Dicas de antivirus

Do Grupo Softwares da Comunidade do Blog

Clique aqui para acompanhar uma boa discussão sobre dicas de antivirus.

Luis Nassif

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No meu dia-a-dia eu uso Linux
    No meu dia-a-dia eu uso Linux (no trabalho) e Mac (em casa). Em nenhum deles preciso me preocupar com antivirus.

    Quando preciso usar Windows, costumo baixar o Spyware S&D e o Avira.

    Mas quando posso evitar, fico com Mac ou com Linux.

  2. Concordo com foo.
    Linux acima
    Concordo com foo.
    Linux acima de tudo para seguranca e estabilidade.

    AntivirPremium da Avira tem ganhado o premio do ano da AV comparative.
    (Versao paga)
    Antivir, Kaspersky e nod sao provavelmente os melhores.

  3. Vou meter minha colher nesse
    Vou meter minha colher nesse angu de vírus, pois é uma imensa hipocrisia. Quem mais cria vírus são os próprios fabricantes de softwares, para tentar minimizar o uso pirata. Evidentemente que os softwares de vírus também devem criar seus próprios vírus para em seguida vender o antídoto, mesmo que em atualizações gratuitas, porque para obter atualização vc deve ter a senha e registro do software original.
    É evidente que existem alguns idiotas – hackers – que se divertem criando vírus, mas é uma minoria, com certeza menos de 20% dos vírus existentes são criados por eles. Porém, saibamos que não existem vírus que “queimam disco rígido”, ou que “apagam tudo o que há na memória do HD”. Alguns vírus são programados para fazer cálculos, ao infinito, e com isso tornam o micro muito lento, porque os cálculos cada vez ficam mais complicados e maiores. Para neutralizar isso há que se localizar e apagar o vírus, inclusive a raiz que permite sua reinicialização, fazendo isso no “modo seguro”, ou seja, clicando em F8 ao iniciar o micro. Existem antivírus tão simples, com menos de 300 kbytes, que impedem a reinicialização (credo, que pavra horrível!) do vírus, e o colocam em quarentena, simplificando a operação de caçar vírus à unha. Tenho um, é livre, faz isso em 30 segundos, chama-se Marcos Velasco Security. E opera somente sob seu comando.
    Os spywere e spyworm sim, são mais perigosos, pois pretendem obter senhas, inclusive de bancos, para limpar sua conta depois. Mas os bancos encontraram o melhor antídoto para isso: os cartões com 70 senhas aleatórias que tornam impossível essa pilantragem, tanto é que faz pelo menos 2 anos que não ouço mais as famosas histórias do “limparam a conta de fulano do banco”.
    Uso como antivírus o AVAST – http://www.avast.com – que é gratuito, funciona inclusive para spywere, já peguei 2 vezes. Quem desejar pode usar avaliação online também gratuita pelo PANDA em http://www.panda.com
    Entretanto, seguro morreu de velho, o ideal é não entrar em sites ou blogs suspeitos, e não clicar em links remetidos por qualquer um, mesmo por amigos, sem antes verificar a procedência. O Windows 2000 e o XP podem ser programados para impedir que entrem cookies e demais arquivos temporários na memória do seu micro, inclusive actives X, que são os veículos para entrada de vírus. Vai ficar um pouco mais lento para navegar, não muito se o seu micro é potente, mas é muito mais seguro.
    Uma dica importante: nunca use 2 antivírus ao mesmo tempo na mesma máquina. Eles “brigam entre si”, numa competição maluca que deixa o micro mujito lento, independentemente da potência do mesmo. Use um só!
    Estou cansado de receber e-mails de hipotéticas mulheres dizendo “Taí a foto que esqueci de mandar, é um pouco comprometedora, mas… clique aí no link pra matar a saudade…”. Pronto, entrou o vírus que não foi detectado pelo provedor de e-mails que usa os mais modernos antivírus, porém só valem para anexos de e-mails. Para links vc tem de ficar “esperto”… A curiosidade matou o gato, esse é o problema.

  4. Nassif, devido a alguns
    Nassif, devido a alguns baruim insistentes que o hard drive fazia de vez em quando cai na besteira de comprar um antivirus (!!!!!!!!) para meu mac. Joguei dinheiro fora. Nao preciso e nunca precisei.

    Nao compre de maneira alguma. Quando os barium do hard drive comecam eh quando voce esta ligado ha mais de 3 semanas, e quer dizer que o Finder esta cansado: aperte macan-opcao-escape, e o computador te pergunta se voce quer forcar alguma coisa a sair da memoria, escolha “Finder” e o computador pergunta se voce quer reinicializar, diga que sim. Eh so.

    Mas nao se esqueca de jamais fazer force-quit enquanto o hard drive estiver fazendo sons, voce poderia causar um crash medonho se o fizer enquanto a cabecinha de escrever esta no hard drive.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador