A volta de Kim Dotcom, do Megaupload

De O Globo

Mega, novo serviço de Kim Dotcom, atrai 500 mil usuários em 14 horas

  • Mega oferece gratuitamente 50 GB de armazenamento
  • Megaupload foi fechado em janeiro de 2012, após um processo movido pela Justiça americana

RIO — O novo serviço de compartilhamento de Kim Dotcom, criador do finado Megaupload, conquistou 500 mil usuários registrados em apenas 14 horas desde o seu lançamento, informou o controverso empresário nesta segunda-feira. O novo site se chama Mega e foi lançado no domingo na mansão de Dotcom na Nova Zelândia.

O Mega oferece gratuitamente 50 GB de armazenamento, espaço dez vezes maior do que o de rivais como Google Drive. Se os usuários do serviço quiserem mais espaço, poderão pagar uma mensalidade que varia de € 10 a € 30.

Segundo Dotcom, o sistema é criptografado, de modo que apenas o usuário, que terá uma senha, saberá o tipo do arquivo que inseriu no serviço. Com isso, Dotcom tenta se proteger de acusações de pirataria.

O Megaupload foi fechado em janeiro de 2012, após um processo movido pela Justiça americana, no qual seu fundador foi acusado de pirataria por hospedar e permitir a troca de arquivos protegidos por direitos autorais. Naquela época, em uma incursão cinematográfica na mansão de Dotcom, policiais prenderam o empresário e seus sócios.

No lançamento do novo serviço, Dotcom afirmou que o sistema criptografado permitirá o respeito à privacidade, que, segundo ele, é um direito básico e democrático, defendido pelas Nações Unidas.

Apesar de Dotcom afirmar que o Mega não tem como alvo as indústrias da música e do cinema, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica disse à Sky News que vai acompanhar de perto o novo serviço:

— Vamos acompanhá-lo atentamente para saber se o Mega infringe os direitos dos nossos membros, particularmente porque, segundo informações que obtivemos, ele foi lançado sem possuir conteúdo licenciado por muitos, e talvez nenhum, proprietário de direitos autorais — disse um porta-voz da associação.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador