Espionagem na internet e o Projeto TOR

Sugerido por foo

Da PC World

Projeto TOR: “Pare de usar o Windows” 

O Projeto TOR foi inicialmente criado pela marinha dos Estados Unidos para proteger as comunicações do governo. Hoje ele é usado por diversas pessoas ao redor do mundo para garantir o sigilo de suas comunicações na internet.

Ele funciona como uma VPN (Virtual Private Network) que permite que as pessoas tenham mais privacidade e segurança na internet. Alguns aplicativos utilizam o TOR para dar segurança adicional para os seus usuários.

A maioria das pessoas que o utilizam, fazem-no com o objetivo de acessar site que são bloqueados em determinados locais, como os sites censurados por governos totalitários, ou o Facebook no local de trabalho.

O TOR permite que pessoas possam expor suas opiniões ou fazerem denúncias na internet sem serem identificadas. Na primavera Árabe diversos jornalistas e blogueiros o utilizaram para defender sua causa.

Devido a uma falha recém descoberta, porém, o Projeto TOR está recomendando a pessoas parem de usar o Windows, ou desabilitem o Javascript nessa plataforma.

“Abandonar o Windows é uma boa medida de segurança”, diz um relatório publicado na segunda-feira. Pessoas usando Linux e Mac OS X não são afetadas pelo problema.

O FBI confirmou na segunda-feira que uma pessoa já foi presa por parte de uma investigação, mas não identificou a pessoa.

——————

Edward Snowden está foragido da justiça e exilado na Russia por ter revelado o alcance da máquina de espionagem norte-americana.

Até quando as nossas autoridades vão continuar usando tecnologias fechadas?

Está na hora de pensar numa estratégia de migração para softwares livres, que possa ser feita ao longo dos próximos 10 anos.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador