Grupo Esparrama encerra temporada com recursos de audiodescrição

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Fotos: Sissy Eiko

Jornal GGN – Encerrando sua temporada 2016, o Grupo Esparrama sobe ao palco do Teatro Alfa, neste fim de semana, em São Paulo. No dia 26 de novembro, o público poderá conferir a apresentação do espetáculo “Fim?” onde, em meio a recortes do fim do mundo, poderão plantar um novo começo, com recursos de audiodescrição. O show para deficientes visuais, em parceria com a empresa “Ver com Palavras”, contará com transporte, que sairá às 16h da estação de trem Santo Amaro e após a apresentação retornará ao mesmo ponto de partida. 

“Fim?”, apresenta duas baratas e dois palhaços que sobraram do fim do mundo. No cenário de destruição as baratas festejam os acontecimentos, afinal só restaram elas, até se depararem com dois homens atrapalhados, que acreditam que podem plantar a semente de um novo recomeço. Irritadas, as baratas criam planos mirabolantes e tramam divertidas armadilhas para mostrar que mundo é só delas.

O espetáculo propõe diversas reflexões sobre os comportamentos da sociedade atual e por meio do questionamento: ‘para onde nós, humanos, estamos caminhando?’, o público poderá viajar por cenários de guerras, desastres e catástrofes onde serão convidados a reavivar tudo o que foi perdido. “Fim?”, é um dos finalistas do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.

“Escolhemos falar com as crianças por que sabemos que elas ainda se deixam afetar, ainda se espantam diante das novidades (sejam boas ou ruins). Queremos continuar falando para as crianças, pois temos esperança de que elas possam emprestar seu olhar inquieto para os adultos. Queremos que elas repitam perguntas que pareçam ingênuas, de tão óbvias que são. Queremos que estas questões sejam repetidas por elas, na esperança que um dia os adultos as ouçam de verdade. ”, disse o diretor do espetáculo, Iarlei Rangel.

O Grupo Esparrama formado, em 2012, por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra, chamou a atenção do público por animar as tardes de domingo do Minhocão, com seu espetáculo na janela. A trupe já foi contemplada com o Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem, na categoria revelação, e com o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.

Em 2015, na segunda edição do Prêmio Zé Renato, o Esparrama realizou temporadas de seus dois espetáculos feitos especialmente para o Minhocão: “Esparrama pela Janela” e “Minhoca na Cabeça”. Já em 2016 o grupo, que se pauta no estudo do palhaço e nas estruturas cômicas em suas variadas expressões, lançou seu canal no Youtube com o videoclipe da música “Bem-te-vi”.

Sinopse – Fim?

O mundo acabou. Tudo está destruído e só sobraram lixões, campos de guerra, estranhos muros, restos lamacentos de um rio doce e… Duas baratas: Beatriti e Margueriti que, juntas, comemoram este fim.

Elas acreditam que agora o mundo será apenas das baratas. Mas o que elas não sabem é que outros dois seres esquisitos e muito atrapalhados também sobreviveram: os palhaços Batatinha e Nerdolino, que agora perambulam pelo mundo com um mapa, uma semente e muita esperança.

Empenhados em encontrar um novo começo para a humanidade, eles não desconfiam que estão sendo observados pelas baratas, que criarão divertidas armadilhas para “ajudá-los” a entender que o mundo delas é bem melhor sem eles… Será o Fim?

Serviço

Dia 26 de novembro –  Apresentação especial com audiodescrição

*Convites para pessoas com deficiência são limitados e deverão ser reservados através do email:

[email protected]

*Será disponibilizado um transporte da Estação de trem Santo Amaro, com saída às 16h. Retorno após o espetáculo para a mesma estação.

Temporada: de 1 de outubro a 27 de novembro, aos sábados e domingos, às 17h30

Local: Teatro Alfa

Endereço: R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04757-000

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia para crianças, estudantes e maiores de 60 anos)

Capacidade: 204 lugares.

Duração: 50 minutos.

Classificação: Livre.

Mais informações: (11) 5693-4000

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador