Cia. Antropofágica apresenta temporada gratuita de espetáculo em São Paulo

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Clayton Lima

Jornal GGN – A Companhia Antropofágica de Teatro sobe ao palco para uma temporada gratuita do espetáculo EMERGÊNCYA, uma sigla para “A relação entre Humanidade e Natureza nos conduzindo a uma História que está em Estado de Emergência”. Em cartaz na sede do grupo, o Espaço Pyndorama, em São Paulo. As apresentações acontecem de terça-feira a domingo, até o dia 21 de dezembro.  

Originalmente intitulado “Espasmos Mnemônicos Extra Reacionários Geradores de Experiências sobre Natureza e Cultura de Ilações Anti-capitalistas”, o novo espetáculo da Cia. Antropofágica reflete sobre o momento atual da humanidade e como a arte se comporta diante dele.

A montagem também estabelece um jogo que vai de encontro ao conceito de “Modernidade Tóxica”: um conjunto de projetos modernos que coabitam no país, que abraçam questões desde do manejo ecológico do solo como oposição aos agrotóxicos industriais até a dimensão metafórica do conceito de tóxico presente nas linguagens artísticas e em manifestações diversas da indústria cultural.

Para a criação de EMERGÊNCYA,  o grupo mergulhou nos processos e procedimentos artísticos de movimentos do final do Século XIX e início do Século XX – Expressionismo, Dadaísmo, Surrealismo, Pop-Art, entre outros. A Cia. explicou ter escolhido este período por ele representar as rupturas no universo da arte, com obras expressivas e diversos manifestos publicados pelas diferentes correntes artísticas, muitas vezes opostas entre si.

A montagem também traz influências do modernista Bertolt Brecht e do teatro de memória de Tadeusz Kantor, e da dramaturgia da literatura moderna de Gertrude Stein. Em uma linha histórica que remonta ao Romantismo, a Cia. Antropofágica ainda apresenta referências de artistas como Mary Wigman, com sua obra “Hexentanz” (1914 – 1930), Kazimir Malevich, e seu “Quadrado branco sobre fundo branco” (1918), Marcel Duchamp, com a “Fonte” (1917) – considerada por muitos críticos a maior obra do século XX – e trechos de entrevistas do artista sobre a obra.

Além da estreia de EMERGÊNCYA, o grupo convida o público para uma atividade gratuita de encerramento, no dia 22 de dezembro, às 20h. Nesta data acontecerá o Kabaré Antropofágico e também o lançamento de mais uma edição da Revista Bucho Ruminante, no Espaço Pyndorama.

Estas ações fazem parte da programação do projeto [D.E.T.O.X] – Devising Experimental da Toxicologia do Objeto X, responsável por aprofundar os integrantes da Companhia em pesquisas sobre questões eco-ambientais contemporânea, que foi contemplado na 31ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Foto: Alan Siqueira

EMERGÊNCYA

Sinopse: A Antropofágica apresenta sua nova peça E.M.E.R.G.Ê.N.C.Y.A: Espasmos Mnemônicos Extra Reacionários Geradores de Experiências sobre Natureza e Cultura de Ilações Anti-capitalistas. Uma máquina teatral que estabelece um jogo permanente entre a História da Arte e a História da Humanidade, buscando responder à urgência da realidade cotidiana, histórica, individual e coletiva, sob a égide de uma modernidade tóxica.

Classificação Indicativa: 18 anos

Serviço

Local: Espaço Pyndorama

Endereço: Rua Turiassú, 481 – Fundos – São Paulo – SP

Temporada: até 21 de dezembro

Horários: de terça a sexta-feira, às 20h / sábado e domingo, às 19h e 21h (duas sessões)

Programação gratuita.

Mais informações: (11) 3871-0373

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador