Nassif: Como o MPF criminalizou a compra do Gripen

O Brasil deu o primeiro passo para entrar no seletíssimo mercado dos aviões de guerra. Segundo o repórter especialista Roberto Godoy, do Estadão, há duas semanas está em testes o Gripen NG/E 39-8, o novo caça comprado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

A licitação FX, que escolheu o Gripen, permitirá ao Brasil avanços extraordinários no setor aéreo. Antes disso, o Supertucano adquirido pelo FAB no início dos anos 90, permitiu à Embraer enormes avanços tecnológicos, que acabaram incorporados às linhas comerciais da empresa.

O que diz a reportagem de Godoy:

O programa, segundo analistas internacionais, também abre a possibilidade do Brasil disputar negócios de até US$ 370 bilhões, segundo o Centro de Estudos da Defesa, de Londres.

A partir da próxima década, esse mercado será dominado por cinco protagonistas – Estados Unidos, Rússia, China, Suécia e Índia – com a entrada de novos participantes (…)

O contrato atual, de US$ 4,7 bilhões, prevê amplo acesso a informações técnicas capazes de dar a agências do governo, como o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e a complexos industriais, como a Embraer, a capacidade de conceber uma aeronave de combate de alto desempenho, em dez anos”.

Trata-se de um feito extraordinário. E o que aconteceu com seus criadores?

Inicialmente, Lula pretendia os franceses da Dassault, enfrentando forte concorrência dos americanos da Boeing. Dilma optou pela saída sueca, atendendo aos testes feitos pela Aeronáutica. Justamente porque haveria transferência maciça de tecnologia. Houve um longo processo de análise pela Aeronáutica. E a decisão de comprar o Gripen saiu dos seus escalões técnicos.

Todo esse feito extraordinário foi transformado em escândalo pelo Ministério Público Federal. Um jornal solta a manchete falsa, torna-se representação, que é distribuída para um procurador da República do Distrito Federal, que, precisando mostrar serviço, sai atrás de correlações fantasiosas.

Uma licitação capital para a tecnologia brasileira, fechada no governo de Dilma, na verdade tem a mão de Lula – que já não estava no governo -, porque um lobista contratado pela SAAB-Scania garantiu um patrocínio para o campeonato de rubgi organizado por um dos filhos de Lula. Pouco importa o ridículo da diferença entre o valor licitado e o valor do patrocínio e o fato de que Lula não tinha nenhuma influência sobre a Aeronáutica.

Nem se condene o analfabetismo econômico do procurador, o desperdício de recursos públicos em uma investigação irracional, estimulada por uma mera manchete de jornal, a ignorância em relação a todo o processo da licitação, a desinformação sobre o sistema de decisão. É apenas um procurador a quem foi distribuída uma representação. E que precisa mostrar serviço. Toca então a buscar pelo em ovo, chifre em cavalo,

O grande problema foi que esse grande porre de ignorância se espraiou sobre todo o MPF, sem que o comando se preocupasse minimamente em montar seminários, grupos temáticos que jogassem um mínimo de luz em temas complexos como este. A condução coercitiva de mais de 40 funcionários do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) foi a expressão máxima dessa truculência,  que se comporta como a ralé (no sentido sociológico) da opinião pública.

O clima persecutório que se instalou no país, a busca do estrelato – estimulado pelo pessoal da Lava Jato de Curitiba – transformou o MPF em uma rede de irrelevâncias penais, com total falta de critério, um bando de jacobinos bem remunerados desperdiçando recursos em falsos temas e, com isso, prejudicando a apuração dos verdadeiros escândalos.

É essa imaturidade que se espera seja coibida pela nova Procuradora Geral. Não pode um poder relevante, como o MPF, transformar-se nessa força cega buscando como único objetivo conquistar manchetes de jornais, e assimilando não apenas sua desinformação, mas sua parcialidade.

 

 

Luis Nassif

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Brasil foi tomado de

    O Brasil foi tomado de assalto. Vivemos uma ocupação e isso é muito grave. Tudo isso com a conivência da nossa elite vassala.

  2. Jatos Gripen

    No início da lavajato um dos gênios do MPF curitibano criou a teoria revolucionária do DPC – direito penal curitibano: a teoria da bosta seca. Não passou despercebida. Foi sua contribuição  à ciencia… Sem risos por favor.

  3. Infelizmente……

    O jogo é bruto e sem trégua.

    Tudo o que foi direta ou indiretamente ligado aos governos petistas, está sendo implacavelmente perseguido e criminalizado, de antemão, com a conivência e participação direta do judiciário.

    Caça às bruxas desde que elas usem vermelho ou tiveram contato com elas.

    Agora, caçar autênticas bruxas que usam azul e amarelo, aí não vem caso, né?

    Para quem tinha alguma dúvida, o STF deixou bem claro quem é o seu bandido de estimação.

    Vamos recorrer a quem?

     

  4. O que faltou dizer

    Quem deu autonomia para o Ministério Público ? Lula

    Quem deu autonomia para o PGR, que passou a ser escolhido em lista tríplice? Lula

    Lula acabou com um sistema que funcionava perfeitamente até 2003, aliás uma das pouquissimas coisas que os tucanos fizeram bem feitas, que era o ” engavetador da república ” . é assim nos EUA e em qualquer país que queira se desenvolver decentemente, seja China, Rússia, ou o que for.

    Mas Lula não se contentou em ser um bom presidente. Lula quis ensinar o Maquiavel a governar. Quis reinventar a roda. Quis modificar um uso estabelecido e consagrado de 500 anos, que é a centralização do poder !

    E tem gente que ainda fala em re eleger Lula . Pra que? Pra Lula trazer de volta a lista tríplice… Pra Lula nomear os PGR que a mídia indicar pros procuradores votarem… Tenha dó…

    Re eleger Lula significaria dar continuidade a este pesadelo da autonomia de PGR, só isto. Seria termos mais destruição de empresas, mais escândalos paralisando a economia, seja com ou sem provas, enfim, mais atraso para a economia do país.

    ——–

    Tivesse Lula lido Maquiavel uma unica vez, jamais teria criado a lista tríplice.

    Não existe poder autônomo, assim como não existe vácuo de poder que dure muito tempo… Ou o poder serve ao governo, ou acaba servindo à oposição. E a oposição nos tempos de Lula desconhecia por completo o significado da palavra patriotismo.

    Foi só por este motivo que o STF e o congresso ainda não depuseram Temer, porque ele tinha a missão de nomear a PGR não autonoma. E Temer já fez isto, pelo menos isto fez de bom, desfez o gigantesco erro de Lula.

     

    ” A verdade é dura, mas só fere onde algo estiver errado. “

     

     

      1. Os criadores de Monstros

        Cara Jaide

        Tá bom, o Lula só piorou o que já estava horrível. Vamos dar um desconto pro Lula, ele só tem 50% da culpa.

        A frase, ” eu criei um monstro ” é de Sepúlveda Pertence. Os reponsáveis pela autonomia do Ministério Público foram os criadores da Constituição de 88 e o pessoal que democratizou o país, (P)MDB, os advogados do Brasil, e o PT, que foi sempre o grande apoiador da ” autonomia ‘ do MP.

        O (P)MDB apoiou a democratização pensando no poder e na grana que iria conseguir; os advogados, e Procuradores idem, e o PT apoiou por ingenuidade. A maneira como se democratizou é que seria um monstro. Dar autonomia plena para Procuradores, que não são regulamentados por nada nem ninguém, que podem inclusive destruir o país se quiserem, tamanho é seu poder, acima de tudo que não são de maneira alguma escolhidos por voto popular e que tem cargo vitalício, loucura total. Só o povo, deveria ter poder supremo para decidir os destinos da nação, ou aqueles que o povo votar.

        País nenhum desenvolvido e com PIB robusto tem tamanha aberração, de dar autonomia para instituições que não sejam reguladas por voto popular.

        —-

        Até 2002, o monstro esteve domado, sob o sistema de ” engavetador Geral da República “, sistema muito sábio, e sensato, como veríamos depois.

        Aí apareceu Lula, o ” nunca dantes “. Decidiu abrir a jaula dos tigres e convidá-los a passear pelo povo e pelo país livremente. Lula piorou muito o que já era horrível. Lula criou uma aberração chamada ‘ lista tríplice “, um sistema diabólico, no qual algumas centenas de votos de uns Procuradores (da alta sociedade ) passariam a valer mais do que dezenas de milhões de votos do povo.

        E depois, Lula piorou ainda mais, ao decentralizar o comando da Polícia Federal, e não satisfeito, lutou em tudo o que pode para dar mais autonomia ainda ao Ministério Público.

        Naturalmente, o Minsitério Público passou não so a destruir empresas, perseguir e prender políticos, com ou sem provas, e isto aumentou o  ódio terrível da classe política e empresarial contra Lula, ódio este que já existia, mas foi mais agravado após esta decisão equivocada.

        Esta é a história. De como um presidente bem intencionado, jogou o país no abismo, apenas por que era um analfabeto, que nunca tinha lido Maquiavel.

        a Moral da história é que não bastam boas intenções, mas um pouco de estudo e preparação também são essênciais.

    1. Reeleger Lula pra ele nomear

      Reeleger Lula pra ele nomear um novo Gurgel, outro Barbosa  e Aires Brito e escolher uma Dilma repaginada pra sucedê-lo. E nós ficamos de novo com cara de tacho.

    2. Eh Zé. A culpa só poderia ser

      Eh Zé. A culpa só poderia ser da falta de responsabilidade do sujeito que não leu Maquiavel. Se bem que o bando de conscurseiros da “operação Lavabunda” do Moro, mal decoraram um monte de apostilas nos cursinhos de direito, e agora, andam chamando urubú de meu louro. Embora, para tal, recebam remuneração de marajá. Isso, sem ouvidar, que o miShell temer, e, nas hora vagas marido da Marcela, é um baita de um constitucionalista de merda! Não obstante, um ladravaz onagro. 

      Claro! Se o Lula tivesse sido alfabetizado em obdiência à idade recomendada pela Unesco, e, ao jeito do professor Cardoso, se dedicado ao estudo&trapaças. Não estaria hoje sendo acusado de aceitar como propina, um sítio mequetrefe com dois pedalinhos, e uma canoa fudida de folha de flandre. Claro! Estaria em Paris, em seu ap da Av. Foch, nas vizinhanças do ap do nobre professor Cardoso.

      Muito menos, estaria sendo perseguido feito um cão sarnento, por esse bando de filhos da puta, moralistas e hipócritas. Sendo acusado de receber da OAS, um apartamento sem escritura tipo triplex “minha casa minha vida” de merda. Ora mais!… Ah! …Me deixa.

      Orlando

      1. “..Cença”

        “…um sítio mequetrefe com dois pedalinhos, e uma canoa fudida de folha de flandre…….”

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

        A gente tem que rir.

        Que mais, né?

        A justiça considera o usufruto dessas “riquezas” do ex-presidente,  um crime passível de prisão e perda de direitos políticos. Porque político brasileiro que se preze sai do poder rico, corrupto e arrogante.

      2. Isso mesmo

        Caro Orlando

        Isto mesmo.

        Nenhum técnico em eletrônica responsável abre um aparelho, para consertar, sem antes ter em mãos o esquema elétrico completo do aparelho e saber de antemão como funciona cada componente.

        Para ser presidente no Brasil, cuja Constituinte foi escrita por um bando de ratos, é preciso antes de mais nada conhecer o maior ” manual de trapaças ” como o Sr chamou, que existe sobre a Terra, O Livro ” O Príncipe ” de Maquiavel, até para consertar e endireitar algo que esteja errado, sem danificar os pesos e contra pesos que compõe o sistema.

        O professor Cardozo pode ter sido um péssimo presidente para o povo mas leu o Manual de Maquiavel, ele sabia muito bem pra que lado ia quebrar o Brasil, só lhe faltava caráter para usar Maquiavel para o bem.

        —————–

        Por que não podemos ter um presidente com o coração bom de Lula e com o conhecimento do professor Cardozo ?

        Ora, qualquer candidato a presidencia que seja patriota, seja contra o consenso de Whashington, que tenha lido Maquiavel, e que seja Mestre em Xadrez,  serve.

  5. Ficando dentro dessa listagem

    Ficando dentro dessa listagem apresentada pelas excelências, Temer em nada modificou o infeliz método de escolha; quando muito, não nomeou um preposto de Janot como este foi de Gurgel. Infelizmente, duvido de grandes mudanças (necessárias) na atitude do MPF, o qual provou do poder extra e parece ter gostado.

  6. Mesmo que imaginássemos um

    Mesmo que imaginássemos um MPF de boa fé é muito fácil entender seu posicionamento: Ignorância. “Quem não sabe o que procura não identifica o que encontra”. Difícil é entender a quietação da Aeronáutica. Assim como difícil é entender a Marinha com relação aos submarinos e o Almirante preso. Será que villasboas é uma erva boa que só cresce no Exército ?

    1. Omissão na defesa do Brasil

      Eduardo

      (1) A Marinha e a Aeronáutica são forças subalternas ao Exército. Durante a ditadura militar TODOS os presidentes eram generais. Nenhum era Brigadeiro ou Almirante.

      (2) Não me iludo com o general Villas Boas. Ele nunca será um Marechal Lott. O substituto do Villas Boas é o general Sergio Etchegoyen que é quem dá segurança ao corrupto Michel Temer e se reúne com o chefe da CIA no Brasil.

      (3) As nossas Forças Armadas são omissas na defesa da soberania do Brasil. Isto explica a prisão do Almirante Oton e o silêncio sobre a licitação dos caças.

      1. Estão subordinados aos EUA desde pelo menos a segunda guerra

        FEB na Itália

         

        https://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_Expedicion%C3%A1ria_Brasileira

         

        A 1ª Divisão Brasileira foi integrada ao IV corpo do exército americano, sob o comando do general Willis D. Crittenberger, este por sua vez adscrito ao V exército dos Estados Unidos comandado pelo general Mark W. Clark, que por sua vez estava inserido no XV Grupo de Exércitos Aliados

  7. Jatos da Gripen

    Será que é mera irresponsabilidade, ou haveria alguma instância capaz de articular essas ações? Praticamente toads as ações do MP atingem setores que têm ou tinham capacidade de competição em mercados internacionais. É claro que pode ser também uma série de combinações entre ações políticas e de inteligência deliberadas e ações irresponsáveis, manipuladas pelas primeiras.

  8. Perfeito: o mal que acomete o

    Perfeito: o mal que acomete o país favorecendo o desomonte do país e a sua entrega criminosa ao capital internacional…

  9. Está de acordo com a lógica do golpe

    Prezados leitores, prezado Nassif,

    Quem é alfabetizado política, histórica e socialmente, que se informa pelo GGN e lê com atenção as análises aqui postadas interpreta essa ação do MPF como parte da lógica e da trama golpista. Há três anos digo que a Fraude a Jato é uma ORCRIM institucional e que as instituições que compõem o chamado ‘sistema de justiça’, ou seja, a PF, o MPF e o PJ, foram cooptadas pelo alto comando internacional do golpe – que fica nos EUA. Basta ler a entrevista de Carlos Costa, concedida à revista CartaCapital nº 283, com data de capa de 24 de março de 2004.

    No ano seguinte tivemos a farsa do chamado “mensalão do PT”, a primeira tentativa clara de derrubar Lula, criminalizando os líderes históricos do partido, como José Dirceu e José Genoíno. O papel vergonhoso do STF, que já naquele julgamento fraudulento acolheu voto redigido por sérgio moro e lido por rosa weber, com pérolas do tipo “Não tenho provas contra José Dirceu, mas a literartura jurídica me permite condená-lo” ou de luiz fux rebolando e rodando na confortável cadeira do STF “Ele, José Dirceu, não provou que era inocente” ou, mais vergonhoso ainda, ver Joaquim Barbosa cooptado e a serviço do PIG/PPV, cometer fraude processual, escondendo o inquérito 2474, o qual continha elementos de prova claramente favoráveis aos réus, se apropriar de uma teoria alemã concebida para julgar nazistas criminosos de guerra – a  do domínio do fato – mesmo cabalmente desautorizado por um dos criadores da tal teoria, o alemão Claus Roxin, para condenar SEM QUALQUER PROVA José Dirceu e José Genoíno, vem de longa data.

    Foi Luís Nassif o primeiro jornalista brasileiro a cravar a PGR e o PGR como o alto comando local do golpe. O núcleo curitibano da Fraude a Jato, composto por fundamentalistas, fanáticos e completos analfabetos políticos, históricos, econômicos e sociais, compunha a chamada infantaria. O último relevante ato do núcleo curitibano da ORCRIM lavajateira será a condenação, SEM PROVAS, do Ex-Presidente Lula. sérgio moro e seus comparsas sabem que serão ignorados ou completamente desconstruídos, tão logo entreguem a principal “encomenda”; é por isso que o torquemada das araucárias deve catimbar um pouco, antes de publicar a sentença condenatória contra o Ex-Presidente Lula. Se com o instituto criminoso da delação premiada, os encarcerados, coagidos, ameaçados e torturados psicològicamente vivem o “dilema do prisioneiro”, muito bem explicado  pela ‘teoria dos jogos’, aplicada pelos lavajaetiros curitibanos – que foram doutrinados pelo FBI, pela CIA, plela NSA e pelo DoJ -, como mostra o juiz e professor Alexandre Morais da Rosa, da UFSC, sérgio moro e seus comparsas começam a viver o ‘dilema do ostracismo’. O fim dos lavajateiros, sobretudo do torquemada da guantánamo paranaense, será inglório, vexatório e ainda mais humilhante que o do capitão-do-mato que batia boca com Gilmar Mendes, quando conduzia o farsesco, fraudulento e midiático julgamento da AP-470.

    O MPF, já está provado, não tem competência para investigar nada. A aberração que foi atribuir a essa instituição o poder de investigar veio com aquelas manifestações de 2013, cooptadas pelos golpistas, pela TV Globo e outros do PIG/PPV. A PEC-37 visava disciplinar e deixar claros os papéis da Polícia e do MP. Pelas razões que hoje se conhece – cooptação do MPF pelo alto comando internacional do golpe e pelo interesse do PIG/PPV, sempre a serviço do mesmo alto comando – aquela PEC foi rotulada de PEC da impunidade, sendo rejeitada pelo Congresso. O que vimos nesses quatro anos foi a simbiose entre o MPF e o PIG/PPV, notadamente ao Grupo Globo, completamente blindado pela cúpula do MPF. A formação do consórcio Globo-PGR-JBS – seguindo intruções do DoJ – coroa essa parceria, demonstrando-a de forma inconteste. Atendendo a dicas minhas e de outros leitores, Luís Nassif destrinchou essa sórdida trama em recente Xadrez publicado no GGN.

    Nesta sexta-feira, 30 de junho de 2017, as máscaras e os véus do STF foram completamente rasgados e atirados ao lixo; por meio de decisões dos ministros Marco Aurélio Mello e Edson Fachin vimos serem postos em liberdade os “homens das malas”, tanto de Aécio Cunha como de Michel Temer, ou seja, Frederico Pacheco e Rodrigo Rocha Loures. De lambuja, Andrea Neves, parceira-cúmplice do irmão nos crimes também foi premiada com liberdade vigiada e colocada em prisão domiciliar, usando tornozeleira eletrônica. Não bastasse isso, MAM devolveu ao senador corrupto, achacador e gângster, o exercício pleno do mandato, com direito inclusive a viajar ao exterior; no voto favorável a Aécio MAM fez elogios rasgados ao político tucano, citando-o como brasileiro nato, pai de família e com carreira política elogiável. Alguns jornalistas mais benevolentes conseguiram enxergar “ironia” na sabujice de MAM com o senador tucano (caso do jornalista Kiko Nogueira, do DCM) ou um legalismo garantista que deveria ser aplicado a outros políticos (caso do jornalista Fernando Brito, do Tijolaço), mas não há NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, que possa ser usado para justificar a atuação vergonhosa do STF, não só omisso e cúmplice, mas totalmente conivente e partícipe da trama golpista, como afirmo há mais de dois anos.

    Enfim: agora não há mais nenhuma dúvida de que TODO o ‘sistema de justiça’ foi cooptado pelo alto comando do golpe e que as instituições que o compõem são oligárquicas, plutocratas, escravocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas, sendo as operadoras da banca nacional e internacional e das demais oligarquias nacionais e internacionais que sempre detiveram o poder em Pindorama.

    O caso dos caças Grippen é apenas mais uma demonstração de que o MPF e o ‘sistema de justiça’ jamais estiveram a serviço do  interesse nacional e do desenvolvimento soberano do Brasil.

  10. PGR

    Em relação a cargos de poder, eu só acredito vendo.

    Se alguém foi boi a vida inteira e o problema seria virar um marreco, é bom esperar para conferir.

    Já tivemos vários que tinham couro e chifre e mais tarde surgiram com penas e bico.

    O poder opera metamorfoses incríveis.

  11. PGR

    Em relação a cargos de poder, eu só acredito vendo.

    Se alguém foi boi a vida inteira e o problema seria virar um marreco, é bom esperar para conferir.

    Já tivemos vários que tinham couro e chifre e mais tarde surgiram com penas e bico.

    O poder opera metamorfoses incríveis.

  12. se ampliar essa análise para

    se ampliar essa análise para milhares de ações de governo que foram sabotadas pelo judiciário ao longo dos 13 anos de governo petista, chegaremos a conclusões estarrecedoras, revelando o câncer que existe dentro do sistema.. é necessário repensar todo o sistema.. o que está aí não tem correção, está podre:: Sétima República

  13. A nova “procuradora” não vai mudar nada…

    Infelizmente com o advento da entrada da nova “procuradora”, nada vai mudar…

    A nova “procuradora” só vai “procurar” causas onde mandarem e quem manda são os executores do golpe anti PT. Quais sejam, os bancos, a elite “off shore” e a grande mídia, devidamente escudados por seu braço “(pseudo)eleitoral”, o PSDB e os deputados evanjegues e/ou ruralistas espalhados nos outros partidos… E quando mandarem ela virar a “escondedora” (ou engavetadora), ela esconderá. 

    E o brasileiro médio, aquele trabalhador* conservador, canalha, assassino da reputação alheia, eterno gado da grande imprensa, seguirá se ferrando durante mais alguns anos, mas alegre, como convém aos bovinos que balançam o rabo na porta do matadouro. 

    Fim!

    Um abraço.

     

    *é incrível o que vejo de babacas safados, orgulhosos da própria ignorância, justificando barbaridades, preconceitos e violência sob a desculpa de ser um “trabalhador”. 

  14. O MPF trabalha para os EUA

    TODAS as ações do MPF atingem áreas estratégicas para o país: Petróleo, tecnologia de exploração, construção (as brasileiras estavam concorrendo com conjstrutoras dos EUA), energia nuclear, submarinos nucleares,  caças….

    E o MPF enviando ILEGALMENTE documentos para os EUA acabarem com as empresas nacionais.

    E os pirralhos vão fazer cursinhos por lá…

    Eles ganham entradas para a Disney?

     

    Esses pirralhos de M&rd@  precisam ser presos por TRAIÇÃO!!!!!

     

    1. LEI No 1.802, DE 5 DE JANEIRO DE 1953.

        Art. 1º São crimes contra o Estado e a sua ordem política e social os definidos e punidos nos artigos desta lei, a saber:

      (…)

         Art. 26. Fornecer, mesmo sem remuneração, à autoridade estrangeira, civil ou militar, ou a estrangeiros, informações ou documentos de caráter estratégico e militar ou de qualquer modo relacionados com a defesa nacional.

       

      (…)

       Art. 34. É circunstância agravante, para os efeitos desta lei, quando não fôr elementar do crime:

          a) a condição de funcionário público, civil ou militar, ou de funcionário de entidade autárquica ou paraestatal;

          b) a prática do delito com ajuda, ou subsídio de Estado estrangeiro, ou organização estrangeira ou de caráter internacional.

       

      APLIQUE-SE A LEI!!!!!!

       

  15. E os ianques vão descobrir os

    E os ianques vão descobrir os possíveis segrêdos do caça sem precisar infiltrar um único espião dentro da fábrica sueca, graças à submissão do “governo” brasileiro.

  16. boca fechada

    Cada um cuida do seu:

    A marinha vê o seu principal projeto ir para o ralo. O Almirante continua em prisão perpétua. E se cala.

    A aeronautica não mais vai receber a sua nova arma e …cala.

    Os reitores das universidades públicas à mingua, que ainda não são prepostos dos golpistas, calam.

    Os setores financeiros do governo ficam quietos. Se preparam para o PROER 2.

    Os controladores dos serviços públicos veem a queda das verbas, dos meios e do efetivo e …calam.

    Quem detinha o conhecimento se aposenta para não ser garfado pelo golpe previdenciário. O setor de pesquisa míngua na mão de mudos. Os serviços essenciais idem.

    As vendas no comércio, construção civil, bens duráveis despenca. Os diretores do setor aumentam! o preço e reclamam do …Lula!

    O povo que sofre tudo isso esquece as caçarolas outrora tão surradas e fica em casa vendo a globobo. 

    ………….Em Brasilia, dezenove horas. Tudo vai bem.

     

  17. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Os caras estudam direito pacas.

    Neófitos, não sabem nada além dos tópicos de sua área

    Pelo conceito da meritocracia, ao passarem em concursos dificílimos…

    Se acham os salvadores da pátria, enquanto arrasam o país destruindo nossa economia.

    E, soberbamente, ainda arrotam dizendo que estão fazendo o seus trabalhos.

    E viva a tecnicidade da sociedade.

  18. “É essa imaturidade que se

    “É essa imaturidade que se espera seja coibida pela nova Procuradora Geral. Não pode um poder relevante, como o MPF, transformar-se nessa força cega buscando como único objetivo conquistar manchetes de jornais, e assimilando não apenas sua desinformação, mas sua parcialidade.”

    Podemos ficar tranquilos. A nova PGR, que serviu de álibi para os privilegiados do poder atacar Janot na Isto É e que mediante o serviço prestado foi escolhida PGR por Temer e Gilmar, assim como foi indicado Alexandre de Moraes para o Supremo, jamais transformará o MPF numa “força cega”. Não por questão moral e ética e respeito a instituição que representa mas porque os crimes a serem apurados agora são do Parente do Psdb na Petrobrás, do bandido que a indicou e que ocupa a presidência e de todos os bandidos (como o Agripino Maia que a apoiou) que a colocaram no poder. Outro que pode ficar tranquilo é o Aécio Neves, pai de família exemplar (pó pará mas o Marco Aurélio não lê jornais), de carreira política invejável e que perdeu uma eleição dita roubada. Mas no caso do Aécio tem desconto: a defesa foi feita pelo anacrônico ministro do Supremo Marco Aurélio Mello e a procuradora não terá motivos para contestá-lo. Com relação ao PT não sobrou nada para  a procuradora denúnciar do que se deduz que nos próximos anos teremos uma PGR “discreta e composta”, tipo Geraldo Brindeiro. 

    Parodiando o senador Roberto Requião gente decente no Judiciário e na Procuradoria é igual cabeça de bacalhau e enterro de anão. Pode ter, mas eu nunca vi. Menos probalidade tenho de ver quando a pessoa indicada para a Procuradoria tem essas convenientes ligações com o poder político e judiciário que a indicou sem ser a primeira colocada da lista. 

  19. Tenho a impressão de que se a

    Tenho a impressão de que se a nova PGR não estivesse alinhada (ou se pelo menos não fosse “alinhável”) com os objetivos do dólar – manter nosso país pobre, dependente e sem prosperidade nem soberania – nem entraria para a lista tríplice.

    1. Alinhamento e nomeação

      Bem observado. 

      O aceitar de bom grado a indicação presidencial neste momento não é lá muito recomendável. Acho até que por precaução a nova PGR não deveria emoldurar e pendurar o Ato de nomeação. No futuro, que rezo pra não ser tāo distante, a visão desse quadro pode constranger netos, bisnetos…

      Observe-se que o Armínio Fraga, que não é santo, recusou participar do governo, pq as tais reformas, segundo ele, deveriam partir de um governo eleito. Nāo sei se a efetiva razão da recusa foi essa.Tenho minhas dúvidas e suspeitas. Mas foi esse o argumento.

      Até líderes mundiais só falam e confraternizam com o Temer qdo não tem como evitar. Os hipócritas adoraram o golpe e estão se fartando. Mas fingem que são austeros e que respeitam as regras democráticas.

  20. Intere$$es

    Na prática, as ações do MPF beneficiam intere$$es dos EUA.

    A lava-jato destruiu a construção pesada, destruiu a indústria naval, está destruindo a pecuária, e ataca também nossos avanços tecnológicos. A dúvida é se alguém está recebendo “um por fora” para isso.

  21. Reação já começou… Folha confirma: acordão em plena marcha!

    Folha confirmou – com off 3 dias depois! – tudo isto aqui que antecipamos na quinta passada (!):

    ATENÇÃO: NÃO SEJA ENGANADO! MORO E DALLAGNOL – E A GLOBO! – FORAM DERROTADOS NO STF

    Ou:

    (título alternativo)

    “Tempos estranhíssimos: foi necessária a boca ~suja~ de Gilmar Mendes para lavar a alma do Estado democrático de Direito no STF”

    Por Romulus

    – Além da decisão do STF ser um NADA (“conteúdo”?)…

    – Esse NADA não se aplica a…

    – … NINGUÉM!

    – Sensacional, não?

    – Em resumo, o acórdão é uma…

    – … declaração de intenções (!)

    – Perfeitamente inócuo juridicamente, mas com uma mensagem “política” clara:

    (1) “Os Ministros do STF são um bando de frouxos”;

    (como bem disse Lula, grampeado por… Moro!)

    Que…

    (2) decidem… ~não~ decidir (!);

    E que…

    (3) enfrentarão o pepino das delações caso a caso (opa!), à la carte, sem definir uma regra geral ~clara~.

    Sabe qual a hashtag que isso tudo aí chama??

    #Acordão!!

     

    LEIA MAIS »

     

    http://www.romulusbr.com/2017/06/atencao-nao-seja-enganado-moro-e.html

     

  22. Como o MPF criminalizou a compra do Gripen
    Sem dúvidas: os benefícios são imensos. Mas, nada justifica um eventual superfaturamento, somente porque teremos benefícios.

  23. A síndrome persecutória-penal

    A síndrome persecutória-penal que se instalou no país, cujo pano de fundo é de ordem politica-moralista-ideológica, tem no combate à corrupção sua face aparente e midiática. Materializa-se pelas diabrites de um Ministério Público afetado pela virus da presunção e arrogância juvenil; pela omissão revesando com o ativismo político de um Judiciário vaidoso e afetado; e em plano secundário, uma Polícia Judiciária – PF, ressentida, Com o quê, não me perguntem.

    Pois esse complexo ainda vai acabar com o Brasil. Ainda não conseguiu, mas falta pouco, muito pouco. Alguma alma penada ou louco varrido já tentou calcular na ponta do lápis em quanto está o estrago na forma direta e indireta? O certo é que o carrapaticida, merce de não acabar com o carrapato, está mesmo é matando a vaca. 

    O Ministério Público encarna um papel importante nesse morticínio porque é titular da Ação Penal Pública, ou seja, responsável único pela denúncia sem a qual não existirá processo, e portanto eventual punição. Um Poder dessa magnitude decerto causa um estrago danado se mal empregado. Mas um estrago que ainda pode, ou poderia, ser reparado, ou seja, com a “vaca” grogue, mas sem risco de morte. 

    O grande (ir)responsável pela tragédia em forma de ópera bufa é o Poder Judiciário através da sua instância máxima, o Supremo Tribunal Federal. Parafraseando seu integrante mais bulfão, o ministro Gilmar Mendes: o MP pode muito, mas não pode tudo”. 

    Verdade. 

    Já o STF pode tudo, mas faz de conta que não pode nada. Desde o dito mensalão, o único poder demonstrado por esse Tribunal foi o de produzir verborreia em estado líquido, sólido e gasoso. Atitude é um termo estranho para aqueles togados que, coitadinhos, nem força tem para puxar e empurrar as cadeiras em que se sentam, precisando para tão “desgastante” esforço de auxiliares mais bem remunerados que 98% da população que ora come o pão que o diabo amassou.

     

     

     

     

  24. Pois é…

    E o Ministério Público, para variar, criminaliza a escolha de um vetor por notas de jornal…
    Houvesse seriedade e coragem, deveria questionar o Ministério da Defesa, a FAB e a COPAC pela escolha de um projeto, enquanto havia vetores prontos, caso dos seus concorrentes, sob a argumentação de uma alegada transferência de tecnologia que de fato será mínima…

    Devo dizer a todos que eu estou rindo com certa satisfação, não por desta vergonha do Ministério Público que apenas demonstra para todos a própria incapacidade, mas pelo tempo ter demonstrado que aquilo que postulei quando da escolha deste vetor, Gripen NG, estar a se confirmar…

    Afirmei em um comentário neste espaço, depois alçado pelo editor a categoria de postagem com o título “A escolha do Gripen NG é um erro histórico”, que o projeto sofreria atrasos e os custos aumentariam… Não deu outra, o primeiro protótipo voou com quase um ano de atraso e os custos do Gripen E, outrora NG, sofreram acréscimos da ordem de um bilhão de dólares…
    Lembro bem que fui severamente criticado pelos demais comentaristas, sem base argumentativa alguma que não fosse aquela pautada pela emoção e até mesmo destratado, apenas por ter evidenciado o óbvio…

    O fato é que o Gripen NG foi uma escolha que deve ser debitada à COPAC. Sequer os Brigadeiros o tinham como preferido, pois estes se inclinavam pelo caça da Boeing (F-18E Super Hornet), que diga-se, não foi escolhido por DIlma devido ao escândalo de espionagem da NSA revelado por Snowden…

    Para aqueles que quiserem recordar, o link para o post é este: https://jornalggn.com.br/noticia/a-escolha-do-gripen-ng-e-um-erro-historico

    E segue a vida…

    1. Me parece cedo para esse tipo

      Me parece cedo para esse tipo de conclusão.

      Quanto a seu “riso com certa satisfação”, que bom p/ vc, que coloca seu ego acima do desenvolvimento de uma nação.

  25. Caça Gripen x MP
    Parece que o MP é o demolidor do que sobrou a este país subdesenvolvido, extrativista e exportador de “commodities”. Sobrou até para o heróico almirante da indústria nuclear. Tudo o que não agrada aos anglo-yankees está sendo destruído.

  26. Antes de tudo quero dizer que

    Antes de tudo quero dizer que sou o mesmo “Ilya Ehrenburg”, tão hostilizado no post pouco amigável ao Gripen NG…

    Esta história não me agrada, como não me agrada a escolha do Gripen NG. Mas, isto não importa, o que importa, ou deveria importar é a situação da nação e a sua capacidade de se defender (nula, no momento).

    Não deixa de ser irônico que o MPF acusação alguma faça sobre Lula, visto que o ex-presidente tinha um favorito pessoal, o caça Rafale, e nada fez por ele… Ainda mais irônico o fato de Dilma estar inclinada a escolher o caça da Boeing, o F-18E Super Hornet, devido ao trabalho fantástico de bastidores realizado pela ex-embaixadora no Brasil, Donna Hrinak, caça este que deveria ter a sua escolha anunciada na então esperada visita de “Chefe de Estado” aos EUA, que não aconteceu devido ao escândalo de espionagem da NSA, o caso “Snowden”…

    Ou seja… O Gripen NG, pode-se dizer, acabou escolhido por eliminação e agora é motivo de investigação do MPF…

    Talvez haja realmente algum motivo para que o MPF viesse a investigar a escolha do Gripen, fosse a investigação centrada na forma podre da SAAB se comportar ao contratar trolls para azucrinar a vida dos membros dos fóruns de Defesa, de fomentar comentários desabonadores sobre jornalistas e colunistas especializados críticos ao caça, em cooptar financeiramente blogueiros para que viessem a hostilizar quem fosse critico ao seu produto (ao mesmo tempo em que enalteciam tudo que a SAAB produzia); Mas, isto o MPF não fará, pois o MPF não se importa com as pessoas simples.

    Que houve lobby pesado neste processo, houve… Mas, ele passou pela contratação de escritórios de direito, marketing e de investigação particular. Agora, meus caros amigos perguntem-se: para quê contratar investigadores particulares quando a intenção é vender um produto?

    Não sei o que se passa na cabeça deste procurador, sei apenas que concurso público seleciona a capacidade de decorar e não a de raciocinar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador