A criptografia de Dantas

Por ValdirDM

Caro Nassif:

Os 38 zeros da cifra impressionam, e porisso a decodificação não deve começar por aí. As combinação das letras do alfabeto não passam de 1 milhão, e não representam nenhum desafio incontornável (eu mesmo já decodifiquei um esquema de códigos autenticadores baseado na garimpagem de palavras).

Estou certo de que os dunidenses já decodificaram, mas não vão dar isso “de graça” ao Brasil.

A Polícia Federal deveria liberar um trecho substancial (talvez equivalente a duas páginas) do conteudo do HD, para que nós, hobbyistas de quebra-cabeças, pudéssemos trabalhar (ou melhor, nos divertirmos).

Por Marco Cardoso

Nassif, já comentei isso num outro post e vou falar de novo. Não sei qual a criptografia usada pelo Dantas mas, sendo o sujeito bem assessorado como é, deve ter usado uma criptografia forte. Então repito, não vão quebrar a criptografia. Nem com cluster de computadores da CIA, da NASA e do Pentágono.

A única chance seria usar um programa com alguma falha ou usar uma chave tosca, que pudesse ser descoberta. O que volta à questão da boa assessoria. Pelo tempo decorrido, creio que podemos eliminar essas possibilidades.

Criptografia não é brincadeira, é arma de guerra. Nos EUA o uso de criptografia forte é proibido para usos não-militares. Aliás, a forma como a imprensa trata esse assunto é mais um exemplo do jornalismo de palpites que a gente vê por aí. Não se vê uma entrevista com alguém que conheça o assunto.

Um textos simples sobre o assunto que encontrei rapidamente:
http://www.notebooks-site.com/blog/a-criptografia-dos-hds-do-daniel-dantas/

Um site pra quem quiser ler um pouco sobre criptografia:
http://www.numaboa.com/criptografia

E uma ferramenta bem simples pra quem quiser criptografar seus dados:
http://www.truecrypt.org/ 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador