As armadilhas dos smartphones

As armadilhas dos smartphones 3G em roaming

Um moderno smartphone (no meu caso, um iphone4) possui uma variedade enorme de aplicativos, além do básico telefone celular: acesso à Internet (por 3G ou wireless) com inúmeros programas que ficam permanentemente conectados à web. MSN, Facebook, Twitter, leitores de emails (que buscam por novas mensagens  a cada quinze minutos, por exemplo), Google Maps (que mantém ativa a localização em tempo real), etc.

Estes acessos à Internet, quando em roaming, geram um elevadíssimo custo que vem aparecer na conta telefônica do mês seguinte. Uma estadia de cinco dias em Buenos Aires com o iphone ligado (e obviamente, com todos estes aplicaticvos rodando), custou mais que as passagens e estadia de um casal na terra portenha.

Marquei bobeira. Meu inconformismo não tem tamanho. Sendo um profissional de tecnologia da informação, não poderia deixar isto acontecer: levar para o exterior dois smartphones com todos os recursos ligados.

Fica aqui o alerta: somente use a Internet em roaming com conexão à Internet por wireless. Jamais por 3G.

Por Roberto Andrade

Não tem armadilha alguma. No iPhone há uma advertência na opção roaming de dados: “quando estiver no exterior, desative o roaming de dados para evitar gastos substanciais ao usar e-mail, internet e outros serviços de dados“.

Ainda que a opção esteja ligada no celular, quando vc habilita na operadora para uso no exterior, vc pode solicitar apenas o uso como telefone, sem roaming de dados.

Leia também:  Assumindo o 'quarteto temível' e o 'poder de mercado', por Michael Roberts

O iPhone também tem a opção de usar uma rede sem fio para esses serviços, o que não geraria custo algum. Em Buenos Aires, qualquer hotel, café ou lanchonete tem rede sem fio de uso gratuito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome