Facebook anuncia inovações

Da Folha de S.Paulo

Facebook ganha botões de ‘ouvir’ e ‘ver’

Parcerias com Netflix e Spotify permitirão indicação e compartilhamento de filmes e músicas pela rede social
Na conferência anual da empresa, Mark Zuckerberg fala da linha do tempo incluída na página inicial

FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A SAN FRANCISCO

O Facebook anunciou ontem uma grande mudança visual em sua página principal, a do perfil do usuário, além de introduzir novos aplicativos para tornar a rede ainda mais social, com compartilhamento de música e vídeo.

As novidades devem ser implementadas nas próximas semanas, mas os novos serviços de mídia dependem de parcerias para funcionar no Brasil. Os sites de música e filmes em “streaming” (sem necessidade de download) Spotify e Netflix são os principais parceiros. Mark Zuckerberg, executivo-chefe do Facebook, fez os anúncios durante a conferência anual da empresa, chamada F8, em San Francisco. “Na semana passada, conseguimos um marco incrível. Em um único dia, meio bilhão de pessoas usaram o Facebook”, disse o cofundador da rede, hoje com mais de 750 milhões de usuários.

Mostrando fotos pessoais, Zuckerberg fez demonstrações da “Timeline”, nome do novo visual para as páginas dos perfis, baseado numa linha do tempo (anos, meses) discretamente localizada ao lado direito da tela. Abaixo de uma grande foto personalizada no topo da página, aparecem destaques para galerias de fotos, um mapa com suas localizações recentes e aplicativos. 

“Traz todas as suas histórias, todos os seus aplicativos. É um novo jeito de expressar quem você é”, disse o executivo, afirmando que vem trabalhando nessa mudança há um ano. “Agora você pode navegar por todos os eventos da sua vida.” A outra parte do anúncio foi centrada nos aplicativos de mídia, antecipados nas últimas semanas.

Com Facebook e Netflix conectados, por exemplo, o usuário poderá informar aos amigos o que está vendo, e eles poderão clicar e ver também -numa tela oficial do Netflix (ou do Spotify, no caso de músicas).

Outros parceiros incluem Rhapsody, Rdio, Turntable, Hulu.com, Imdb.com, DirecTV e Blockbuster. Com as novidades, novos botões serão criados, como “ouvir” e “ver”.

Ao ser questionado sobre privacidade, no caso de não querer dividir músicas de Britney Spears, por exemplo, Zuckerberg garantiu: “Vai ficar bem claro caso você não queira compartilhar tudo”. Havia expectativa para o lançamento de uma loja de aplicativos, mas a empresa afirmou que não há planos. “As pessoas descobrem aplicativos através de seus amigos”, disse um dos diretores.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador