José Cetra participa da 4ª edição de Diálogos Antropofágicos

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Bob Sousa

Jornal GGN – O crítico teatral José Cetra irá abordar diversos temas do fazer teatral em debate, nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, como parte da programação do projeto Tram(a)Antropofágica, promovido pela Companhia Antropofágica de Teatro. Nesta edição de Diálogos Antropofágicos, com o tema “Memórias de um Espectador”, o crítico analisará e comentará a “Trylogia Terror e Miséria no Novo Mundo”, um trabalho composto de três espetáculos diferentes, que está atualmente em cartaz. O encontro de hoje, gratuito e aberto ao público, acontece no Espaço Pyndorama (sede do grupo), a partir das 19h30.

Durante a programação Cetra ainda apresentará um pouco de seu livro, “O Teatro Paulistano de 1964 a 2014: Memórias de Um Espectador”. Onde, por meio de memórias e documentos, o autor traça sua trajetória de formação como espectador, passando por fontes como o circo, rádio, música, livros, cinema, televisão, com ênfase no teatro. As livrarias, os cinemas, os teatros e a própria cidade de São Paulo servem como plano de fundo para uma viagem por cerca de 250 espetáculos teatrais assistidos, selecionados entre três mil.

O projeto Tram(a)Antropofágica, em comemoração aos 15 anos da Companhia Antropofágica de Teatro, recentemente contemplada na 28ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, traz cerca de 140 dias de apresentações e atividades gratuitas. A programação, como o próprio nome diz, propõe uma grande trama com o objetivo de levar ao público, de forma condensada, a história da Companhia que, ao longo dos anos, responde artisticamente à trama complexa do presente, investigando as situações políticas e as consequências históricas do próprio desenvolvimento humano.

“A principal característica da Companhia Antropofágica liderada por Thiago Reis Vasconcelos e com brilhante direção musical de Lucas Vasconcelos é deglutir, entre outros, Bertolt Brecht, Oswald de Andrade, Tadeusz Kantor, Augusto Boal e até os musicais da Broadway, devolvendo ao público um espetáculo com sabor totalmente original com forte conteúdo irônico e contestatório. ”, disse José Cetra sobre o grupo.

Com a “Trylogia: Terror e Miséria no Novo Mundo”, atualmente em cartaz, formada por três espetáculos distintos que analisam fases da história do Brasil, o grupo recebeu o Prêmio CPT 2012, na categoria Projeto Sonoro e Prêmio CPT 2013 na categoria Direção. As edições de “Diálogos Antropofágicos”, já contou com Marcelo Soler (Cia Teatro Documentário), Luciano Carvalho (Grupo Dolores Boca Aberta Mecatronica de Artes) e Manoel Ochôa.

Composta por mais de trinta integrantes a Companhia Antropofágica, criada em 2002, está entre as referências da cena teatral de São Paulo. Com Tram(a)Antropofágica, o grupo convida o público para uma viagem no tempo e na história, revisitando todo o seu repertório, com espetáculos, intervenções, oficinas e experimentos, atuando tanto na sede, o Espaço Pyndorama, quanto em outros espaços da cidade. Serão dezoito temporadas e dezenove atividades, realizadas até agosto de 2017.

A temporada de Trylogia Terror e Miséria no Novo Mundo, vai até o 9 de outubro, com apresentações gratuitas no Espaço Pyndorama. A cada final de semana, serão apresentados três espetáculos: Parte I Estação Paraíso, Entre a Coroa e o Vampiro Parte II O Império e Parte III Autópsia da República. Já a programação dos Diálogos Antropofágicos vai até dezembro, confira:

28/09 – Memórias de um Espectador com José Cetra, acerca da Trylogia Terror e Miséria no Novo Mundo

21/10 – Encontro com os Dramaturgos de M. isso não é uma peça feminista, de Mei Hua, e Estudo para o Terror, de Rogério Guarapiran (haverá apresentação das peças nessa data e a conversa será realizada após as apresentações)

08/11 – Grande Circo da Ideologia com Ney Piacentini da Companhia do Latão (haverá apresentação da peça nessa data e a conversa será realizada após a apresentação) 

09/11 – Furo no Casco e a Dramaturgia de Chico de Assis com Maria Silvia Betti (haverá apresentação da peça nessa data e a conversa será realizada após a apresentação)

16/11 – Conversa sobre A Tragédia de João e Maria com Zernesto Pessoa da Companhia do Feijão

07/12 – Conversa sobre Prometeu Estudo 1.1 com Ana Souto    

Serviço

4ª edição de Diálogos Antropofágicos – “Memórias de um Espectador”, com José Cetra

Local: Espaço Pyndorama

Endereço: Rua Turiassú, 481 – Perdizes, São Paulo – SP

Quando: quarta-feira, dia 28 de setembro, às 19h30

Entrada gratuita.

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador