Brasileiro vence prêmio Balzan

Por M.Pinto

Nassif,

Temos um brasileiro vencedor do prêmio Balzan por seus estudos de sistemas dinâmicos.

Sou um leigo na área. Não me aprofundei muito mais do que a graduação em Engenharia Elétrica me exigiu. Mas, pelo pouco que sei, tudo que interage no Universo pode ser descrito com sistemas dinâmicos. As interações se relacionam por funções de proporcionalidade e equações diferenciais, basicamente, além da introdução de elementos caóticos. Deste ponto partem as mais deslumbrantes, loucas e, por vezes, equivocadas análises de sensibilidade.

Gostaria que fosse aberta a discussão para principalmente dois temas: os sistemas dinâmicos climáticos e a modelagem dinâmica macroeconômica.

Apesar do tratamento de besta amiga somente dos nerds dado à matemática pela nossa sociedade, ela esclarece muito mais do que análises baseadas em achismos, opiniões e soberba intelectual.

Quem sabe o notável Sr. Jacob Palis Júnior possa nos dar o ar de sua graça. Seria uma honra. 

Da Folha.com

Matemático brasileiro ganha prêmio de R$ 1,27 milhão

OmatO matemático brasileiro Jacob Palis Júnior, 70, é um dos vencedores deste ano do prêmio Balzan, concedido pela fundação ítalo-suíça de mesmo nome. Pela láurea, Palis Júnior deve receber o equivalente a R$ 1,27 milhão. 

Membro do Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), no Rio de Janeiro, o mineiro Palis Júnior estuda sistemas dinâmicos, área que permite criar modelos (simulações ou descrições matemáticas) de fenômenos da natureza, da sociedade e da economia.

O prêmio Balzan é concedido anualmente a diferentes áreas do conhecimento. Outro ganhador de destaque neste ano é o japonês Shinya Yamanaka, pioneiro na transformação de células adultas em equivalentes das células-tronco embrionárias.

O matemático é o primeiro vencedor brasileiro, e metade do valor da premiação deve ser investido diretamente na pesquisa, de preferência estimulando novos talentos.

A entrega da premiação será em 19 de novembro, em Roma. Uma semana antes, o brasileiro recebe outra honraria: entra na Academia dos Linces, instituição científica fundada no século 17 por Galileu Galilei e outros nomes do Renascimento. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador