União e Olho Vivo estreia novo espetáculo sobre o Bom Retiro

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Graciela Rodriguez
 
Jornal GGN – O Teatro União e Olho Vivo – TUOV irá estrear seu novo espetáculo, uma homenagem ao bairro da cidade de São Paulo que acolhe sua sede há cerca de 30 anos, o Bom Retiro. A peça teatral é o resultado do projeto de comemoração dos 52 anos do TUOV e o público poderá conferir esta estreia gratuita no domingo, 16 de dezembro, no teatro da trupe. “Bom Retiro Meu Amor Ópera Samba”, estará de volta aos cartazes em janeiro de 2019, entre os dias 12 e 20.
 
“O Bom Retiro é um bairro sui generis que recebeu levas de refugiados políticos e sociais desde sua fundação até os dias de hoje. Por ali passaram italianos, judeus, coreanos, bolivianos e paraguaios. O espetáculo aborda temas de acontecimentos importantes que ocorreram durante a sua existência e resistência, como a fundação do Sport Clube Corinthians Paulista e o trabalho escravo nas “Oficinas de Suor”, explicou César Vieira (Idibal Pivetta), coordenador geral do grupo.  

 
Para dar vida a esta montagem, o TUOV contou com um processo colaborativo de membros históricos e novos integrantes, com uma equipe de criação que foi a campo para uma imersão na história do cotidiano do bairro Bom Retiro, tomado por diversos imigrantes e marcado pela diversidade cultural.
 
A partir de pesquisas bibliográficas, levantamento documental de registros históricos do Bom Retiro foram realizados ciclos de conversas, oficinas e debates envolvendo trabalhadores, moradores do bairro, estudantes e artistas. Foi por meio desses encontros junto ao público que o grupo conseguiu destacar assuntos da comunidade que se revelaram importantes.
 
Entre esses temas está o incêndio ocorrido na Estação da Luz, dois dias antes do término da concessão para a companhia inglesa São Paulo Railway, em 1946; as mulheres em situação de prostituição na Rua Aimorés (no século passado) e atualmente no Parque da Luz e o trabalho análogo à escravidão, episódios que fomentaram a criação dos debates e das cenas do novo espetáculo.
 
Também para o processo criativo “Bom Retiro Meu Amor Ópera Samba” e em comemoração aos seus 52 anos,  o TOUV promoveu uma ocupação artística em sua sede com diversos grupos da cena teatral de São Paulo, que possuem temáticas que dialogam com sua história e linguagem.
 
As trupes Dolores Boca Aberta, Trupe Lona Preta, Companhia Antropofágica de Teatro e Companhia Estudo de Cena, se revezaram durante meses apresentando espetáculos de seus repertórios, ampliando as possibilidades de acesso à cultura na região do Bom Retiro e realizando uma espécie de aquecimento para a estreia do espetáculo do TUOV.
 
Todas essas ações compõe o projeto TUOV 52 – Bom Retiro Meu Amor Ópera Samba, contemplado na 31ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo. “Alicerçado nessas premissas o Olho Vivo pede passagem e continua a desfraldar as bandeiras da utopia”, completou César Vieira. 
Foto: Graciela Rodriguez

Ficha Técnica

Coordenação Geral: César Vieira (Idibal Pivetta), Graciela Rodriguez e Neriney Moreira|Direção Teatral: César Vieira, Rogério Tarifa|Dramaturgia: César Vieira, Mei Hua Soares, Rogério Guarapiran |Direção de Arte, Cenografia e Figurino: Graciela Rodriguez|Colaboração na Pesquisa: Luiz Alberto Barreto Leite Sanz, Walter Quaglia|Direção Musical: Rogerio Guarapiran|Coordenação Musical: Cesinha Pivetta, Rogerio Guarapiran|Elenco: Ana Elisa, Angelita Alves, Babi Pacini, Danila Gonçalves, Dante Kanenas, Edson Rocha, Flávia Sztutman, Juma Tanaka, Leandro Soussa, Lívia Loureiro, Lucas Cruz, Mei Hua Soares, Neriney Moreira, Oswaldo Ribeiro, Pedro Fraga, Rogerio Guarapiran|Músicos: Babi Pacini, Oswaldo Ribeiro, Pedro Fraga, Rogerio Guarapiran| Iluminação: Gil Teixeira|Assistência de Cenografia  e Figurino: Lívia Loureiro | Ajudantes de Cenografia e Figurino: Edson Rocha, Gilvan Xavier, Juma Tanaka, Lucimara Freitas |Treinamento de Atuação: Luís Mármora | Treinamento Vocal: Ester Freire|Colaboração na Pesquisa: Luiz Alberto Barreto Leite Sanz, Walter Quaglia|Direção de Produção: Maria Tereza Urias | Produção: Natasha Karasek | Assistência de Produção: Renê Costanny | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Registro Fotográfico: Graciela Rodriguez | Registro Audiovisual: Nana Ribeiro, Pedro Cortese | Preparação Corporal: Marilda Alface | Design Gráfico: Julia Pinto

Bom Retiro Meu Amor Ópera Samba

Sinopse: Espetáculo teatral musical baseado no bairro do Bom Retiro e em gerações de imigrantes e moradores atuais (operários de tecelagens, lavadeiras, “mulheres da vida“, catadores em situação de rua, habitantes da cracolândia) que coexistem e deixam suas marcas neste território composto de grande diversidade cultural. Das travessias dos mares à chegada dos imigrantes de diversas nacionalidades. Dos africanos vindos em navios negreiros aos bolivianos “caminantes” atravessando fronteiras para desembocar nas conhecidas “oficinas de suor”.

Além da homenagem ao Bom Retiro, o espetáculo faz reverência ao ator Neriney Moreira,  no palco do Olho Vivo há 52 anos.

Duração: 60 minutos    Classificação: Livre

Serviço

Local: Teatro Popular União e Olho Vivo

Endereço: Rua Newton Prado, 766, Bom Retiro – São Paulo-SP

Quando: Estreia 16 de dezembro, às 16h30 (única apresentação em 2018)

Temporada: de 12 a 20 de janeiro de 2019 – Sextas, às 21h / Sábados e Domingos, às 16h30 e 19h30 (duas sessões)

Programação gratuita. 

Mais informações: (011) 3331-1001

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador