Ecad reavalia cobrança de blogs

Do iG

Ecad diz que cobrança de blogueiros está suspensa, mas não descartada

Medida que gerou polêmica está sendo reavaliada, diz órgão que recolhe direito autoral

Pedro Carvalho

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) informou ao iG que a cobrança de blogueiros que usam vídeos do YouTube em suas postagens está suspensa, mas não descartada. “Neste momento a cobrança está sendo reavaliada”, diz comunicado da assessoria de comunicação do órgão. “Os blogueiros não estão sendo cobrados”, afirma a nota.

Na sexta-feira, o Ecad já havia recuado da polêmica decisão de cobrar blogueiros. Após críticas de advogados e do próprio YouTube, o escritório afirmou que a cobrança tinha sido um “erro isolado”. A mensagem, porém, não deixava claro se haveria ou não novas cobranças.

O Ecad é uma entidade privada, autorizada por lei a atuar na cobrança de direitos autorais. Há pouco mais de um ano, o órgão celebrou um acordo com o YouTube para que 2,5% da receita do site fosse destinada ao pagamento de artistas que têm obras protegidas veiculadas no site. Na última semana, a entidade enviou pedidos de cobrança mensal de R$ 352,59 a blogs que afirmam não possuir receita, devido à incorporação [ou embed] de vídeos do YouTube em postagens.

Como reação, o YouTube disse que o Ecad não poderia fazer a cobrança. Advogados também criticaram a medida. “A grande maioria dos blogs não tem fins lucrativos e tem função de crítica cultural, de contribuir para a livre circulação de ideias – e aí a cobrança se mostra totalmente descabida”, disse um advogadopróximo ao escritório, ouvido pelo iG.

Segundo o escritório, em 2011, foram arrecadados e distribuídos R$ 2,6 milhões em direitos autorais por execução em mídias digitais.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador