A indústria dos chips e dos semicondutores

Está faltando um bom quadro didático sobre as diversas etapas dos semiconduotres e dos chips. A definição sobre cada um, o papel dos escritórios de designers, a agregação de valor na tecnologia.

Por Roberto São Paulo – SP 2010

A Design House, situada na Universidade Federal de Santa Maria, projeta microcontrolador 100% brasileiro 

SMDH recebe visita do Presidente do CNPq
Portal UFSM-Universidade Federal de Santa Maria, 18/08/2010
http://sucuri.cpd.ufsm.br/noticias/noticia.php?id=29649

O presidente do CNPq, prof. Dr. Carlos Aragão e o secretário adjunto da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC), prof. Dr. Odilon Marcuzzo do Canto, estiveram em visita à UFSM na última segunda-feira, dia 16. Eles participaram de uma palestra comemorativa ao jubileu de prata do Curso de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, visitaram o reitor, o INPE e conheceram de perto o projeto Santa Maria Design House (SMDH).

O Projeto SMDH é um centro especializado no desenvolvimento de circuitos integrados financiado pelo CNPq e está inserido no Programa CI-Brasil do Ministério de Ciência e Tecnologia. Este projeto começou suas atividades em agosto de 2009 e já começam a surgir os primeiros resultados, sendo o mais expressivo deles, o projeto do primeiro microcontrolador 100% brasileiro, ZR16. Este dispositivo foi projetado e desenvolvido por duas equipes de profissionais de duas Design House (SMDH e Chipus/SC), totalizando o trabalho de 20 pessoas em tempo integral e durou um ano para ser desenvolvido.

O chip desenvolvido tem dimensões da ordem de 9mm2. No momento, este projeto está sendo fabricado na Empresa X-FAB da Alemanha e seu retorno está previsto para novembro de 2010, começando a partir daí os testes e aplicações. Um cliente potencial e líder de mercado no seu segmento será usuário deste dispositivo. Este microcontrolador chega para competir diretamente com os já tradicionais PIC e HC08, tanto em custo quanto em valor agregado.

Mais informações sobre o projeto Santa Maria Design House em
www.smdh.org

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador