Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

O papel das centrais de abastecimento, por Rui Daher

CEASAS

Foto Divulgação

O papel das centrais de abastecimento

por Rui Daher

em CartaCapital

(Toques no GGN)

Galhofa internacional: Até tu, Martin Wolf, o editor e principal analista econômico do Financial Times. Ao seu artigo traduzido pelo Valor, sucursal do Globo em São Paulo, deu-se o título “Rivalidade EUA-China moldará século XXI”. Fez-me lembrar os jornalistas e escritores Paulo Francis e Ivan Lessa que viviam de amaldiçoar revisores, editores, tituladores ou tradutores. Como sempre o artigo de Wolf é muito bem fundamentado e óbvio, mas não creio que o leitorado fosse pensar no molde Brasil-Bostwana.

Galhofa nacional: Se na coluna de CartaCapital (abaixo) eu tivesse começado o texto pelos três últimos parágrafos e o título fosse outro, sem dúvida colheria mais leitura. Vejam como não somos sensacionalistas, como aqui no GGN, onde eu mesmo dou título a meus textos, certos mestres já me acusaram.

Pérola planetária em Amarillo, Texas: Riviera Paradise com Steve Ray Vaughan (1954-1990)

(Coluna no site #carta)

Já informei na coluna a relevância da cadeia hortifrutigranjeira para a segurança alimentar dos brasileiros e quem aqui reside. Em março deste ano, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou seu mais recente Boletim, dentro do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort)

Trata-se de análise sobre a comercialização dos principais produtos do segmento, através das entregas feitas em entrepostos públicos (CEASA), de oito capitais brasileiras (São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Brasília, Goiânia, Recife e Fortaleza), que representam um dos principais canais de escoamento de produtos in natura do país.

Segundo a Conab, nele, podemos conhecer “estudos de movimentação de produtos, calendários de safras, variação estacional de preços, identificação de origem da oferta, entre outros”.

Também, conhecer o tamanho da comercialização no atacado e seus preços, comparando-os aos do varejo. Isto, nos principais municípios e microrregiões produtores e em cada um dos dez itens selecionados (alface, batata, cebola, cenoura, tomate, banana, laranja, maçã, mamão e melancia).

O contexto em que surgiram as centrais de abastecimento, segundo informa o Boletim, se iniciou no final dos anos 1960. O governo federal procurava forma moderna de apoio à produção e ao escoamento de frutas, legumes e verduras.

Nos anos 1970 e 1980, essas plataformas passaram a ser construídas em larga escala, espalhando-se pelo país. A partir da década de 1990, segundo o Boletim, “época das privatizações e diminuição da presença do Estado, tal quadro passou a ser desconstruído de forma assustadoramente rápida, por virtude de uma linha política de pensamento que não contemplava adequadamente a questão do abastecimento como primordial e estratégico na ação de Governo”.  

Além de excelente opção para o produtor escoar sua safra, as centrais de abastecimento representavam referencial seguro quanto a níveis de ofertas, demandas, preços, variedades e origem desse importante segmento da economia.

Entendendo tal importância, o governo federal, em 29 de março de 2005, pela Portaria 171, criou o Prohort, ampliando-o, em 2014, com a Portaria 339. Só assim foi possível o Brasil ter esse arcabouço de dados e de apoio aos pequenos produtores e à agricultura familiar. Quem quiser conhecer o trabalho é só clicar aqui.

Pensam que terminei? Não. Além dos anos 2005 e 2014 me remeterem aos presidentes e ao partido que exerciam o Poder Executivo que ressuscitaram o sistema, surpreendeu-me não ver Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) entre as capitais pesquisadas.

Seria esse o motivo que faz um juiz de piso manter preso em Curitiba, apoiado em julgamento viciado do TRF-4 do Rio Grande do Sul, o presidente que autorizou a primeira Portaria, deixou o cargo com quase 90% de aprovação popular, elegeu e reelegeu sua sucessora com 54 milhões de votos, o suficiente para autorizar a segunda Portaria, em 2014, para ser derrubada por um golpe de Estado, em 2016?

Fato. De que adiantaria incluir Curitiba e Porto Alegre nos estudos? Provável que importante parcela de seus moradores não necessite de alimentação humana. 

 

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostei!

    O que me parece que depois da prisão de Lula somos muito mais Botswana que Brasil. Pra  capital da repúbica capivara do paran á e cercaniasminha sugestão é incrementar de distribuição de alfafa . Perguntem ao moro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador