A nova ciência brasileira

De Sergio Rezende

Amigos

Enquanto a grande midia brasileira não se interessa pelo que está acontecendo em C&T no Brasil, revistas do maior prestígio internacional estão dando boa cobertura. Vejam as duas materias em anexo. 

De Gustavo Belic Cherubine

Excelente matéria.

Conhecimento sendo transformado em política pública:

Até o momento quatro decretos e 11 resoluções estaduais citam textualmente o programa como fonte de seu embasamento.

http://www.agencia.fapesp.br/materia/12306/especiais/biota-fapesp-e-dest…

Especiais Biota-FAPESP é destaque na Science

11/6/2010

Por Fabio Reynol

Agência FAPESP – O balanço da primeira década do programa Biota-FAPESP é um dos destaques na edição desta sexta-feira (11/6) da revista Science.

O artigo Biodiversity Conservation Research, Training, and Policy in São Paulo, assinado pelos coordenadores do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (Biota), destaca como a pesquisa em biodiversidade pode combinar o avanço do conhecimento e a formação de especialistas com o aperfeiçoamento de políticas públicas, de modo a ampliar o seu impacto.

“Trata-se de um reconhecimento internacional da qualidade da pesquisa brasileira”, disse Carlos Alfredo Joly, coordenador geral do programa e professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas, à Agência FAPESP.

O texto faz um breve histórico do programa e descreve a sua abrangência multidisciplinar, que percorre diversas áreas do conhecimento, como a taxonomia, a filogenia, a biogeografia, a ecologia e a bioprospecção, além de efetuar estudos sobre a restauração, a preservação e o uso sustentável da biodiversidade no Estado de São Paulo.

Desde março de 1999, quando foi lançado oficialmente, os cientistas ligados ao Biota já conduziram 94 projetos de pesquisa, descreveram mais de 1,8 mil novas espécies e levantaram informações sobre outras 12 mil.

“A publicação do artigo na prestigiosa revista Science reitera o sucesso da FAPESP em seu trabalho de apoio à pesquisa, sua visão estratégica e sua autonomia administrativa, que permite investimentos em projetos de longo prazo e ampla abrangência”, disse Joly.

Outro motivo para o sucesso do programa apontado no artigo é o fato de o Biota ser um programa totalmente embasado na pesquisa científica, sendo 100% planejado, executado e coordenado por cientistas, o que é algo positivo e raro, segundo Joly. “Certamente a avaliação externa do programa por um comitê internacional também contribuiu positivamente para o nosso desempenho”, ressaltou o pesquisador.

Além dele, assinam o texto quatro membros da atual coordenação do programa – os professores Célio Fernando Haddad e Vanderlan Bolzani, da Universidade Estadual Paulista, e Luciano Martins Verdade e Mariana Cabral de…


Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador