Bonito, no Mato Grosso do Sul, recebe prêmio de Maior Turismo Responsável do Mundo

Sugerido por Gão

Do Terra

Bonito, em MS, é reconhecido como Maior Turismo Responsável do Mundo

A cidade do Centro-Oeste venceu o prêmio organizado pelo World Travel Market, tradicional evento do setor realizado em Londres

 Divulgação

Bonito é conhecido pelos águas cristalinas e natureza preservada Foto: Divulgação

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, venceu, nesta quarta-feira (6), a categoria de Maior Turismo Responsável do Mundo. O prêmio foi entregue durante a tradicional feira internacional do setor, a World Travel Market, em Londres.

De acordo com os organizadores do evento, a criação de um esquema que controla o número de visitantes no local e garante que o excesso de pessoas não prejudique a natureza foi o grande destaque e motivo da vitória. “Bonito surgiu como um destino turístico devido a suas belezas naturais em 1990 depois de aparecer na TV e, em 2012, já recebia 190 mil turistas por ano”, escreveram os juízes.

As águas cristalinas, as cavernas, as montanhas e as forestas repletas de natureza intocada são asseguradas com a administração de um parque e 10 áreas de reserva privadas. 

Os outros concorrentes da categoria eram Butão, Irlanda, Aústria, Lituânia e Quênia. O prêmio avalia vilas, cidades, regiões ou países que promovem fortemente o turismo responsável entre os visitantes e também os profissionaos da indústria de turismo.

A cidade de St Kilda, na Escócia, Roros, na Noruega, Aspen, nos Estados Unidos e a Nova Zelândia também já levaram a premiação em anos anteriores.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nome do Estado “ERRADO”

    Caro Nassif,

    uma falha inconcebível e recorrente ao jornalismo, Bonito não é em Mato Grosso, a cidade está localizada em MATO GROSSO DO SUL.

     

  2. Bonito

    Não acredito muito na veracidade destes prêmios, a região como todo o estado vem sofrendo forte desmatamento desde a década de 80, isto pode ser visto pelas fotos de satélite. Só como exemplo sito o que aconteceu com os ervais (erva mate) nativos do estado, simplesmente desapareceram e hoje a erva vem de outros estados e até do exterior, tudo foi tomado pela soja.

  3. Orgulho sul-matogrossense

      Como sul-matogrossense da cidade de Dourados, distante 280 Km de Bonito, sinto-me extremamente orgulhoso com uma notícia como essa. Conheço Bonito e alguns de seus atrativos naturais, e realmente o que encontramos por lá é algo fantástico. Recomendo também o Festival de Inverno de Bonito, que acontece todo ano, entre o mês de julho e agosto.

  4. Conheci Bonito em 2002. Já

    Conheci Bonito em 2002. Já rodei muito por esse país e reconheço que Bonito se destaca muito. Veja a Chapada Diamantina por exemplo, seus atrativos ficam em áreas públicas, muita gente não respeito, fazem fogueiras onde não se deve, ao contrário do que acontece em Bonito. Não que eu seja um defensor da propriedade, não é isso. Em Bonito, presenciei como o pessoal é bem mais organizado. Conversando com uma das donas de agência de turismo lá, ao menos na época, ela me disse que a cada 15 dias havia uma reunião com os proprietários, agências de turismo e prefeitura para discutir melhorias. Na época, a Internet ainda não era madura como hoje, e as reservas eram feitas na base do telefone, um sufoco para eles, mas já estavam se preparando para melhorar. Não se trata apenas de querer fazer algo bom, mas fazer em conjunto. 

    Outro exemplo era a enorme variedade de camisetas  – aqueles que a gente leva como lembrança. No Nordeste por exemplo se percebe que a estampa é a mesma quase que em todas as capitas, só alteram o nome da cidade. Lá não vi isso. Variedade de cartão Postal, a mesma coisa. Em compensação, na mesma época nos Aparados da Serra e Serra Geral (ôs cânions entre RS e SC) eu só encontrei dois ou três cartões-postais (sem contar que no Itaimbezinho se fechava segunda e terça para o público).

    Notava que o pessoal em geral era super-receptivo. Fiz amizade com o dono da única operadora de mergulho na época (não sei como está hoje), aluguei uma máquina fotográfica para mergulho, pude levar para qualquer lugar e só devolvi no outro dia. Em compensação, em Fernando de Noronha, era um parto, a agência só alugava a máquina durante o mergulho com eles mesmos.

    Enfim, são muitos detalhezinhos que a gente sabe que faz diferença. Mas eu digo isso porque sempre adorei parques naturais e felizmente pude conhecer vários. Para mim Bonito merece esse prêmio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador