Google reforça conteúdo próprio no Youtube

Do Wall Street Journal

Google reforça conteúdo próprio via YouTube

Por AMIR EF e LAUREN A. E. SCHUKER

A Google Inc. anunciou sexta-feira a criação de cerca de cem “canais” de vídeo on-line em seu site YouTube, que terá nova programação original envolvendo celebridades como a cantora Madonna, o rapper Jay-Z, o ator Ashton Kutcher e ex-astro da NBA Shaquille O’Neal.

O empreendimento, em parceria com dezenas de empresas de comunicações, produtoras de Hollywood e criadores de videos on-line, irá gerar cerca de 25 horas de programação nova, original, por dia no YouTube. A maioria dos cem canais será lançada no próximo ano.

Também estão envolvidos no empreendimento o guru de bem-estar Deepak Chopra, a lenda do skate Tony Hawk, Rainn Wilson da série “The Office”, que apresentará um canal de comédia, e Sofia Vergara, da série “Modern Family que vai apresentar um canal hispânico. As celebridades farão parcerias com diversas empresas de produção para fazer o conteúdo.

A expectative é de que Madonna participe de um canal relacionado a dança e de que Jay-Z produza conteúdo relacionado ao seu website Life + Times, disseram pessoas a par do assunto.

A Google espera transformar o YouTube em um provedor de vídeo de próxima geração que oferece canais gratuitos on-line com qualidade de shows profissionais. O YouTube deve dar a alguns criadores de conteúdo 55% da receita de publicidade, após recuperar o valor investido inicialmente, disseram algumas pessoas. Em Hollywood, tal divisão é considerada generosa.

O YouTube está pagando mais de US $ 100 milhões em adiantamentos a parceiros de conteúdo, as pessoas familiarizadas com o assunto disseram.

“Essa profundidade de conteúdo é algo que a indústria da internet tem cobiçado há anos”, e que poderia atrair a atenção de muitas marcas anunciantes, disse David Cohen, vice-presidente executivo da Universal McCann, uma agência de compra de mídia de propriedade do grupo Interpublic Group da Cos “Esta é claramente a iniciativa de programação original para internet mais audaciosa, e que capitaliza sobre a tendência de criação de programação de nicho, pensando nas paixões das pessoas e nas comunidades criadas em torno delas”, disse ele.

A divulgação dos detalhes sobre a iniciativa vem no mesmo dia em que a Google Inc. anunciou uma atualização para seu software Google TV, que visa permitir que as pessoas assistam a videos da internet – incluindo o conteúdo dos futuros canais do You Tube, nas suas telas de TV. A primeira versão do Google TV, vendida como parte dos aparelhos de TV com conexão à Internet da Sony Corp e dos dispositivos feitos pela Logitech International SA, demorou para decolar entre os consumidores.

O YouTube espera que os anunciantes para os novos “canais” de conteúdo paguem taxas que se aproximam daquelas pagas para patrocinar shows de TV aberta e a cabo, disseram as pessoas familiarizadas com o assunto.

Com a inciativa dos canais YouTube, a Google está tentando melhorar a qualidade de conteúdo de vídeo online e derrubar a forma como o entretenimento é criado hoje. Alguns executivos de TV aberta e a cabo têm dito, em particular, que viram o movimento da Google como uma ameaça aos seus negócios. Redes de TV têm bloqueado a programação que elas oferecem on-line para que ela não seja acessada através do Google TV.

Executivos da Google disseram que a empresa não está tentando substituir a TV aberta ou a cabo, mas quer apenas complementá-la.

Os canais vão ser divididos em 19 categorias, tais como cultura pop, esportes, música e saúde, e entretenimento feito sob medida para afro-americanos e hispânicos, apaixonados por animais, mães, adolescentes e entusiastas de casa e jardim.

Os canais serão lançados em ondas, começando agora e terminando por volta da metade do próximo ano, de acordo com um plano de negócios do YouTube ao qual o The Wall Street Journal teve acesso. Além de gerar cerca de 25 horas de programação original por dia, um adicional de cerca 20 horas de uma “TV Biblioteca”, ou conteúdo existente que pode ter sido transmitido anteriormente pela TV, será enviado diariamente para os canais do YouTube, indica o plano.

O conteúdo do vídeo deve permanecer exclusivo para o YouTube por 18 meses, disseram pessoas familiarizadas com o assunto. Os criadores podem retirar o seu conteúdo do YouTube depois de três anos. A expectativa é de que os canais de categoria “popular” recuperem o investimento inicial em dois anos.

Personalidades conhecidas, como o guru do exercício Jillian Michaels; as atrizes Suzanne Somers e Amy Poehler, a modelo Brooke Burke, o cantor Pharrell Williams, e o criador da série “CSI”, Anthony Zuiker, também estarão envolvidos com alguns dos canais YouTube. Zuiker, por exemplo, vai criar uma série de “suspense” com vários episódios, e Hawk vai se focar em conteúdo relacionado ao skate e outros esportes de “ação”.

Entre os parceiros dos canais de notícias e relacionados a cultura estão Hearst Corp, Thomson Reuters, e o The Wall Street Journal, propriedade da News Corp.. Um canal de moda no YouTube envolverá as revistas “Cosmopolitan”, “Marie Claire” e “Harper Bazaar”.

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