A Rússia e a Microsoft

Por foo

NY Times: Microsoft ajuda Rússia a atacar dissidentes

Na Rússia, dezenas de entidades da sociedade civil e jornais de oposição foram invadidos sob o mesmo pretexto nos últimos anos. Funcionários dizem que as investigações são reflexo de preocupação quanto à pirataria de softwares, um problema grave na Rússia — ainda que raramente sejam investigadas organizações pró-governo.

Contra esse tipo de ação da polícia, a Baikal Wave disse ter comprado e instalado softwares legais da Microsoft em seus computadores. Mesmo mostrando aos policiais recibos e pacotes originais, eles tiveram 12 computadores confiscados, devolvidos somente cinco meses depois, em julho.

“A polícia tinha um objetivo: impedir nosso trabalho”, disse Galina Kulebyakina, co-presidente da Baikal Wave. O Lago Baikal, o mais profundo do mundo, concentra 20% de água doce do planeta.

Fechada em 2008, uma fábrica estatal despejou cloro, metais pesados como mercúrio e outros poluentes no lago enquanto funcionou. Sob o protesto da Baikal Wave, o primeiro-ministro Vladimir Putin a reabriu em janeiro.

Fins políticos. A Baikal Wave enviou cópias de recibos à Microsoft para que sua autenticidade fosse confirmada, o que não aconteceu. O advogado-chefe antipirataria da Microsoft em Moscou, Alexander Strakh, disse que a empresa apoia as autoridades locais quando estão de acordo com as leis russas. “Desconhecemos qualquer decisão do governo para que as investigações sejam usadas para fins políticos”, disse.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100913/not_imp609006,0.php

http://www.nytimes.com/2010/09/12/world/europe/12raidside2.html

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador