A publicidade no Google a partir do som ambiente

Do Olhar Digital

Google tenta registrar patente de tecnologia que ‘ouve’ conversa telefonica

Chamada “publicidade baseada em condições de ambiente”, tecnologia pode detectar barulho de chuva para mostrar anuncio de guarda-chuva, por exemplo

Uma nova tecnologia que está sendo desenvolvida pelo Google pode causar questionamentos em relação à privacidade dos usuários. A empresa entrou com um pedido para patentear um sistema que ouve a conversa dos usuários pelo telefone para mostrar anúncios.

A ideia segue a tendência da recente mudança da política de privacidade dos produtos do Google, que deixou claro que a empresa cruza informações de diferentes serviços para personalizar resultados para o usuário. A nova patente incluiria também as ligações feitas com smartphones Android no “pacote”.

O registro feito pelo Google não é para colocar empregados ouvindo as conversas feitas no telefone, e sim para detectar informações do ambiente em que o usuário se encontra.

O nome da patente é “Publicidade baseada em condições de ambiente”. Segundo o site CNET, a tecnologia deve ser capaz de ouvir o barulho de fundo de uma conversa para mostrar anúncios para o usuário. Assim, se o sistema detectar chuva, pode mostrar lugares próximos que vendem um guarda-chuva, por exemplo.

Além de monitorar ligações telefônicas, o Google também entrou com um pedido para mostrar no computador do usuário anúncios influenciados pelo ambiente em que ele se encontra. Um exemplo é uma propaganda de ar condicionado sendo enviada para usuários de lugares que passam por uma forte onda de calor.

A análise do ambiente também seria válida para imagens. Uma foto tirada em um lugar com neve, por exemplo, mostraria anúncios de venda de blusas de inverno.

Google afirma que essa é apenas um entre milhares de pedidos de patente feitos nos Estados Unidos, e que não há previsão de quando elas serão aprovadas ou não. Por isso, a empresa não sabe se um dia as ideias serão levadas a algum produto real.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador