A lâmpada acesa por mais de cem anos

Atualizado às 13:57

Lâmpada permanece acesa por mais de 100 anos

O jornal americano LA Times publicou um artigo curioso a respeito de uma lâmpada centenária que permanece acesa há 107 anos, com uma única pausa em seu trabalho durante 1979, quando levou 22 minutos para ser transportada por apenas alguns metros.
A lâmpada recordista em questão está em um quartel do corpo de bombeiros americano, em Los Angeles, e já contabiliza aproximadamente um milhão de horas de operação em baixa voltagem, de apenas 4 watts. A façanha pode ter sido possível graças à sua fabricação, feita de modo que nenhum ar seja capaz de entrar e destruir o filamento de carbono, proteção que impede o aquecimento dos componentes internos.
Fabricada pela Shelby Electric Co., empresa de Ohio que fechou as portas em 1914, a “lâmpada centenária” era utilizada para iluminar o caminho dos bombeiros em chamados noturnos, sem que fosse necessário acender lanternas de querosene para se preparar.
Hoje, a lâmpada aparece em programas televisivos americanos e está no livro de recordes Guinness, além de receber turistas do país inteiro e ter ganhado uma página virtual em centennialbulb.org, atualmente apenas com o endereço do quartel em que está localizada.

Fonte: http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=22862&sec=3

Apenas um erro a tal baixa voltagem não tem nada que ver com baixa ‘watagem’

Watt (W) é uma coisa, potência elétrica no caso, como a diferença de um carro mil pra um 2.0

Volt (V) é outra, é tensão elétrica ou  a carga necessária para faze-la funcionar, mal comparando é como a diferença de quilometragem feita com etanol ou gasolina.

Por Vanderberg Cardoni

Nassif, existe um vídeo produzido na Espanha bem interessante, que trata da “obsolescência programada” e mostra também o aniversário de 100 anos dessa lâmbada.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QosF0b0i2f0

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador