A Amazon na computação em nuvem

(Atualizado às 9h28min)

Da CartaCapital

Nas nuvens 
Felipe Marra Mendonça 
10 de abril de 2011 às 10:30h

A Amazon vende espaço em servidores remotos, de onde os arquivos passam a ser acessíveis em qualquer lugar

Os serviços que colocam os arquivos nas nuvens, ou seja, permitem ao usuário guardá-los num servidor remoto e acessá-los de qualquer lugar e de diferentes dispositivos, acaba de ganhar maior relevância com a entrada da Amazon no mercado. A empresa oferecia um produto similar com o seu Simple Storage Service (Serviço Simples de Armazenagem ou S3) para clientes corporativos, mas agora adaptou o S3 para pessoas que talvez não tenham tanta proficiência tecnológica e o batizou de Cloud Drive.

“Nossos consumidores nos disseram que não querem armazenar suas músicas no computador do trabalho ou em telefones, porque acham complicado ficar trocando faixas entre diferentes aparelhos”, disse Bill Carr, vice-presidente da Amazon para filmes e música. “Agora, estejam no trabalho, em casa ou na rua, eles podem comprar músicas da nossa loja de mp3, guardar tudo nas nuvens e tocá-las em qualquer lugar.”

DeinDe início, o Cloud Drive permite que clientes da Amazon nos Estados Unidos possam arquivar toda a sua biblioteca de músicas nas nuvens e posteriormente tocar qualquer faixa em qualquer lugar pela internet ou por um telefone com o sistema operacional Android, do Google. O espaço disponível é de 5 GB, tamanho suficiente para algo entre mil ou 2,5 mil faixas, a depender da qualidade e da extensão da música. Quem quer mais espaço pode comprar outros 15 GB por 20 dólares, mas a Amazon também cede os mesmos 15 GB extras a quem comprar qualquer faixa do seu extenso catálogo. Ou seja, uma simples faixa de 70 centavos de dólar na loja compra o mesmo espaço. As músicas que o usuário coloca no Cloud Drive precisam caber dentro do limite, mas as faixas compradas pela Amazon não sofrem restrições, ou seja, é possível encher os 20 GB de arquivos próprios e ainda colocar as compradas pela Amazon sem problemas.

Em termos de compatibilidade, o serviço funciona com os navegadores Internet Explorer, da Microsoft, o Safari, da Apple e o Chrome, do Google. O curioso é que a empresa não mencione que ele funciona pelo navegador do iPhone, mesmo que não exista um aplicativo dedicado para o Cloud Drive, como existe para os smartphones munidos do sistema Android. E também parece não querer criar um aplicativo específico para o smart-phone da Apple. Isso tem uma explicação plausível para quem gosta de teorias da conspiração: há tempos existem boatos de que a Apple quer criar um serviço semelhante, com base num enorme parque de servidores que a empresa construiu na Carolina do Norte. Toda essa infraestrutura, aliada à recente compra da Lala, empresa especializada em músicas on-line, parece apontar nessa direção.

A Amazon, assim, tenta sair na frente e oferecer um serviço semelhante a todos os usuários de smartphones, exceto o iPhone – ou seja, a maioria das pessoas. Exatamente por isso o Cloud Drive começou bem. É um serviço simples de usar, relativamente barato e praticamente universal. Pode dar muito certo.

http://www.cartacapital.com.br/tecnologia/nas-nuvens

Por foo

A CartaCapital fala sobre hospedagem de arquivos na internet; mas a oferta da Amazon é muito mais do que isso.

Além de hospedar conteúdo estático, a Amazon também permite hospedar conteúdo dinâmico — como um blog, por exemplo.

Em um hosting tradicional você não tem muito o que fazer para atender às flutuações de demanda do site. Nos dias de muito tráfego, o servidor simplesmente fica sobrecarregado. Se você contratar mais servidores para atender a demanda mais alta, ficará com capacidade ociosa quando a demanda for mais baixa.

Com o serviço da Amazon (e também do RackSpace, que oferece uma alternativa similar), você pode adicionar e remover servidores a qualquer momento.

Isso significa que você pode dobrar ou reduzir a sua capacidade de processamento com uma simples configuração.

Se você se preocupa com a performance do site, deveria avaliar essa alternativa ao hosting tradicional.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador