Fim da linha: termina hoje suporte da Microsoft ao Windows XP

Jornal GGN – A partir de hoje, 12 anos após seu lançamento, a Microsoft não dará mais suporte ao sistema operacional Windows XP e não vai mais lançar mais atualizações de segurança aos usuários. Chega ao fim, oficialmente, a geração de uma das versões do Windows de maior sucesso da empresa de Bill Gates – superando, por exemplo, o seu próprio sucessor, o Windows Vista. O XP só foi superado pelo Windows Seven.

“A Microsoft forneceu suporte para o Windows XP nos últimos 12 anos. Mas agora chegou o tempo para nós, juntamente com nossos parceiros de hardware e software, para investir nossos recursos para apoiar as tecnologias mais recentes para que possamos continuar a oferecer grandes experiências novas”, escreveu a Microsoft, em um comunicado. Além do XP, o Office 2003 também não terá mais atualizações.

Lançado em 25 de outubro de 2001, o Windows XP teve três grandes atualizações (os chamados “service packs”. O mais recente, o SP3, foi lançado em maio de 2008. Em abril de 2009, a Microsoft encerrou o suporte base para o sistema operacional, o que significa que parou de fornecer suporte técnico gratuito e aceitar pedidos de garantia. Mas, até hoje, a empresa fornecia suporte estendido, o que incluiu ainda suporte pago e atualizações de segurança técnica.

O fim do suporte não significa que os usuários tenham que parar de usar o Windows XP e Office 2003, mas, à medida em que o tempo passar, os sistemas se tornarão cada vez mais vulneráveis contra ameaças de segurança e malwares. A Microsoft recomenda que os usuários atualizem o computador – incluindo hardware – para poder executar o Windows 8.1.

Com informações do Mashable.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora