Curitiba recebe Mostra de Teatro Posiarte

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Imagem: Divulgação 

Jornal GGN – Entre os dias 23 e 25 de setembro, o Auditório do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, em Curitiba, recebe a Mostra de Teatro Posiarte, com dezessete espetáculos gratuitos e aberto ao público. Os enredos criados pelos próprios alunos, do 4o ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio do Colégio Positivo, convidam o público a fazer uma viagem no tempo e descobrir curiosidades sobre a história, com os temas: A Segunda Guerra Mundial, o surgimento da televisão, o nascimento do Impressionismo e o homem que pisou na Lua pela primeira vez.

A mostra começa nesta sexta-feira, a partir das 18h30, com três peças em inglês: “A flying dream”, sobre a vida de Santos Dumont; “Back to the 60`s”, sobre os anos dourados nos Estados Unidos; e “Different like Channel”, que interpreta as lutas e sofrimentos que Coco Channel passou até atingir o sucesso no mundo da moda.

No sábado, dia 24, as apresentações começam, às 14h30, com o espetáculo “O caso de 24 de setembro de 1458”, que traz o julgamento de quatro mulheres acusadas de praticar atos de bruxaria. “A Espera”, última peça do dia, às 19h45, traz as angústias de uma população surpreendida pelo Muro de Berlin, em 1961. O espetáculo “Lua de Sonhos”, será o primeiro show de domingo, dia 25, às 15h, com fatos do dia em que o homem pisou na Lua pela primeira vez. “Sob a cruz de ferro” encerra a mostra, às 18h45, com um enredo que retrata as dificuldades vividas pelos refugiados dos nazistas na Segunda Guerra Mundial.

A Mostra de Teatro Posiarte 2016 é incentivada pela Lei Rouanet e patrocinada pelo Grupo J. Malucelli.

Confira a programação dos dias 24 e 25:

Sábado, dia 24 de setembro

O Caso de 24 de Setembro de 1458 – às 14h30

Direção: Rafaela Ricardo

Classificação indicativa: 12 anos

Varridas por inúmeras catástrofes a sociedade procura uma razão para os males que o atingem. Envolvidos pelas crenças populares habitantes de uma cidade acusam quatro mulheres, por praticar atos considerados bruxaria. Com a temporada de caça às bruxas aberta, o destino das acusadas será definido em um julgamento. 

Isadora Duncan: Um breve relato da dança – às 15h15

Direção: Lubieska Berg

Nessa história as alunas contam as grandes mudanças que aconteceram no universo da Dança, quando Isadora Duncan decide jogar sua sapatilha de ballet clássico fora. Expondo às transformações que isso acarretou para as bailarinas.

O Mundo de Luz e Cor – às 16h

Direção: Liz Santos

A montagem trata do impressionismo, movimento artístico que surgiu no final do século XIX, início do século XX, e deu início a arte moderna, transformando a forma dos artistas se expressarem, tornando-os mais livres na sua criação e revolucionando o mundo das artes.

Era Uma Vez – 16h45

Direção: Rafaela Ricardo

Inspirada na origem dos contos de fadas, escritos pelos famosos irmãos Grimm, a peça conta a história de dois irmãos que vão para a casa da avó passear. Como a mulher é uma grande contadora de histórias, durante as férias, os garotos participam de um acampamento baseado em contos infantis. Os garotos, que sonham em ser tonar grandes contadores de histórias, estão descontentes com os finais que os adultos contam.

Revirando A Sétima Arte – às 17h30

Direção: Letícia Santos

Em meio ao famoso evento do Óscar a plateia vai conhece grandes astros do cinema mudo, que viviam o auge do seu sucesso em 1927. Até que esse sucesso é ameaçado com a chegada de uma grande revolução cinematográfica. Muitas aventuras acontecem, com a mistura o cinema antigo e atual, inspiradas pelo filme “O artista”.  

Hollywoodland – às 18h15

Direção: Rafaela Ricardo

Claquete, câmera, ação! Essas três palavras mudariam de uma vez por todas a trajetória de uma pacata cidade, no interior da Califórnia. A chegada de uma comitiva com diretores, equipes de gravação e todo aparato de estúdios de cinema movimentaram Hollywoodland. Esses profissionais que estavam cansados da correria e do barulho da grandiosa Nova York decidem se mudar para um lugar mais propício para as gravações. Em pouco tempo a rotina da cidadezinha muda e se torna a nova capital mundial da indústria cinematográfica.

Nas Margens do Nilo – às 19h

Direção: Lubieska Berg

Nesta ficção os Faraós do Egito antigo estão procurando uma nova maneira de armazenar as memórias do seu povo. Todos tentam ajudar e, no entanto, apenas três pessoas conseguem descobrir a melhor forma de fazer isso, surge então à escrita. No meio de tanto agito um grande mistério é revelado.

 A Espera – às 19h45

Direção: Rafaela Ricardo

Classificação indicativa: 14 anos

Eis que quando se pensava que a paz retornaria à cidade, da noite para o dia, surge um muro, construído para separar em dois lados uma cidade, um país e o mundo das pessoas que viviam. O momento que parecia de alegria agora é substituído pela angústia da separação e pela vontade de encontrar quem ficou do outro lado. A espera por um reencontro faz parte da rotina dos personagens, que fazem o que podem para conseguir se comunicar com o outro lado.

Domingo, 25 de setembro

Lua De Sonhos – às 15h

Direção: Rafaela Ricardo

A mente das crianças é um lugar muito fértil para criar mundos encantados e cheios de sonhos. Quando amigas se reúnem para transformar todos os sonhos em realidade não há nada melhor do que viver no mundo da lua. Com elas para pisar na lua basta fechar os olhos e imaginar, mas mal sabem elas que na vida real esse sonho também estaria muito perto de acontecer: o homem pisará na lua pela primeira vez.

Nas Novelas Do Radio – às 15h45

Direção: Lubieska Berg

A peça conta a história de uma emissora de rádio, na década de 40, que apresenta diariamente uma novela inspirada nos Contos de Fadas. O elenco da novela está sempre em pé de guerra e, por isso, a emissora se vê obrigada a realizar um teste para cobrir uma vaga recém-aberta. No dia da audição estão presentes meninas que sonham em serem atrizes de Novelas de Rádio.

TV Para Você – às 16h30

Direção: Liz Santos

A peça traz o nascimento da televisão como um marco na mudança da vida cotidiana das pessoas. Mostrando seu surgimento e relembrando os principais momentos que marcaram época.

No Início Do Rock & Roll – às 17h15

Direção: Lubieska Berg

A peça, inspirada no musical “Grease”, apresenta a trama sobre o comportamento dos jovens no final da década de 50. Com a história de grupo de estudantes que se envolvem em diversas enrascadas, ouvindo sempre o bom e velho Rock and Roll.

A História Petrificada – às 18h

Direção: Liz Santos

A peça mostra a vida cotidiana de moradores da cidade de Pompéia, com personagens que têm planos e objetivos para suas vidas, planos esses que são interrompidos pela explosão de um vulcão. As histórias dos personagens foram criadas e imaginadas pelos próprios alunos. Como inspiração, os alunos utilizaram as imagens corporais dos corpos que foram petrificados no ano 79 d.C., por conta da erupção do vulcão Vesuvio. 

Sob a Cruz de Ferro – às 18h45

Direção: Rafaela Ricardo

Classificação indicativa: 14 anos

A humanidade viveu inúmeros períodos sombrios e desonrosos, um deles foi a segunda guerra mundial. A peça conta a história fictícia de uma garota que, em meio ao conflito armado, foi cobaia de muitos experimentos conduzidos por profissionais inescrupulosos. Quando a cobaia consegue fugir o general Hans fica furioso. A fugitiva consegue abrigo na casa de Klaus, um jornalista que está disposto a proteger a garota a todo custo.

Serviço

Mostra de Teatro Posiarte 2016

Local: Auditório do Colégio Positivo – Jardim Ambiental

Endereço: R. Itupava, 985 – Hugo Lange, Curitiba – PR, 80040-455

Quando: de sexta, 23 de setembro, à domingo, 25 de setembro

Ingressos: Gratuito. Os ingressos são retirados no local, por ordem de chegada, antes do início de cada espetáculo.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador