, no Birkbeck College, University of London, e pesquisador sênior no Instituto de Sociologia da Universidade de Liubliana, Eslovênia. Entre seus livros, Living in the End Times, First as Tragedy, Then as Farce, In Defense of Lost Causes, 4 volumes do Essential Žižek, e Event: A Philosophical Journey Through a Concep

zizek

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo. E digo mais. Num

    Concordo. E digo mais. Num mundo politicamente pasteurizado, não haverá lugar para políticos com a mesma capacidade de Louis Pasteur para pensar “fora da caixa” oferecendo soluções inovadoras para problemas terríveis e desconhecidos. Como disse a alguns professores universitários numa discussão no extinto Orkut: “Quem não estiver a fim de meter o pau no cu da filosofia não deve se meter a filósofo.” Os reprodutores de textos paulistas e cariocas muito me atacaram por causa da frase, mas um professor de filosofia nordestino entendeu perfeitamente o que eu estava querendo dizer e começou a discutir os malefícios da autoridade e do discurso de autoridade com seus colegas (momento em que me retirei da discussão satisfeito). Slavoj Žižek felizmente mete o pau no cu dos filósofos, dos políticos e dos jornalistas diariamente. As vezes discordo do que ele diz, mas não posso deixar de admirar sua capacidade filosófica. 

  2. Só deixou mais claro o que eu já sabia

    O politicamente correto é só mais uma máscara no mundo moderno, não melhora o ser humano na sua essência. Apenas é um disfarce, um analgésico que não cura o câncer, não contribui para expurgar o que há de podre no âmago da humanidade. Voce se condicionar a falar os termos “certos” e não resolve suas questões internas de preconceitos adquiridos na infância, quando se assimila sem julgar. Pelo contrário, vai ser mais um empecilho a te atrapalhar a reconhecer seu lado podre, na medida que a máscara pode enganar até a própria pessoa que a usa.

    O fato é que somos humanos e imperfeitos e adotar um disfarce não contribui para nossa evolução.

    Lembra muito as pessoas no facebook, todos sorridentes, felizes e perfeitos… enquanto sabemos o quanto a agressividade e o fascismo aumentou avassaladoramente nas redes. 

  3. “Slavoj Žižek felizmente mete

    “Slavoj Žižek felizmente mete o pau no cu dos filósofos, dos políticos e dos jornalistas diariamente. As vezes discordo do que ele diz, mas não posso deixar de admirar sua capacidade filosófica.”

    pequeno aparte corretivo concordante:

    …, mas não posso deixar de admirar sua capacidade sodomítica.

     

    1. Um pobre coitado não

      Um pobre coitado não compreende metáforas. Um cretino mal intencionado quer que os outros leitores entendam as metáforas no sentido literal? Ha, ha, ha…

  4. opressor x oprimido

    É sempre confortável para uma pessoa que não sofre uma opressão (racismo, no caso), dizer que suas atitudes não são opressoras! Não seria mais justo escutar dos negros se eles acham ou não piadas racistas ofencivas?

  5. Assunto delicado. Concordo

    Assunto delicado. Concordo que escamotear as formas de opressão, sejam elas de gênero, classe ou raça,não   contribuem em nada para que se explicitem as contradições presentes nas relações de  produção, no fundamentalismo religioso, ou no espírito colonialista que ainda prevalece no imaginário da nossa classe média. O problema é que certas pessoas muitas vezes se valem desse discurso para tentar institucionalizar o seu pretenso direito de destilar  seu ódio e agressividade para com o diferente, o eleito para bode espiatório do seu mal estar e sofrimento, que não se findará nunca, apesar das promessas de felicidade plena do capitalismo na pós-modernidade, 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador