Fim da linha: termina hoje suporte da Microsoft ao Windows XP

Jornal GGN – A partir de hoje, 12 anos após seu lançamento, a Microsoft não dará mais suporte ao sistema operacional Windows XP e não vai mais lançar mais atualizações de segurança aos usuários. Chega ao fim, oficialmente, a geração de uma das versões do Windows de maior sucesso da empresa de Bill Gates – superando, por exemplo, o seu próprio sucessor, o Windows Vista. O XP só foi superado pelo Windows Seven.

“A Microsoft forneceu suporte para o Windows XP nos últimos 12 anos. Mas agora chegou o tempo para nós, juntamente com nossos parceiros de hardware e software, para investir nossos recursos para apoiar as tecnologias mais recentes para que possamos continuar a oferecer grandes experiências novas”, escreveu a Microsoft, em um comunicado. Além do XP, o Office 2003 também não terá mais atualizações.

Lançado em 25 de outubro de 2001, o Windows XP teve três grandes atualizações (os chamados “service packs”. O mais recente, o SP3, foi lançado em maio de 2008. Em abril de 2009, a Microsoft encerrou o suporte base para o sistema operacional, o que significa que parou de fornecer suporte técnico gratuito e aceitar pedidos de garantia. Mas, até hoje, a empresa fornecia suporte estendido, o que incluiu ainda suporte pago e atualizações de segurança técnica.

O fim do suporte não significa que os usuários tenham que parar de usar o Windows XP e Office 2003, mas, à medida em que o tempo passar, os sistemas se tornarão cada vez mais vulneráveis contra ameaças de segurança e malwares. A Microsoft recomenda que os usuários atualizem o computador – incluindo hardware – para poder executar o Windows 8.1.

Com informações do Mashable.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

20 comentários

  1. “Microsoft recomenda que os

    “Microsoft recomenda que os usuários atualizem o computador – incluindo hardware – para poder executar o Windows 8.1”:

    Logico, so que W8 so funciona aa primeira vista.  Eh vagarosiiiiiiiiiiiiissimo pra entrar na internet, ja ta deixando minha esposa doida.

    Pena, eu ainda tou usando XP.

  2. Bom senso

    A Microsoft recomenda que os usuários atualizem o computador – incluindo hardware – para poder executar o Windows 8.1.

    O bom senso recomenda usar LINUX.

    E não precisa comprar hardware novo.

     

        • Excelente o Linux
          Também uso

          Excelente o Linux

          Também uso Linux há 3 anos, dá de dez a zero no windows quando a gente aprende a mexer pra valer. Dá para configurar conforme o nosso gosto, não precisa de anti virus (por isto é tão leve, e serve em máquinas antigas), e é de graça (aplicativos também). Além de que quando quebra (o que raramente acontece) a gente mesmo conserta. E de quebra, não fica mais lento com o passar do tempo, como o windows, é praticamente feito para durar. Nada de pirataria, nada de gastar dinheiro cada vez que sai uma versão nova.

          Uso o Puppy Linux com binário slackware.

    • “E não precisa comprar

      “E não precisa comprar hardware novo.”

      Qual versão do linux que da pra usar no lugar do XP sem trocar hardware.

      • Fáceis de usar…

        Ubuntu, Mint, OpenSUSE, ReactOS… rodo qualquer uma delas em máquina virtual, com excelente desempenho… é só escolher o sabor da distro…

        • Sinto muito, Hez, nao

          Sinto muito, Hez, nao instala.  Ja tentei um monte de coisas pra me livrar do Windows, ja baixei megabytes e megabytes de sistemas alternativos.  Nao funciona, porque nao instala.

      • O Linux é o sistema

        O Linux é o sistema operacional mais flexível que existe. Roda de celulares (onde domina) até supercomputadores (onde também domina).

        Se você tiver um 486 com 32 MegaBytes de RAM e HD de 80 MB (configuração para lá de ultrapassada, que não roda nem o Windows XP), você tem uma variedade de distribuições Linux para rodar. Desde a espantosa Tiny Core Linux que tem o tamanho de 12 MEGABytes (sim MEGA, não Giga) e é tão pequena que roda inteiramente na memória RAM, passando pelo meu preferido, o SliTaz Linux (32 MB com interface gráfica, browser funcional, editor de texto, planilha eletrônica e um punhado de softwares utilitários e chegando no Puppy Linux com seus 50 MB, porém carregado de softwares e recursos.

        Em um micro que roda Windows XP pode-se usar o próprio Ubuntu, mas com uma interface gráfica mais enxuta (sim, no Linux pode-se usar diferente intefaces gráficas em um mesmo sistema, pode-se até trocar de uma para outra na mesma instalação). Chama-se Lubuntu e usa a LXDE, um gerenciador de janelas enxuto, mas nem por isso menos funcional que o Unity da distribuição padrão do Ubuntu.

        O Linux abre um mundo de possibilidades que seriam impossívies no Windows, incluindo empacotar uma versão customizada do sistema, gerando um instalador que deixa a máquina configurada do seu jeito após a instalação do sistema.

        Uma rápida olhada no site DistroWatch mostrará a enorme quantidade de distribuições Linux disponíveis, com comentários e links para informar todos os usuários.

        http://distrowatch.com/

  3. Tiro no pé da MS

    O fim do suporte do WinXP, na minha opinião, é um tremendo tiro no pé da MS, por razões simples:

    1 – O parque tecnológico do Brasil, particularmente no serviço público, é muito defasado. Na Administração Pública, comprar equipamentos novos para manter o parque homogêneo e atualizado é um verdadeiro parto a fórceps, dada à enorme burocracia e infinitas barreiras da Lei de Licitações. Onde trabalho, a compra de notebooks novos demorou 16 meses pra ser concluída!! Em máquinas com seus 5 anos de uso, o Windows XP, bem configurado, ainda roda muito bem para alguns propósitos. Win7 com 2GB de RAM é uma carroça inviável de ser usada.

    2 – O Win8 ainda não pegou no mundo corporativo.

    3 – É só especulação, mas pode ser que seja a chance de ouro das distros Linux entrarem num nicho de difícil penetração, que é o desktop corporativo. A distro ReactOS, quando totalmente traduzida para PT-BR e resolvendo alguns bugs, pode se tornar séria ameaça. Nem vou citar Ubuntu e Mint, pra não ficar sem graça…

    4 – Os bancos que têm caixas eletronicos rodando sob XP, o que farão? Bem, não quer dizer muita coisa: já vi caixa eletrônico rodando Win95 num passado não muito distante…

  4. Alguns pontos sobre o “fim”

    Alguns pontos sobre o “fim” do Windows XP (que não é o fim do XP) que a mídia, pra variar, está desinformando em vez de informar p/ ajudar a Microsoft a vender mais:

    1- Se você formatar seu HD no mês que vem ou no ano que vem, todas as atualizações feitas pela Microsoft até o dia de hoje (08/04/2014) estarão disponíveis para baixar;

    2- Não é para ficar desesperado e sair por aí comprando software e equipamentos novos como se não houvesse amanhã. É exatamente isto que querem os técnicos, empresas, mídia etc. Há fortes rumores que voluntários, fãs do XP (sem dúvida o SO menos ruim que a “ruimdows” fez até hoje), poderão continuar atualizando o sistema, mas obviamente sem a mesma frequência ou apuro da Microsoft. Clique AQUI.

    3- Se você é aquele usuário doméstico com razoável experiência e com o XPzinho (pirata ou não) rodando numa boa e que nunca precisou do suporte Windows, então quase nada muda. Você ainda tem muitos meses pela frente até que os novos programas ou hardwares (o que duvido) sejam vendidos sem a compatibilidade com o XP. Digo ‘duvido’ porque, se alguns fabricantes malucos ainda permitem compatibilidade com o Millenium (aff! isto é uma desgraceira compatível com o instituto midiático homônimo), então por que jogar o XP no lixo?

  5. Windows, ainda existe isso

    Windows, ainda existe isso ?

    Há muito eu migrei para o Linux distro Ubuntu.

    Estou feliz da vida.

    Para quem não sabe,  a NASA também migrou todos os seus sitemas para o Linux, incluindo a estação espacial.

    Eles estão utilizando o Linux distro Ubuntu.

    Mude você também.

    http://ubuntu-br.org/

  6. Que alivio esse post

    Olá Editoria!

    Pela grande serventia que esse post e seus comentários estão prestando aos integrantes da comunidade xp, quero sugerir que ele seja catapultado ao topo por alguns dias com o fim de informar aos dependentes de windous que eles não estão órfãos e que há muita luz após o túnel MS.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome