Série “Cosmos” ganhará sequência em 2014

 

Sugerido por ANTONIO ATEU

Do blog de André Forastieri, no R7

Cosmos: uma nova jornada, a mesma missão

13 de agosto

carl sagan Cosmos: uma nova jornada, a mesma missão

Carl Sagan / Foto: Divulgação

“O Cosmos é tudo que já foi, tudo que é, e tudo que um dia será…” – essas palavras abrem Cosmos, o seriado, e gelam a espinha. Compreensão imediata: sou um cisco no olho da eternidade. A probabilidade de nosso universo existir é de uma em um zilhão. Qualquer outra combinação de massa, forças gravitacionais, e outro infinito de variantes, e nenhum de nós estaria aqui. Quase tão impensável é que um programa de TV explicando este mistério tenha sido campeão de audiência. Mas aí está: elimine o improvável, e o impossível deve ser verdade.

Cosmos – Uma Viagem Pessoal é uma história do universo, e de nossas tentativas de explicá-lo. Foi visto por meio bilhão de pessoas desde sua estréia em 1980. Ninguém atravessa os treze epísódios incólume. Porque teorias antigas e novíssimas ali ganham face humana, humor, tempero, porquê. O roteiro refuta a superstição, mas abraça terno nossas idissioncrasias, necessidades, fraquezas. Como o nome diz, é uma viagem pessoal, uma viagem que cada espectador faz com seu idealizador e apresentador, o físico Carl Sagan. Sua voz explicando que todos os átomos do nosso corpo foram criados no interior de estrelas, que somos todos feitos de “star stuff”, ecoa há décadas, redescoberta geração após geração.

Ouça as palavras de Carl Sagan sobre nosso pequeno ponto azul…

http://vimeo.com/51960515

Pale Blue Dot from ORDER on Vimeo.

Anos atrás, Cosmos passou por uma necessária lanternagem: ganhou remasterização, som digital, efeitos especiais contemporâneos. Era hora. O ambiente televisivo hoje está repleto de herdeiros de Carl Sagan, e até canais inteiros dedicados à divulgação científica. Todo este material está permanentemente disponível pela internet afora. Nenhum, por enquanto, à altura de Sagan.

Em 2014 Cosmos ganhará uma sequência, produzida pela viúva e parceira de Sagan, Ann Druyan, e pelo comediante Seth MacFarlane, criador de Family Guy e, como muitos, fã de Cosmos. Desde a morte de Sagan, em 1996, Ann elegeu como protagonista e cabeça criativa da nova série o astrofísico Neil deGrasse Tyson. É cientista respeitado e tarimbado apresentador de TV, do programa Nova. Dirige o Hayden Planetarium em Nova York. É figurinha fácil na mídia americana (foi eleito “astrofísico mais sexy” pela revista de fofocas People). Vive pelos talk shows, divulgando seus livros e sua pauta humanista.

10000261H10340362 Cosmos: uma nova jornada, a mesma missão

Neil DeGrasse Tyson / Foto: Divulgação

O novo seriado chama Cosmos: A Space-Time Odissey (uma odisséia no espaço e no tempo). Terá estrutura inspirada pelo original e um orçamento bem maior. O projeto é ambicioso. A ciência evoluiu mais entre 1980 e hoje do que em qualquer outro período da história. Este programa precisa criar esta ponte entre décadas, projetar o amanhã, e ainda ser relevante para quem não viu a série original. Tyson resume: ciência rigorosa, temas inspiradores, e uma chamada à ação: pelo conhecimento, contra a ignorância.

Razão, emoção, ativismo. Uma missão e tanto. Nossa ciência acelera em velocidade de escape. Será intransponível o abismo entre o avanço do nosso conhecimento, e a lerdeza de nossas instituições? Primatas metidos a besta, será a natureza humana tão permanente quanto a Via Láctea? Estaremos destinados a viver em um futuro mal distribuído, como cravou o escritor William Gibson?

Carl Sagan nos fez crer que não. Que cada um de nós pode viver já em um mundo que não é assombrado por demônios. É para isso que estamos aqui: somos o pedaço do Cosmos que aprendeu a refletir sobre a própria existência. Mas Sagan ensinou também que além da luz da razão, o Cosmos nos fez também campeões de outros valores – compaixão, tolerância, e um espírito de aventura, porquê não? É um lindo legado, tocha brilhante que agora é passada para Neil De Grasse Tyson. E que todos nós devemos carregar com orgulho, e passar às próximas gerações.

Veja o trailer de Cosmos: A Space-Time Odissey

Official Trailer – Cosmos por perolasblogs no Videolog.tv.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador