Criador da web declara apoio ao Marco Civil da Internet

Do Convergência Digital

“Pai” da web defende aprovação do Marco Civil

:: Luís Osvaldo Grossmann 
:: Convergência Digital :: 17/05/2013

No Rio de Janeiro para a conferência WWW2013, o inventor da world wide web, Tim Berners-Lee, declarou “forte apoio” ao Marco Civil da Internet, uma proposta que, segundo ele, faz do Brasil uma liderança em temas sobre a rede graças à abordagem “social” do projeto de lei.

“Não basta uma lei regulatória, mas também consenso entre os provedores de Internet. Por outro lado, há aqueles que não respeitam essa decisões em grupo e, por isso, precisamos de algo que reforce a neutralidade de rede em benefício dos usuários”, afirmou Lee, durante debate ao lado do relator do projeto, deputado Alessandro Molon (PT-RJ). 

O físico inglês, que em 1989 combinou hipermídia com a Internet e gestou a “teia mundial”, acredita que o ponto forte da proposta brasileira é a premissa “social”.  “É uma proposta boa porque centrada nos direitos humanos, mais do que ser um projeto técnico”, argumentou. 

Molon festejou mais esse apoio explícito ao texto – que, no entanto, sofre grande resistência na Câmara dos Deputados – e defendeu a retomada da tramitação. O primeiro passo, explicou ele, será tentar convencer as lideranças partidárias a recolocar a proposta na pauta do Plenário, onde foi “congelado” desde novembro do ano passado, depois da sexta tentativa frustrada de votação.

“Na próxima semana vou propor ao PT que leve a discussão para a reunião de líderes e que busque convencer o colégio a pautar. Lutei muito para ser o relator desse projeto porque, para mim, o futuro da democracia, não só no Brasil, vai passar pela Internet. E o futuro da Internet passa pela neutralidade de rede”, afirmou Molon. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador