Desenvolvedor do Friendica: Ajude-nos a salvar a Web

Traduzido livremente de: http://friendica.com/node/51
 
Meu nome é Mike Macgirvin,
 
Eu sou desenvolvedor de Software. E já vou chegar ao ponto. Ajude-nos a salvar a Web.
 
Retirar o Facebook (e o Google) das nossas vidas privadas é o mais importante desafio técnico desta geração. Devemos fazer isto, pois o controle esta se fechando sobre nós e atingindo mais e mais a onde a eles não pertencem – e as implicações para o futuro são assustadoras.
 
A maneira que temos para fazer isso é ter de volta as nossas comunicações pessoais e sociais.
 
Eu já fiz isto. Eu iniciei um projeto a dois anos atrás para fornecer comunicação social descentralizada e distribuída. Este projeto é agora chamado Friendica. O site do projeto esta em http://friendica.com e o código esta disponível em https://github.com/friendica/friendica.
 
O Friendica funciona hoje (ao contrário de projetos similares que ainda estão batalhando para efetivar funcionalidades de comunicações básicas, mesmo após dois anos e de esbanjarem grandes quantidades de dinheiro). Ao longo do caminho eu perguntei as pessoas o que eles precisavam, eu escutei a comunidade, e nós construímos um eco-sistema de desenvolvimento aberto em torno do Friendica.
 
É hora de levá-lo para o próximo nível. Para fazer isto, eu preciso dedicar-me em tempo integral a este e ser capaz de contrata um designer competente para me ajudar a implementar este sistema. Este novo projeto é simplesmente chamado “Red”.  Red é uma rede social – mas ao mesmo tempo é diferente de todas as outras redes sociais que já existem.
 
Assim como o Friendica, este poderá fazer qualquer coisa que o Facebook já faz – exceto monitorar, rastrear e usar todos os seus membros, dados e suas atividades para ações de marketing.
 
Assim como o Friendica, o Red é uma plataforma completamente aberta, descentralizada e distribuída e irá rodar em servidores simples, todos os servidores serão tratadas como iguais.
 
Assim como o Friendica, este sera extensível através de temas e plugins. Como o Friendica este será o único serviço de rede social distribuído que oferece controle de permissões forte (e não intrusivo) para perfis, páginas web e fotos.
 
Porém iremos muito além disto.  Aqui o que estamos fazendo agora…
 
1. Estamos mudando o conceito de “amigos” vs. “não amigos”.  Relações no mundo real são um contínuo entre “intimidade” e “totalmente estranhos”. Como nos relacionamos com as pessoas e o que compartilhamos com elas dependem de como elas se encaixam neste espectro. Este espectro esta sendo construído dentro do Red.
 
2. A web social distribuída sofre com o adágio “apenas geeks rodam servidores”. Nós iremos mudar isto. Nós temos um novo modelo de negócio. Iremos mobilizar organizações e indivíduos para que estes forneçam servidores para suportar todo mundo no planeta porque existe um motivo financeiro. Muitos sites irão oferecer serviços gratuitos, alguns irão cobrar por funcionalidades extras, recursos tais como possibilitar um maior número de amigos ou espaço adicional para foto. A receita de assinatura irá pagar pelos servidores. Geeks podem também rodar os seus proprios servidores para a família/amigos e ter tudo isto de graça.  A habilidade de obter receita e rentabilizar o serviço estará embutido na ferramenta. Você escolhendo usar como pessoal (ou a negócio).
 
A Publicidade na Web nós trouxe a esta situação. Para sair disto, nós temos que desenhar uma linha na areia. Nenhuma Publicidade. Nenhum monitoramento ou rastreamento. Nossa crença e razão de  existência é de que o nosso cliente é VOCÊ e sua PRIVACIDADE é o que estamos sendo pagos para proteger.
 
3. Nós já sabemos, desde a concepção de sistemas sociais descentralizados, que sites vem e vão e as pessoas migram para outros servidores. Nós estamos construindo MOBILIDADE dentro dos protocolos do Red.  Você vai baixar sua chave privada e catálogo de endereço e será capaz de se comunicar a partir de qualquer dispositivo, através dos servidores Red no planeta – privadamente, com todos os seus amigos e associados. Caso você ainda possa se conectar ao seu servidor antigo, nos poderemos pegar tudo que o que você precisa de lá e você não precisara fazer download dos seus dados. É claro, você também poderá salvar as suas mensagens e fotos, mas o que descobrimos na prática é que o mais importante sobre mover dados entre servidores é a habilidade de preservar os relacionamentos.  Você pode se conectar a qualquer site Red a qualquer momento e ainda terá todos os seus amigos.
 
4. Uma outra coisa que aprendemos, do Friendica, é que uma única “interface” não faz todo mundo feliz. Nem um conjunto apenas de funcionalidades. Assim, juntamente com o Red “look and feel”, estamos reformulando o “tema” do sistema para torna-lo mais fácil para construir aplicações adicionais sobre nossa infraestrutura descentralizada.
 
Você pode ter sites de namoro, clubes sociais da igreja, centros de aprendizados e mais. Você pode ter aplicativos de desktop e de dispositivos móveis e aplicativos para web. Estes são apenas templates para você aplicar o nosso/(seu) framework social. Também, estas aplicações podem se conectar com o resto da rede do Red, ou elas podem ser autônomas e oferecerem funcionalidades completamente diferentes. Comunicações sociais seguras e privadas são fornecidas pelo backend, e nos proveremos ferramentas para que você possa construir o que você quiser sobre esta.  Nós já temos um API que é compatível com alguns clientes de terceiros. Nós iremos adicionar a esta API acesso para todas as nossas funcionalidades.
 
Neste momento eu estou construindo o Red. Eu também estou fortemente envolvido com o Friendica e mantendo este funcionando.  Mas veja bem – as vezes a realidade dói. Eu sou um cara de família com um trabalho em tempo integral. Não existe tempo suficiente em um dia para levar tudo isto adiante. Todo mundo desenvolvendo o Friendica é/são voluntários. O trabalho a frente é monumental. Se eu fizer isto durante meio período vai levar uns 2-3 anos.
 
Então estou olhando por um crowd funding que me permita trabalhar em tempo integral. Eu me considero um bom desenvolvedor, mas eu preciso da assistência de pelo menos um bom designer que possa transformar estas ideias em uma interface web amigável. Talento para designer é aquela coisa, ou você tem ou não, e eu não tenho – então eu preciso de ajuda.
 
Eu gostaria de financiamento para este projeto para pagar o meu próprio salário e o de um designer e para um servidor por um ano – e eu acredito que até o final do ano nóss iremos ter os meios de nós tornarmos auto sustentáveis. Se eu conseguir contratar outras pessoas para me ajudar, isto irá acontecer rapidamente. O tempo é essencial. Estamos perdendo rapidamente o controle da web para as forças das trevas.
 
Tudo que nos fizemos ira ser publicado abertamente e você poderá rastrear nossos progressos.
 
Irei trabalhar com uma ou duas fontes de crowd sourcing,
 
Nós ajude a salvar a web. Obrigado.
 
Mike Macgirvin
 
Doe através do Pledgie: http://www.pledgie.com/campaigns/18417
Fonte: http://marcelo.juntadados.org/texts/desenvolvedor-do-friendica-pede-ajuda-para-termos-de-volta-as-nossas-comunicacoes-pessoais-e-sociais

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador