A Europa perseguindo a inovação

JC e-mail 4056, de 20 de Julho de 2010.   

13. Europa terá investimento recorde em pesquisa e inovação   Comissão Europeia anuncia 6,4 bilhões de euros para 2011

A Comissão Europeia para Pesquisa, Inovação e Ciência anunciou nesta segunda-feira (19/7) investimentos de 6,4 bilhões de euros em 2011. Os recursos serão destinados principalmente para as áreas de mudanças climáticas, energia, segurança alimentar, saúde e envelhecimento da população. O montante é o maior já anunciado pela Comunidade Europeia.

O objetivo da iniciativa é fomentar a economia do continente, abalada pela crise financeira. A expectativa é que os investimentos, cujos editais serão publicados ao longo de 14 meses, gerem 165 mil empregos.

“O investimento em pesquisa e inovação é a única maneira inteligente e duradoura de sair da crise e de garantir um crescimento sustentável e socialmente equitativo. Este financiamento europeu permitirá que os cidadãos beneficiem de produtos e de serviços novos e melhores, de garantir uma Europa mais competitiva e mais verde, bem como uma melhor sociedade e uma qualidade de vida mais elevadas”, afirmou a chefe da comissão europeia, Máire Geoghegan-Quinn.

A maior parte dos recursos serão destinados aos cientistas. Dos 6,4 bilhões de euros, 1,3 bilhão irá para o desenvolvimento de pesquisas. Outros 772 milhões de euros serão transformados em bolsas de estudo para sete mil pesquisadores.

O segundo maior montante, 1,2 bilhão de euros, ficará para o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação.  As pequenas e médias empresas também serão beneficiadas. Elas receberão 800 milhões de euros para investir em inovação.

O valor do anúncio representa aumenta de 12% em relação ao orçamento anunciado para o ano fiscal de 2010.

(Marcelo Medeiros, com informações da Comissão Europeia)

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador